A vida anda muito difícil, não é verdade? Entre os diversos fatores que propiciam o momento ruim que vivemos dois se destacam: a impunidade e a falta de ética. Lendo uma matéria escrita por Daniele Martins, separei um bom trecho onde ela explica com sabedoria o que significa ser mais ético. Com muito prazer, UBAV-Brasil publica parte da bonita e explicativa matéria.
Como ser
MAIS ÉTICO?
Ser ético é agir a favor da coletividade, pondo o bem-estar da sociedade
à frente do seu. Parece simples, mas levar uma vida assim exige atenção
constante aos dilemas do dia a dia. Veja como guiar suas escolhas:
Entenda o que é ser ético
↣ A ética é uma inteligência coletiva que estabelece os princípios para a boa convivência de uma sociedade. Não é um conjunto de leis determinado, é uma reflexão sobre aquilo que o grupo define por um período de tempo como referência de comportamento. Como a sociedade está em constante transformação, e como os valores nem sempre são absolutos (pense na sinceridade, por exemplo), o pensamento ético é algo que tem de ser trabalhado dia a dia.
Questione-se a cada momento
↣ Justamente por não haver uma tabela com certo e errado, para sr ético é preciso fazer escolhas a todo tempo. E isso nem sempre é simples. São chamados dilemas éticos. Eles podem ser grandes (você deve ou não pôr a vida de alguém em risco para salvar a vida de outras pessoas?) ou menores (você deve desrespeitar uma lei de trânsito para chegar mais cedo e não deixar outras pessoas esperando?). Refletir sobre cada situação e sobre a melhor forma de agir diante dos dilemas é um exercício ético.
Aja como gostaria que todos agissem
Esteja disposto a abrir mão
Assuma responsabilidades
Não seja cúmplice
"VIVER DE FORMA ÉTICA NÃO É FÁCIL, MAS FAZ A DIFERENÇA"
Um exemplo antiético...
"VIVA DE FORMA ÉTICA!... A VIDA AGRADECE."
TIM-TIM!