AQUI É O MEU BRASIL
- A nova seção de turismo de UBAV-BRASIL -
O nosso país possui encantos turísticos que são capazes de agradar a todo tipo de gosto, um deles é diferenciado e especial, o turismo ecológico. Todas as regiões do país possuem seus atrativos naturais que conjugam o prazer à integração com a natureza, porém uma região se destaca neste cenário de luz, cor, ar puro e beleza: a Região Centro-Oeste.
Ela é uma das cinco regiões do Brasil, e engloba três belos estados: Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, mais o Distrito Federal, onde está localizada a Cidade de Brasília, a capital do país, a cidade mais populosa da região. O clima da região é tropical, sendo quente e chuvoso, facilitando a manutenção do ecossistema do pantanal mato-grossense.
Hoje daremos dicas de alguns lugares que você terá grande prazer em conhecer na linda Região Centro-Oeste Brasileira. Nossas indicações estão ligadas à experiências pessoais que nos encheram de alegria e orgulho em ser brasileiro.
Caminhos
da Natureza:
BONITO
Você pode até pensar como será viver em um aquário? Flutuar nos rios cheios de peixes coloridos de Bonito talvez lhes dê a resposta ou chegue bem perto da sensação de viver num rio.
A biodiversidade local transformou a região num polo de turismo sustentável e num espaço dedicado aos esportes fluviais - snorkel no Rio Sucuri e Rafting no Rio Formoso são os mais populares.
Se quiser manter os pés secos siga a trilha para a Gruta do Lago Azul, com águas cristalinas e estalactites brotando de todos os lados. Bonito está esperando você para lhe oferecer dias mágicos.
Encaixado entre as cidades de Cavalcante, São Jorge, Alto Paraíso, Colinas do Sul e Teresina de Goiás o ‘Parque Nacional Goiano’, “Patrimônio Natural Mundial”. Ele é uma joia encravada em rochas que possuem mais de 1 bilhão de anos. Os imponentes cânions e belas cachoeiras - como a Carioquinha, que forma várias piscinas naturais - convidam o visitante a passar horas contemplando a paisagem.
Do lado de fora do parque, o Vale da Lua é formado por rochas e crateras capazes de hipnotizar qualquer mortal em face de sua beleza. A Chapada dos veadeiros é uma região do cerrado goiano.
"Cristais
de Rocha afloram do solo e acredita-se que a região e muito pobre e muitas
vezes , ricas em cristais de quartzo, seja um ponto de convergência de energia
e eletricidade muito utilizados na pesquisa. Entre a flora e as florestas, com
variada vegetação do cerrado e na plantação, composta por mata ciliares, campos
cerrados, cerrados abertos típicos, e florestas de galeria, podem ser
encontradas mais de vinte e cinco espécies de orquídeas, além do pau d'arco
roxo, copaíba aroeira, a tamanqueira, o jerivá, os buritis e o babaçu."
(retirado do jornal Tribuna do Direito/Abril 2010)
A Chapada dos
Veadeiros também é bastante conhecida por ser o melhor local de Goiás para avistar
OVNIs (Objetos Voadores Não Identificados), o que acaba atraindo a atenção de
diversos curiosos da região, que vêm até a chapada para tentar observar
fenômenos de ordem ufológica. Existem inúmeros relatos de visualizações.
Emocionante, não?
Vale a pena você conhecer a Chapada dos Veadeiros.
Um dos lugares mais integrados com a beleza do Pantanal é o Refúgio Ecológico Caiman, esta indicação, diferente das outras, não é uma cidade, e sim uma linda propriedade privada, que possui uma pousada e um hotel, localizados bem à beira do pantanal e distantes 236 km de Campo Grande, capital do lindo Estado do Mato Grosso do Sul. O acesso é através da rodovia BR-262, no sentido de Corumbá, virando à direita no trevo de Miranda. A partir daí você encontrará inúmeras placas indicativas. A pousada possui uma excelente pista de pouso para aeronaves pequenas.
O Refúgio Caiman tem como princípio a conservação do Pantanal Mato-grossense e oferece inúmeras atrações e passeios. Você poderá fazer um safári maravilhoso e aprender um pouco da cultura local.
Não poderíamos encerrar essas indicações
sem falar de um lugar maravilhoso, localizado no Mato Grosso, a Chapada dos
Guimarães. Uma sequência de formações rochosas impressionantes, belas trilhas e
cachoeiras maravilhosas.
O acesso é terrestre. Você salta em Cuiabá, capital de Mato Grosso e dirige-se ao maior cenário rochoso do Brasil. A vista é deslumbrante. Vale a pena você, que gosta de um bom ecoturismo, tirar uns dias para conhecer a região.
O acesso é terrestre. Você salta em Cuiabá, capital de Mato Grosso e dirige-se ao maior cenário rochoso do Brasil. A vista é deslumbrante. Vale a pena você, que gosta de um bom ecoturismo, tirar uns dias para conhecer a região.
Para você que não pode viajar, deixo um vídeo do YouTube que mostra bem a beleza do local e o seu lado místico, ligado à ufologia.
Um grande abraço para
todos os amigos que acompanham nossas matérias.
Boa viagem!
Tim-Tim!
Neo Cirne
Colunista de UBAV
Pesquisa: www.wikipedia.org
FOTOS DE DIVULGAÇÃO - Diversas
VÍDEO: YouTube https://www.youtube.com