O PRINCÍPIO DE TUDO

O INÍCIO DE UBAV
O idealizador de UBAV-BRASIL, Nélio A. Cirne, Neo Cirne como é conhecido por seus parentes e amigos, foi cirurgião dentista, professor, palestrante motivacional e militar na reserva. Possui além da solidariedade nata outras qualificações. É apaixonado pelo nosso país, pelo seu povo maravilhoso, pelas suas cidades belas que tanto fascínio exercem sobre sua vida. É um entusiasta da boa música, músico amador, compositor musical, pintor e escritor. No dia 20 de julho de 1993 ele, Neo, perdeu sua filha e esposa num terrível acidente que o marcou profundamente. Desde aquela época, procurava uma forma de mudar sua ótica sobre o momento de dor que passava com a proximidade daquela data, que tanta tristeza o trazia. O Mês de julho sempre lhe arremessava ao passado e à momentos de abatimento, saudade e muita dor. Até que um dia pensou numa forma inusitada de tornar a data de 20 de julho numa data especialmente feliz. Em 2006, reunindo um grupo de 56 amigos, criou um movimento solidário que nominou de Um Brinde à Vida! Era uma forma simples de dizer a si mesmo que a Vida é Eterna e que devemos agradecer diariamente a Deus a vida que possuímos e que ele nos ofertou.


Hoje o projeto é conhecido internacionalmente como UBAV-BRASIL, uma maneira simples de ser mais solidário, estimular as pessoas a formarem uma corrente de amor ao próximo. Transformou-se com o passar dos anos, numa corrente de solidariedade ímpar. Uma obra inusitada, pode ser até que daqui pra frente copiem esta idéia, porém a manifestação original de um espaço informativo, dotado de um lindo concurso de frases associada a atitudes sociais surgiu com este movimento, realizado por seu fundador, Neo Cirne.

UMA ONDA DE AMOR

Estava criado um projeto social que faria de Neo um homem realizado espiritualmente e imensamente feliz. A ideia era a de ajudar o próximo e fazer amigos difundindo o pensamento universal através da frases. Aos poucos os amigos foram surgindo de vários estados do país e até de outros países Portugal, Costa do Marfim, Estados Unidos, Espanha, Inglaterra, Venezuela e outros. A maior parte destes acessos são de brasileiros que moram no exterior mas não querem deixar de manifestar seu lado solidário em prol dos patrícios que aqui vivem, eles inscreviam-se e indicavam uma instituição social para receber a doce energia positiva dos membros de UBAV.

Nosso projeto é uma iniciativa desapegada de ofertar um pouco de atenção às obras sociais, oferecendo amor às pessoas assistidas por estas instituições e promovendo a união entre os participantes de Um Brinde à Vida.

Vivemos muitos momentos de alegria sentindo a alegria em poder ajudar os mais necessitados levando amor, lazer e felicidade.

  "- Se as pessoas soubessem como é maravilhoso poder ajudar nossos irmãos carentes, elaborar formas de melhorar a Vida, com certeza seriam muito mais felizes. Partilhar amor, este é o caminho de um mundo melhor. A solidariedade é um dom divino", diz Neo.

Naquela época para inscreverem-se no concurso cada um dos amigos, membros de UBAV teria de representar uma instituição carente de sua cidade, assim, caso eles fossem premiados, a instituição representada seria igualmente premiada. Uma idéia muito simples, fácil e gostosa de ser solidário. Bastava ser internauta e ter boa fé.
Neo sempre custeou, com dificuldade, as premiações e ações promovidas por UBAV, trata o ato de ofertar como coisa sua, porém muitos amigos discordaram desta postura e acham que todos devem colaborar com uma parcela mínima mensal, pois entendem que o projeto necessita crescer e não pode ficar sobre a responsabilidade exclusiva de uma pessoa. Não há despesa alguma para quem participa do projeto, a participação é gratuita, porém, com o crescimento da obra, pode ser que um dia, precisemos de colaboração através de anúncios e de exemplos de desapego. Está sendo pensada uma forma de captação voluntária de ajuda nas ações, apesar da resistência do fundador de UBAV, ele entende que, se somos um Grupo de Internautas Solidários poderemos sim, futuramente, buscar formas para auto-sustentação da obra de maneira voluntária, mas, por enquanto, não.


O PROJETO CRESCEU

Foi um sucesso! O projeto cresceu. No ano seguinte, em 2007 as inscrições aumentaram, passaram de 56 para 89 pessoas. Em 2008 inscreveram-se 169 amigos; em 2009 entraram 245 pessoas. Começava a ficar difícil administrar tantos detalhes por e-mail e em 2010, Neo resolveu diminuir este número para 150 participantes, mas foram tantos os pedidos que ele aceitou inscrever 200 amigos, neste ano de 2011 foram 350 inscritos e em 2012 prevíamos mais de 1000 pessoas inscritas, mas mudamos a forma de participar e não tivemos mais inscrições e sim acessos no site.

O PROJETO MUDOU COM A CHEGADA DO SITE


Com sua determinação e amor ao projeto Neo bolou dois informativos, sorteios diversos e premiações extras para quem votasse no primeiro dia, ao que chamou de "Voto Ligeirinho", preocupava-se com os membros e não queria excluí-los do concurso caso deixassem de votar. O voto era condição obrigatória para permanecer no concurso. AGORA, NÃO É MAIS. Atualmente, não existe mais a pontuação que era acumulada por quem acertava a frase eleita no concurso. Agora cada votação é uma etapa. Pode ser que no futuro modifiquemos a forma do concurso de frases.


Informamos que o concurso de frases e todas as promoções estão abertas ao mundo. Qualquer pessoa pode participar e tornar-se um solidário amigo, um Ubaviano, como gostamos de qualificar.

Neo, fez uma linda logomarca composta de duas tacinhas que se tocam trazendo dentro de cada uma um coração que representam AMOR e CARINHO. Compôs um lindo Hino para o projeto cujos versos da primeira estrofe dizem:
"ENCHA SUA TAÇA DE AMOR E DE CARINHO/PEGUE E OFEREÇA A QUEM ESTÁ SOZINHO/SEJA UM VELHINHO OU UMA CRIANÇA/ LEVE EM SUA TAÇA O AMOR E A ESPERANÇA..."

Dentre outros símbolos criou  a maneira de cumprimentar os amigos e participantes esfregando a mão e tocando com a palma da mão espalmada a mão do amigo e dizendo;

           
            (nas visitas escolares)  
 
(nas solenidades)


        

            








TIM-TIM! Um Brinde À Vida!


"Esta é a nossa saudação. Nas ações sociais,  ações escolares, solenidades e encontros festivos esfregamos as palmas das mãos nós nos saudamos uns aos outros. Este gesto une as pessoas, tem muito poder e uma força imensa." 
NAS REUNIÕES FESTIVAS
(FOTO TIRADA EM MARÇO DE 2011, EM CURITIBA POR OCASIÃO DA REUNIÃO DE UBAV-PR)
O nosso Tim-Tim é mais ou menos parecido com o Abraço da Paz do Catolicismo ou com o abraço de acolhida de outras religiões. Por falar em religião, fazemos questão de dizer que não fazemos apologia a nenhuma religião ou corrente política. Somos partidários do livre-arbítrio, não interferimos na escolha religiosa de qualquer de nossos membros. Temos muitos representantes católicos, evangélicos, espiritualistas, hinduístas e outras religiões. Respeitamos carinhosamente a sua escolha religiosa. De política nós queremos distância, a nossa política é a de melhorar este nosso mundo para as gerações futuras e ajudar nossos irmãos carentes que sofrem de abandono nos hospitais, creches, asilos, casas de abrigo, orfanatos e outros locais de acolhimento. A nossa finalidade é levar a felicidade, a alegria e a esperança a tantos que padecem de abandono, de falta de atenção, de um abraço ou um sorriso.

                               (SIMPÁTICO VELHINHO DO ASILO SÃO LÁZARO - BA  RECEBE O ABRAÇO DE UBAV)

(UMA CRIANÇA DE FLORIANÓPOLIS GANHA UM ABRAÇO DE UBAV)

(IDOSA DE BRASÍLIA DANÇA FELIZ NA VISITA DE UBAV)
 
Este projeto é um movimento ecumênico, que no sentido "latu" representa a unidade entre todas as religiões. Somos igualmente adeptos dos sentimentos de preservação ambiental e preservação da Vida animal.
"Não queremos um meio-ambiente, desejamos um ambiente inteiro e melhor"

Além da premiação principal do concurso, Neo e os amigos foram realizando ações sociais diversas por todo país, despertando nos participantes um desejo imenso de serem mais solidários e em consequência fazerem as pessoas mais felizes.

                                                                Tim-Tim!

Um Brinde À Vida Copyright © 2011 | Tema Desenhado por: compartidisimo | Distribuído por: Blogger