quarta-feira, 5 de setembro de 2018

MENSAGEM DO DIA 05/09: "SOBRE A VIDA FELIZ" Autor: SÊNECA - - Comentário: Neo Cirne

Olá amigos, selecionamos para a "Mensagem do Dia" a mensagem "Sobre a Vida Feliz", atribuída a Sêneca, filósofo do Império Romano. Vamos lê-la com atenção. A filosofia de Sêneca sempre tem algo de bom para nos ensinar. (N.C)






"SOBRE A VIDA FELIZ"


  Em primeiro lugar, precisamos procurar saber qual é a nossa melhor meta; depois, o caminho pelo qual poderemos atingi-la mais rapidamente, e, durante a jornada, desde que estejamos no caminho certo, devemos descobrir qual a distância que ainda resta a percorrer para alcançar a meta pelo qual somos impelidos por um desejo natural. Mas, enquanto caminharmos sem rumo, sem nenhum tipo de orientação, seguindo apenas o ruído e os chamados discordantes dos que nos atraem para diferentes direções, passaremos a vida cometendo erros - uma vida que é curta, mesmo quando nos esforçamos, dia e noite, para obter a sabedoria. Vamos, portanto, decidir tanto a meta, como o caminho, e, também, procurar um guia experiente que já tenha explorado a região para onde estamos avançando; pois as condições dessa jornada são diferentes da maioria das outras.

  Em quase todas as jornadas, uma estrada bem conhecida e perguntas feitas aos habitantes da região impedem que você se perca; mas nesta, os caminhos mais percorridos e mais frequentados, também são os mais enganadores. Nada, portanto, precisa ser mais enfatizado do que o aviso de que não devemos, como carneiros, seguir liderança dos que estão na nossa frente, percorrendo o caminho que todos percorrem e não o caminho que deveríamos percorrer.



Sêneca


Lúcio Annaeus Séneca ou Sêneca foi um dos mais célebres advogados, escritores e intelectuais do Império Romano - era mestre na arte da retórica. Nascido no ano 04 a.C, em Córdoba, na Espanha e falecido em Roma em 12 de abril de 65 d.C. Foi um grande filósofo e escritor (escreveu textos, poesias, pensamentos e poemas). Destacou-se com várias obras Medeia, Fedra, Agamemnon, Octavia e Édipo.  






Comentário de Neo Cirne



 Nos dias difíceis que atravessamos no mundo, fica difícil acreditar em líderes, sejam religiosos, sociais ou políticos. Ninguém sabe a realidade que se esconde num coração humano, principalmente dos falsos líderes. 

 Quando temos ideias puras, boas intenções e metas positivas a cumprir, não devemos nos afastar dos nossos objetivos. Cada ser humano teve a graça de vir a esse mundo para edificar a obra divina de tornar a obra de Deus mais completa e perene (aquilo que dura para sempre). Porém, muitas vezes, por diversos motivos, nos afastamos da compreensão da nossa transitoriedade e vivemos trilhando caminhos diferentes daqueles que originalmente traçamos, achando que somos eternos, não somos. 

 Na época do texto de Sêneca, carente da tecnologia, ele usou uma expressão costumeira para exemplificar sua ideia: "seguir as lideranças como carneiros", pois, na maioria das vezes, seguimos a trilha errada que nos levará à decepção, ao infortúnio, à escravidão ou à morte.








 Siga o seu caminho justo... Mantenha o Foco... Segure o Leme da sua vida... Ajude o seu semelhante mais necessitado... Aproxime-se dos seus verdadeiros amigos (coisa rara nos dias tão materialistas de hoje), ame e verbalize esse amor... Com certeza, agindo assim, você será muito mais feliz!

 Tim-Tim!

(Neo Cirne)

Um Brinde À Vida Copyright © 2011 | Tema Desenhado por: compartidisimo | Distribuído por: Blogger