terça-feira, 21 de março de 2017

“SAUDADES DA RAINHA” - - A homenagem a participante mais idosa do projeto UBAV-Brasil - - Por Neo Cirne

“Saudades da Rainha”


Desde que o ‘Projeto Um Brinde a Vida’ começou muitos voluntários ofertaram um pouco de seu tempo livre para ajudar as pessoas menos favorecidas de suas cidades. Muitas famílias destacaram-se formando grupos sólidos e eficientes, porém nenhuma delas produziu tantas ações de amor ao próximo quanto a ‘Família Ramalho’, do lindo Estado da Paraíba. Por ela foram realizados muitos encontros de grupo e ações bem significativas. O grupo possuía como Representante Estadual a querida professora e amiga Márcia Ramalho.


Empolgada com a atividade social da filha e de seu grupo, Dona Osminda Ramalho, então com 84 anos, passou a acompanhar as atividades filantrópicas do Grupo Paraíba Solidária, formado por valentes mulheres paraibanas, todas engajadas na doce missão do servir. Na época, para resguardar suas identidades num 'concurso de frases' que fazíamos, todos os participantes de UBAV possuíam ‘apelidos’ escolhidos por eles próprios e que serviam para identifica-los. A direção de UBAV só escolheu um apelido, o de Dona Osminda, que no Projeto ficou conhecida como “Rainha”, por ser a mais idosa e experiente de UBAV-Brasil, ela nasceu em 04/02/1925.


Foram muitas ações sociais, reuniões de grupo, visitas de instituições carentes e reuniões de confraternização interestaduais, sendo uma realizada no vizinho Estado de Pernambuco, um jantar de confraternização, numa noite inesquecível.


Milhares de pessoas foram ajudadas pelas ações dos grupos nordestinos. O povo da Região Nordeste, tem uma incrível capacidade de ser solidário. As mais belas ações de UBAV-Brasil foram realizadas na Paraíba, no Piauí, no Rio Grande do Norte, em Pernambuco e na Bahia. Porém, em quantidade de ações a Paraíba sempre esteve na liderança, ela nunca deixou de realizar seus eventos, às vezes anonimamente, sem sequer comunicar a direção nacional de UBAV, o Grupo Paraíba Solidária, fazia as suas ações. Era o espírito fraternal do 'Brindar à Vida' perfeitamente assimilado. Enquanto o grupo paraibano trabalhava, outros grupos, com o passar do tempo, carentes de iniciativas regionais, iam encerrando suas atividades.


Uma atividade tão nobre quanto a de ser solidário necessita ter um grupo de pessoas que sejam amigas para não deixar apagar a chama do amor-fraternal. A Paraíba atualmente é o único estado que continua ativo, embora tenhamos isoladamente membros solitários, em outros estados, trabalhando anonimamente e capazes de reagrupar seus amigos.

 Na frente do brilhante trabalho solidário paraibano estava a querida Dona Osminda (Rainha) e sua filha Márcia (Ângelus), que foi a 'participante mais ativa de UBAV em todos os tempos'. Incansáveis elas continuaram ajudando muitas pessoas.

(Neo Cirne e Dona Osminda)

Após o meu afastamento pelo período de férias, fui colhido com a notícia de que a nossa querida “Rainha”, cinco dias antes de completar 93 anos, havia nos deixado. Agora ela estava nos braços de Deus, com certeza foi uma honra para o Céu receber uma pessoa tão importante e de coração tão generoso. Uma mulher pequena, mas de alma pura e aura clara. Foi uma honra poder conhece-la.


Nossa Rainha deixou oito filhos maravilhosos e grandes amigos: Ângela, Fernando, Norma, Neide, Simone, Márcia, Laércio e Cristina. Respeitosamente, UBAV-Brasil transmite em nome de todos os ubavianos o grande pesar pelo passamento de Dona Osminda, um doce de mulher... Um grande espírito de luz!

Receba a nossa saudade, querida Rainha. Para a ‘Família Ramalho’ a imensa gratidão de 'UBAV-Brasil'.



Neo Cirne
Fundador de UBAV-Brasil

Um Brinde À Vida Copyright © 2011 | Tema Desenhado por: compartidisimo | Distribuído por: Blogger