quinta-feira, 10 de março de 2016

PALAVRAS ILUMINADAS - (QUINTA-10/03) - A Mensagem Positiva de Frei Jaime Bettega


Bom Dia!
Necessitando acalmar algumas coisas, harmonizar outras. 
O mais exigente da vida está na interioridade: 
como ser capaz de equacionar tantos sentimentos, incontáveis carências?! 
Vamos lá! Tudo se ajeita, aos poucos.


“Um barco no porto está seguro, 
mas não foi para isso que ele foi feito.”


Barcos saindo e chegando. Um porto é lugar de muitas partidas e chegadas. Águas em movimento. Pessoas circulando. Apesar de tudo, o porto é o lugar seguro, onde os barcos são atracados. Porém, mesmo que as ondas sejam contrárias, os barcos não podem ficar muito tempo parados. Eles foram feitos para navegar. O porto é o lugar da acolhida, do desembarque, do descanso, da manutenção.

A vida é como um grande barco. Entre chegadas e partidas, os acontecimentos se alternam. Como num imenso mar, nosso barco navega em busca de um porto seguro. Nem mesmo as fortes ondas roubam o desejo e a necessidade de prosseguir navegando. Há dias em que o mar revolto provoca medo e até vontade de desistir. No entanto, algo diz que é preciso continuar remando. As ondas vão se acalmar, lá adiante. E se a calmaria demorar a chegar, continuar navegando na certeza de não estar sozinho.

Outros barcos navegam em outros mares: isso serve de alento para acreditar que as grandes ondas visitarão a praia para provar o sabor da calmaria. Nenhum barco foi feito para ficar parado no porto.

Os pássaros não podem passar os dias no ninho. Não convém aos humanos ficar fechados como num casulo. Afinal, a vida aguarda sempre por oportunidades. Tomar decisões é o exercício de todos os dias, independente das condições.

Navegar em busca do essencial, num esforço ininterrupto de alcançar outros mares, em outros tempos. A acomodação tem impedido que os barcos naveguem, superando as adversidades. Correr riscos é bem melhor do que provar a tranquilidade de quem já não sabe enfrentar um simples vendaval. Nenhum barco foi feito para ficar no porto.


Bênçãos! Paz e bem! Santa Alegria! Abraços!




Frei Jaime Bettega é o pároco da Paróquia Imaculada Conceição, em Caxias do Sul, linda cidade da serra gaúcha. Vale a pena vocês conhecerem esta joia do belo Estado do Rio Grande do Sul. Aproveitem para visitar a Paróquia Imaculada Conceição e receberem as bênçãos de Deus através de Frei Jaime Bettega.

Sua palavra vai ao ar diariamente no seu Facebook e está presente na grade de nossa programação, sempre as terças, quintas e domingos. É um prazer retransmitir as palavras de Frei Jaime Bettega. Bom Dia!

Frei Jaime Bettega OFMCap

SAÚDE É O QUE INTERESSA! - - O comentário de Neo Cirne (SAÚDE)

SAÚDE É O QUE INTERESSA!


O ritmo frenético da modernidade exige um grande empenho para superar os obstáculos, é um corre-corre danado, muito estresse e adrenalina circulando nosso corpo. É necessário que dediquemos alguns momentos para praticar exercícios físicos, eles fazem muito bem ao organismo.

Muitas vezes, temos vontade de realizá-los, mas a preguiça e algumas circunstâncias nos impedem seguir em frente, saindo da nossa zona de conforto. Ficamos acomodados e com isso, esquecemo-nos da nossa saúde.

Quando não temos tempo, temos que adaptar nossos hábitos diários para conseguir o prazer de ver o corpo ficar mais resistente e sadio. Por exemplo, Silvânia, uma doméstica me presta serviço eventual, me confidenciou que, quando estava passando grande dificuldade financeira, conseguiu deixar de lado o ônibus que pegava para fazer um percurso de 4 km de sua casa ao trabalho, passando a ir a pé. Andava estressada e não conseguia dormir direito. Um dia, resolveu dar a volta por cima: calçou o tênis, colocou uma roupa mais leve e, com determinação, fez o percurso de ida e volta durante 4 meses.

Com pouco dinheiro, passou a comprar o estritamente necessário para a alimentação diária. No fim desse período, observou que tinha saído do manequim 42 para o 40. Ela ficou tão feliz que continuou caminhando até os dias de hoje - e isso já tem mais de um ano. Atualmente, recuperada da crise financeira, continua fazendo sua caminhada, desestressada e dormindo bem melhor. Silvânia acrescentou na sua rotina aulas de Ioga, que realiza duas vezes por semana. Está com o manequim 38. Seu ânimo mudou com a saúde e autoestima recuperadas.


Qualquer um de nós pode realizar pequenos movimentos regulares. Você aí, que está sentada nessa poltrona confortável, lembre que a falta de um exercício regular pode acarretar inúmeros problemas, dentre eles a obesidade, a aterosclerose, infarto do miocárdio, diabetes do tipo II, pressão arterial elevada, entre outros...
Praticando exercícios físicos de forma regular, de preferência com a supervisão de um profissional de educação física, você poderá conseguir êxito de forma mais rápida.


Você não pode ir a uma academia nesse momento? Lembre-se que a saúde é baseada em três partes: o bem-estar mental, o bem-estar físico e o bem-estar social. 
Não esquente a cabeça, comece reprogramando sua mente sobre a necessidade de sair do comodismo e ajudar o seu corpo. Mesmo em casa, cante, dance, invente exercícios. Passeie e visite amigos, socialize-se. Os movimentos feitos em casa devem ser suaves inicialmente, depois intensificados de maneira natural, mas, o mais importante é não parar de se exercitar.

Com criatividade e bom humor você poderá alcançar a saúde e o êxito desejado.


Tim-Tim!

Neo Cirne

Colunista de UBAV

Um Brinde À Vida Copyright © 2011 | Tema Desenhado por: compartidisimo | Distribuído por: Blogger