terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

O GRANDE INVENTÁRIO - - (REFLEXÃO DO DIA)

A reflexão do dia

- O Grande Inventário -




Um jovem advogado foi indicado para inventariar os pertences de um senhor recém-falecido. Segundo o relatório do seguro social, o idoso não tinha parentes ou herdeiros vivos. Suas posses eram muito simples.

O apartamento alugado, um carro velho, móveis baratos e roupas puídas.
“Como alguém passa toda a vida e termina só com isso?” - pensou o advogado.


Anotou todos os dados e ia deixando a residência, quando notou um porta-retratos sobre o criado mudo. Na foto estava o idoso. Ainda era jovem, sorridente, ao fundo um mar muito azul, uma praia bela e cheia de paz. À caneta, escrito bem de leve, lia-se, “momentos felizes no Sul da Tailândia”. Surpreso o advogado abriu a gaveta e encontrou um álbum repleto de fotografias.

Lá estava o senhor, em diversos momentos da vida, em fotos em todo canto do mundo. Viu fotos na Argentina, dançando um tango com uma bela mulher. 


Viu uma foto na qual ele segurava uma picareta e estava ajudando a derrubar o Muro de Berlim, na Alemanha. 


Passeando de tuk tuk no Vietnã. 


No Egito, tirou foto sobre um camelo, tendo as pirâmides ao fundo. 


Cercado de amigos em frente ao Coliseu, na Itália, entre muitas outras.


Na última página do álbum um mapa, quase todos os países do planeta marcados em vermelho, indicando os lugares em que ele tinha passado.
No meio do Oceano Pacífico estava escrita uma pequena poesia:

Não construí nada que me possam roubar.
Não há nada que eu possa perder.
Nada que se possa tocar,
Nada que se possa vender.
Eu decidi viajar,
Eu decidi ajudar muitas pessoas carentes,
Ouvi suas histórias, opinei e ajudei.
Eu escolhi conhecer cidades,
lugares e pessoas, todas lindas.
Ofertei tudo... Nada tenho a deixar,
Porque aprendi a viver plenamente e não me arrependo.





REFLEXÃO TIM-TIM

Esta reflexão serve para repensar a nossa missão vital. Cada um escolhe o seu caminho. É seu livre-arbítrio. Em tempo de tanto desamor, consumismo exacerbado, é sempre bom incluir em nossas atitudes e satisfação pessoal, a solidariedade e o amor pelas pessoas.
Viva sua vida plenamente. Deixe para os herdeiros e amigos o seu toque de amor pela vida, seu exemplo e sabedoria de viver.

Escolha o seu caminho, muitas são as possibilidades, nada está definido.


Tim-Tim!

PALAVRAS ILUMINADAS - (TERÇA-16/02) - A Mensagem Positiva de Frei Jaime Bettega


BOM DIA!

Repensando algumas coisas, tomando pé de novas situações...
Sim, sempre acreditando na vida!

“Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já têm a forma do nosso corpo e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos.”
(Fernando Pessoa).


Chega um momento na vida em que é preciso empreender uma nova travessia. A mesmice leva à acomodação. Dificilmente uma pessoa acomodada tem sabor pela vida. E quando a vida perde o sabor, nada mais encanta, tudo tende à indiferença. Pode-se até adiar, mas um dia será necessário fazer a travessia.

 Ser ousado é estar disposto a encarar um novo tempo, reunir novas energias e abrir novas janelas existenciais. Não se trata de uma aventura. Mas de um novo momento de vida. Pode até parecer gosto por novidade. Mas é muito mais do que isso: é dinamizar os dias para que o viver passe distante da monotonia. É abraçar a realidade acrescentando uma pitada diária de esperança. É abrir espaço para a jovialidade que perpassa a alma, instigando amor à vida.

A existência passa por muitas travessias. As correntezas tentam deslocar e afastar do ponto de chegada. Mas a persistência não deixará ninguém à margem de si mesmo. Mais do que selecionar algumas roupas e calçados, é preciso desfazer-se da repetição, da tentação de fazer sempre a mesma coisa ou de seguir pelo mesmo caminho. Porém, o novo supõe conhecimento, habilidade, cultivo. Não é através de palavras ou pensamentos que se constrói uma nova trajetória de vida. Mudanças são construções que passam pelo crivo da dedicação. A perseverança em trilhar um novo percurso supõe preparo e muito conhecimento. Só com boa vontade ninguém alcança outras distâncias.     

 Quem não se prepara, acaba ficando à margem de tudo e de todos. A bagagem intelectual contrabalanceada com a maturidade emocional confirma o momento de abandonar as roupas usadas e o início de novas travessias.


Bênçãos! Paz e Bem! Santa Alegria! Abraços!





Frei Jaime Bettega é o pároco da Paróquia Imaculada Conceição, em Caxias do Sul, linda cidade da serra gaúcha. Vale a pena vocês conhecerem esta joia do belo Estado do Rio Grande do Sul. Aproveitem para visitar a Paróquia Imaculada Conceição e receberem as bênçãos de Deus através de Frei Jaime Bettega.

Sua palavra vai ao ar diariamente no seu Facebook e está presente na grade de nossa programação, sempre as terças, quintas e domingos. É um prazer retransmitir as palavras de Frei Jaime Bettega. Bom Dia!

Frei Jaime Bettega OFMCap

Um Brinde À Vida Copyright © 2011 | Tema Desenhado por: compartidisimo | Distribuído por: Blogger