segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

“Minas Gerais: Quem te conhece não esquece jamais” - - Uma lembrança turística - - Por Neo Cirne

“Minas Gerais: Quem te conhece não esquece jamais”




- Dentre os muitos lugares que conheci o que me chamou mais atenção foi o lindo Estado de Minas Gerais. A tradição e o carinho do povo mineiro são inigualáveis.
O Estado de Minas Gerais é muito importante na cultura brasileira, detentor de um patrimônio histórico de primeira grandeza e símbolo da resistência aos exploradores do Brasil - Pessoas que se aproveitaram das riquezas minerais do solo mineiro. Saquearam o solo braileiro para alimentar a ganância do país que nos dominava no século XVIII.

Atualmente grandes empresas como a SAMARCO (Vale do Rio Doce) continuam explorando Minas Gerais. Sob o pretexto de obter grandes lucros sugam até a última fração de minério do estado, causando enormes prejuízos ambientais. Como, por exemplo, a destruição do solo e do acidente terrível da ruptura da barragem de Fundão, localizada no Município de Mariana, em 05 de novembro de 2015. Na ocasião, foram despejados milhões de metros cúbicos de resíduos metálicos, altamente tóxicos, causando a destruição da fauna aquática, prejudicando as cidades localizadas ao longo do Rio Doce. Um rio importante, lindíssimo, que começou a agonizar e que, para recuperar-se levará anos, talvez décadas. O valente povo mineiro aguenta pacientemente uma decisão da justiça, que indenize as inúmeras vítimas da tragédia.



Como eu gosto muito de Minas Gerais, faço questão de começar esta lembrança turística pelas cidades mineiras que tive o prazer de conhecer. Minas Gerais é terra de um povo bom e trabalhador e possuidora de lugares lindíssimos 
- Minas Gerais é um lugar onde o turista passeia bem devagar, apreciando os encantos de suas serras, lagos e vales.
- Passa lento saboreando a melhor culinária do país, com seus deliciosos pratos regionais.
- Passa lento observando a beleza de suas canções, da linda juventude, da arquitetura colonial exuberante e da devoção respeitosa às crenças religiosas.

Minas Gerais possui uma localização estratégica no mapa do Brasil e com certeza é uma grande escolha para o turista que deseja conhecer várias regiões do país. O estado chama a atenção por sua beleza natural e por sua história, com boa infraestrutura para os visitantes e a tradicional hospitalidade mineira.


Praça da Liberdade - BH

Vamos começar pela sua bela capital, Belo horizonte, ela foi a primeira cidade planejada do País, e conta com praças (se forem passear por lá não deixem de visitar as praças da Liberdade e a do Papa) e parques (os principais são o da Mangabeira e o Municipal), que deixam a metrópole mais agradável nos dias quentes. A cidade tem ares ainda mais modernos com o bairro da Pampulha e seu complexo arquitetônico. 

Restaurante Fazenda Paladino
- Um momento inesquecível de boa culinária e lazer -
Caso, vocês resolvam conhecer a Pampulha, deem uma paradinha para almoço num lugar delicioso, o Restaurante Fazenda PALADINO, lugar de que trago recordação e saudade.


Se você resolver sair de carro pelo interior do estado as opções aumentam tremendamente. De Sul a Norte e de Leste a Oeste são quase 500 municípios a espera dos turistas. Todas possuem seus encantos e aquele jeito acolhedor de receber o visitante.

São muitos lugares encantadores, sinceramente, não dá pra conhecer o grande estado mineiro em apenas 7 (sete) dias. Para conhecer completamente teremos que aproveitar cada circuito turístico que Minas Gerais oferece. A Secretaria de Turismo classifica em 45 circuitos, os itinerários mineiros. Vejam no site: http://www.turismo.mg.gov.br/circuitos-turisticos/informacoes-administrativas


Temos no ‘circuito das cidades históricas’, onde se destacam Ouro Preto, Mariana, Sabará, Diamantina, São João Del Rey, Congonhas e Tiradentes - um passeio pelas ladeiras onde Tiradentes e seus companheiros lutaram pela liberdade na Inconfidência Mineira, no século XVIII, é uma boa opção. Outra boa dica é conhecer os museus regionais, igrejas barrocas suntuosas e seu artesanato maravilhoso. Sempre com uma paradinha para conhecer a inconfundível comidinha mineira feita com capricho em fogão à lenha. Outra dica legal é o passeio de trem, tipo ‘Maria-Fumaça’ até Tiradentes, oportunidade excelente para conhecer a bela natureza dos morros mineiros.



Bem pertinho à capital encontra-se a Serra do Cipó e suas cachoeiras, uma boa escolha para se refrescar no calor do verão.

Balneário Hidrotermal de São Lourenço
No Sul do estado fica o ‘circuito das águas’ com suas estâncias hidrominerais de propriedades terapêuticas. As cidades de Caxambu, Poços de Caldas, Lambari, Cambuquira, São Lourenço são as grandes estrelas desta constelação de cidades serranas.


Lembrando cidades que nos acessam e que conhecemos:

Mais para o Sudoeste localiza-se a ‘Represa de Furnas’, circundada por lindas cidades como Capitólio, Cássia, Piumhi, Itaú de Minas, Passos, São Sebastião do Paraíso, Boa Esperança, Alfenas, Areado, Alterosa, Varginha, São João Batista do Glória e outras cidades muito lindas.

Já mais próximas da capital, temos cidades interessantes como Divinópolis, Claudio, Matheus Leme, Betim, Contagem, Sete Lagoas, Sarzedo, Lagoa Formosa, Patos de Minas, Presidente Olegário, Ribeirão das Neves, Sabará, Ipatinga, Itabira, Pedro Leopoldo, Santa Luzia, Igarapé e Ibirité.

Em direção ao litoral do Rio de Janeiro, temos as cidades de Conselheiro Lafaiete, Barbacena, Juiz de Fora, Santos Dumont, Muriaé, Cataguases, Leopoldina, Visconde de Rio Branco, Ervália, Manhuaçu. Todas com seus encantos!

No Oeste de Minas, temos outras cidades lindas, vamos citar algumas, são muitas: Uberaba, Uberlândia, Araguari, Araxá, Monte Carmelo e outras. Todas especiais!

Ao Norte de Belo Horizonte encontram-se outras muitas cidades legais: Teófilo Otoni, Diamantina, Pirapora, Governador Valadares e outras.

Enfim, esse passeio é apenas uma pequena homenagem, a um Estado belíssimo do nosso país, que merece sempre ser reverenciado.

Minas Gerais, é um Estado da Federação a quem UBAV-Brasil é muito grato, sejam pelas inúmeras ações nele realizadas ou pela presença constante em nosso site. Estatisticamente é o segundo estado de maior visitas as nossas páginas. Aquele que mais interage com nossas matérias, opiniões e que realizou lindas ações sociais.


Muito obrigado amigos mineiros, perdoem-me se esqueci de citar algumas cidades. Citei apenas as que me trazem grande saudade, pois são as cidades que conheço bem.


Felicidades a todos os mineiros!


Tim-Tim!


Neo Cirne

Colunista de UBAV-Brasil

Um Brinde À Vida Copyright © 2011 | Tema Desenhado por: compartidisimo | Distribuído por: Blogger