segunda-feira, 3 de outubro de 2016

UM OLÁ PRA VOCÊ... ESTAMOS DE VOLTA! - - - Por Neo Cirne

É bom estar de volta em casa, revigorado, após um passeio delicioso pelo Nordeste brasileiro. Comer aquelas comidinhas típicas, trocar no café da  manhã o pãozinho francês por uma deliciosa tapioca recheada com o que você quiser, é bom demais! Saborear um mungunzá gostoso, vixe, é muito bom!  E tem muito mais: tem bolo de rolo, tem cuscuz, tem bolo de milho, um café forte, manteiga de garrafa valorizando ovos mexidos. Sucos regionais deliciosos, existem diversos, a maioria natural e não encontramos na Região Sul, como graviola, cajá, caju, pitanga, araçá... Meu Deus! Como é rico o nordeste e que sabor! 


Depois de um bom café nada melhor do que um mergulho em águas mornas que banham todo o imenso litoral nordestino. Os Estados do Nordeste brasileiro são privilegiados com suas lindas praias morninhas. Eu mesmo, antes de vir morar em Floripa/SC, residia a 40 metros de uma praia linda, 'Ipitanga', localizada em Lauro de Freitas, município vizinho de Salvador, ele é 'tão vizinho' que o 'Aeroporto Internacional de Salvador' está localizado em Lauro de Freitas. Que lindo Estado é a Bahia!



Gostaria de ter ido à Bahia também, pois tenho saudades, muitos amigos e tive grandes momentos inesquecíveis por lá, porém, desta vez, fui à Natal, Rio Grande do Norte. Cidade que também gosto muito. 



Neo e o 'Chefe Claudio Paiva'

Tive o prazer de rever o queridíssimo amigo Claudio Paiva, grande Chefe de Cozinha, que confeccionou pratos deliciosos nestes poucos dias que estivemos por lá. Claudio é um Grande Mestre da Arte Culinária, fiquei até interessado em fazer um Curso de Culinária com ele, para melhorar a boia aqui de casa...rsrs. 


Neo e a Família Paiva no Restaurante
Os amigos queridos da Família Paiva, D. Lourdinha, Claudio, Daise, Felipe, Simone e Patrícia me convidaram para passar o meu aniversário por lá e, no dia 27/09, apresentaram um grupo de amigas, "As margaridas" que frequentam as aulas de hidroginástica da UNAPI / UNP, algumas delas devem formar o novo Grupo Potiguar de UBAV-Brasil, enriquecendo ainda mais os quadros de UBAV. Em breve programaremos uma ação social por lá. Cantamos parabéns com muita alegria, éramos cinco os aniversariantes de setembro. 


Hora de comemorar o meu niver com "As Margaridas"

Viajei com o olhar do viajante que vai pela primeira vez e curte tudo (só que eu já fui pra Natal uma dezena de vezes). Observava a cidade e os pontos turísticos com muito prazer. Lá encontrei um povo trabalhador, dotado de um lindo sorriso e de um orgulho enorme em ser Potiguar. Foi um momento de imensa alegria. Eu, na praia quentinha, parecia um menino brincando com a água, que delícia! Queria ter ficado até o dia 05/10 para ver o jogo na "Arena das Dunas" entre "Brasil x Bolívia", pelas eliminatórias da Copa do Mundo, mas não deu, tive de regressar para o frio. Saí dos 30º C para os 16º de Floripa... É mas no verão a cidade é quente e seu verão é bem severo. Por enquanto, vou puxando o cobertor. 


O Pôr-do-Sol e o Barqueiro 

A noite, logo após ao pôr do sol, observar o canoeiro passando com seu velho barquinho transportando os trabalhadores de um lado para o outro do rio, dava um toque lírico a minha vontade imensa de estar ali.




Agora, de volta à minha rotina, procurei chegar com o mesmo olhar que fui ao RGN e percebi que minha cidade atual também tem muitos encantos. Pode não ter as águas mornas nordestinas, mas tem um jeito acolhedor, um sabor diferente, um povo feliz, que faz com que desejemos retornar sempre. Quem conhece as belezas do lindo Estado de Santa Catarina, está condenado a jamais esquecer sua beleza. Suas serras, campos, Canyons, rios e praias fabulosas, são atrativos permanentes, assim como possuem os nove Estados do Nordeste. 



Lembro que o Rio de Janeiro é privilegiadíssimo em beleza natural e acolhimento. Os turistas que estiveram no Rio de Janeiro para assistir as Olimpíadas e as Para-olimpíadas ficaram encantados com a receptividade, organização dos eventos e beleza da cidade maravilhosa. 



Tudo isso é Brasil! Um país que é fruto de um povo maravilhoso e de um Deus generoso, que nos deu uma terra sensacional e que, aos poucos, com união, ordem e progresso construirá um futuro espetacular para todos os brasileiros. 





Antes de pensarem em passear fora de nosso país, lembrem-se que há sempre um lugar novo, uma emoção diferente aguardando você nesse nosso imenso e belo país. 

Prestigie-o!


Um Brinde ao Brasil e ao Povo Brasileiro!


Tim-Tim!


Neo Cirne
Colunista de UBAV-Brasil