segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Reflexão sobre a Vida, a eterna mudança - - Por Neo Cirne

Em nossa primeira mensagem da semana abordaremos um tema essencial que, pelo qual, todos passamos. Poderíamos chamar de 'Evolução', embora saibamos que nada evolui no sentido literal da palavra, estamos num caminho cuja única realidade é de que tudo passa, como uma casinha antiga, que um dia já foi nova e abrigou muitos corações esperançosos, como esta que está localizada em Caxias do Sul/RS, mesmo cercada de prédios altos, ainda mostra a sua beleza.


   

Pequenas ou grandes conquistas tecno-científicas não caracterizam uma evolução humana plena, pois, mais adiante ela será substituída por uma nova conquista que a deixará para trás, obsoleta. Enquanto isso, as pessoas seguem suas etapas de vida identificadas como Idades (Idade das Cavernas - Moderna - Antiga - Média - Contemporânea e outras). Essas idades ou períodos apenas marcaram a evolução material e social da humanidade, mas, logo surge a pergunta: Para onde iremos? - Sinceramente, não sei. Eu só sei é que muitas pessoas gostariam de voltar à tranquilidade do tempo vivido na infância e que definem o 'tempo contemporâneo' como 'fantasioso', 'violento' e absolutamente 'sem sentido'. E completam: - Somos escravos da mídia e do momento atual.


Se existe uma coisa que a gente descobre logo na vida é que as coisas tendem a mudar. Começamos a observar as nossas mudanças físicas em cada um de nossos ciclos de vida (maternal - infantil - adolescente - adulto - idoso). Para cada um desses ciclos traçamos conscientemente as nossas expectativas e adequamos nossos sonhos. 




Viver é uma experiência fantástica! Nossas mentes brilhantes muitas vezes são capazes de lembrar fatos ocorridos na idade materna, acreditem. Não dá pra segurar o tempo, ficar focando o retrovisor quando temos de 'caminhar em frente', rumo à conclusão de nossas vidas. Permanentemente a saudade, das coisas ou pessoas que nos fizeram bem, nos acompanha. Minha irmã, por exemplo, aos sessenta e poucos anos, me disse que tinha saudade de uma boneca que possuiu com 4 anos de idade. 


Eu tenho saudade de muitas coisas e pessoas maravilhosas que me acompanharam em diversos períodos de minha vida. Parece mentira, mas é verdade: eu sinto até saudade do colo de minha mãe, quando eu era bebê só conseguia dormir quando ela me embalava ao colo e permitia que eu segurasse a sua orelha. Engraçado, mas eu me lembro disso até hoje. Embora nosso corpo envelheça, a nossa mente continua fértil e ativa. Imagino o desconforto das pessoas que sofrem de patologias que levam ao esquecimento, como a 'Doença de Alzheimer'.  


Assim é a vida! Por mais que saibamos que não é possível reter o "agora", e que as transformações são inevitáveis, passamos um bom tempo tentando lidar com a fluidez que, a cada instante, desafia o nosso desejo (inalcançável) de manter o nosso mundo sob controle. 

As nossas mentes são mestres em encontrar um sentido para o desenrolar da existência. Procuram com tenacidade alguma experiência nova que nos estimule a seguir em frente. Procuram também, algum perigo que possa nos espreitar e assim defendermos uma 'caminhada' mais harmônica, dentro das expectativas que sonhamos.

A vida, sem dúvida, é sinônimo de mudança. Uma eterna mudança! Pelos caminhos da vida mudam as paisagens, as prioridades, o clima, a luminosidade, os corpos, os desejos e as relações. Nessa vida, só não mudam os elementos químicos do qual todos nós, seres vivos ou não, somos constituídos e a concepção de Deus, o Criador do Céu e da Terra... Criador do Universo. 

Deus é uma energia maravilhosa que nos envolve, ilumina e protege nas situações mais difíceis. Ele é quem nos dá a capacidade de realizar, fazer o bem e construir um mundo melhor. Sim, essa é a verdade porque Deus é Vida!

Assim, sendo, quero pedir a Deus, que ele nos dê uma semana tranquila e que nos possibilite semear a bondade e a fraternidade entre as pessoas, pois essas são atitudes essenciais, capazes de fazer a nossa caminhada terrena ser mais amena e positiva.


Desejamos a todos uma boa semana!

Tim-Tim!

Neo Cirne
Colunista e Fundador de UBAV-Brasil