sexta-feira, 9 de setembro de 2016

BRASIL, meu Brasil brasileiro... - Reapresentação UBAV-Brasil - Por Neo Cirne

Brasil, meu Brasil brasileiro...

-Texto de Neo Cirne -



Hoje bem cedinho, me peguei cantando uma canção que eu amo: Aquarela do Brasil. Sem perceber, eu passei as primeiras horas do dia com aquela música ecoando em minha cabeça e comecei a pensar nela e no seu autor, Ary Barroso. Um dos grandes ícones da MPB. Lembrei-me do tempo de criança quando ouvia no rádio as narrações esportivas feitas por Ary, eram passionais. Um torcedor apaixonado pelo Flamengo, ele narrava as partidas do seu querido “mengo” com imensa emoção e muitas vezes nem completava a locução quando o seu clube do coração sofria um gol. Homem de temperamento forte e apaixonado, Ary retratava em suas canções a mesma vibração de amor profundo. Grande compositor, Ary Barroso deixou um legado de lindas canções, que até hoje são interpretadas e gravadas por centenas de cantores.


Grande Ary Barroso!

Sua paixão pelas mulheres e pelo Brasil era imensa e impossível de ser contestada. Suas letras eram perfeitas e mexem com nossa emoção até hoje. Como é bela a biografia musical deste brasileiro. Podia-se até dizer que ele parecia ser “filho da Bahia com o Flamengo”, embora fosse mineiro de Ubá, era apaixonado pelos dois, pela Bahia e pelo Flamengo. 

Encantou o mundo com suas canções na era do rádio e suas músicas foram interpretadas por vozes maravilhosas como, por exemplo, João Gilberto, Jamelão, Elis Regina, Elizete Cardoso, Carmem Miranda, Caetano Veloso, Chitãozinho e Xororó, Daniela Mercury, Gal Costa e tantos outros grandes cantores.

Ary começou compondo músicas interioranas, sertanejas e aos poucos, foi misturando ritmos como o samba e o foxtrote e criou o seu próprio gênero musical. Passional e intensamente apaixonado pela vida, conseguiu deixar um grande número de canções maravilhosas que falavam de amor, geralmente mal resolvidos.



Foi um célebre compositor de grandes marchinhas de carnaval, fazendo imenso sucesso. Foi convidado por Walt Disney para ir para os Estados Unidos, mas declinou do convite por dizer que não podia ficar longe das grandes paixões de sua vida, o Brasil e o Flamengo. Ary Barroso era assim, um ser diferenciado, profundo, amoroso e maravilhosamente brasileiro.

Amanhã, dia 09 de fevereiro, fará meio século que Ary Barroso partiu para o céu, certamente convocado por Deus para compor um samba exaltação para o céu, que anda precisando de uma forcinha, uma propaganda melhor, pois nós, que ficamos por aqui, suamos e sentimos na pele o efeito desta “onda de calor”, que tende a aumentar e que é fruto da burrice e do pouco caso com que o homem tem tratado a Terra e a Obra de Deus.  

Se Ary fizer uma canção com a mesma qualidade e intensidade da sua Aquarela do Brasil, o nosso planeta estará a salvo, pois não há quem não se emocione ouvindo... Brasil, meu Brasil brasileiro, meu mulato inzoneiro... Vou cantar-te nos meus versos...




UBAV-Brasil, “Um Brinde À Vida!”, nosso projeto solidário, presta esta justa homenagem a Ary Barroso, nosso grande compositor, mestre da Música Popular Brasileira.



Tim-Tim!



Texto:
Neo Cirne
Vídeo:
YouTube
Imagens Ilustrativas:
Web

Um Brinde À Vida Copyright © 2011 | Tema Desenhado por: compartidisimo | Distribuído por: Blogger