quarta-feira, 20 de julho de 2016

Batendo Papo Com Você - - "UBAV-BRASIL - DEZ ANOS DE VIDA”- Por Neo Cirne

UBAV-BRASIL
- “DEZ ANOS DE VIDA, SOLIDARIEDADE E AMOR” -



Hoje, dia 20 de julho, UBAV completa mais um ciclo de existência, o décimo. Uma obra que começou com o desejo de 56 pessoas em realizarem um concurso de frases célebres. Era o ano de 2006, um ano de mudança de atitude. Saíamos da informalidade para um projeto de luz, consciente do nosso dever.  

Pensei bem sobre um concurso que estava projetando e o imaginei como um movimento para estimular os meus amigos pessoais a serem mais solidários em suas cidades. Assim pensava: ‘Será tão bom se cada participante puder indicar uma instituição social de sua cidade, assim teríamos amplitude, caso o amigo fosse premiado, 'Um brinde à vida' ofertaria um bom presente para o ganhador e outro brinde valioso para a instituição representada por ele’


Pensava numa forma de fazer as pessoas olharem com mais carinho para diversas instituições que abrigavam menores, adultos e idosos (sadios e doentes), a maioria delas vive em grande dificuldade. 

Minha mente não parava de pensar uma forma de conseguir mais participantes que fossem atuantes e tivessem a capacidade de unir pessoas em suas cidades. Então, entrei para um site de relacionamento, com finalidade única de conseguir amigos a nível nacional. Batizei-me com um pseudônimo de ‘Neoamor’ e comecei a conversar com diversas pessoas, muita gente boa, quase todos são meus amigos até hoje. Pessoas sinceras que desejavam imensamente, assim como eu, ajudar e fazer novos amigos. 


A partir daí andei pelo Brasil, fazendo muitos amigos. A internet estava começando a decolar, começamos a formar grupos de pessoas solidárias e sempre cumprindo a meta com determinação, conseguimos muitos adeptos. Nessa época, minha saúde me permitia viajar bastante de carro pelas estradas do Brasil. Hoje as estradas são inseguras e esburacadas e a minha saúde frágil. Pelo menos, por três vezes escapei da morte, deixando de me envolver em acidentes. 
Valeu o esforço! Um Brinde À Vida ganhou credibilidade, pois nós não falhávamos com nossos amigos participantes. Tínhamos representantes em quase todos Estados Brasileiros. Nós os apoiávamos em tudo para a realização das ações sociais e das atividades recreativas. Estávamos sempre presentes.


 A obra decolou! Chegamos a ter quase 400 pessoas participando do concurso de frases. Realizamos ações em diversos locais. Asilos, creches, orfanatos, hospitais do câncer, escolas carentes e comunidades pobres receberam a visita de nossos voluntários. Realizamos ações na África e na Ásia. Ofertávamos lanches, brindes, recreação, camisetas, alimentos e prêmios diversos. Fizemos dezenas de encontros festivos com nossos voluntários em vários estados, sempre enfatizando a importância de ser solidário

Criamos diversas premiações para incentivar o participante do concurso de frases, desde a votação mais rápida, que chamávamos de ‘Voto Ligeirinho’, até aquele que fosse o participante que alcançasse a maior pontuação do ano. A ele conferíamos o título de ‘Campeão do Concurso’, ofertávamos prêmios bons, como notebooks, TVs, Aparelhos de Som, Câmeras Fotográficas, Celulares e muitos outros. Ofertei centenas de prêmios e milhares de camisetas e brindes para as pessoas beneficiadas com as ações sociais. Foram muitos prêmios!


Eu sou totalmente apaixonado pela ideia solidária. Poder ajudar e ver a esperança, a satisfação nos olhinhos agradecidos dos idosos e das crianças, necessitadas de atenção. Ver o prazer dos nossos voluntários ao ajudar as pessoas enchia o meu coração de orgulho.

Não era somente uma questão de EGO, de foro íntimo. Era a certeza de que eu, uma pessoa simples, era capaz de estimular mais de 1000 pessoas a saírem de suas 'zonas de conforto' para ajudarem a realizar uma ação em benefício dos irmãos carentes. 



Vivemos o verdadeiro exemplo de Jesus: “Fazíamos o Bem sem olhar a quem!”. Cheguei a perder meu sono muitas vezes, escrevendo matérias, fazendo hinos, bolando banners, criando uma saudação para ser utilizada entre os participantes ou alguma forma de ajudar alguém. Nesses 10 anos, eu não parei e, sinceramente, não quero parar. Este é o meu sonho de amor-solidário, que poderá ser modificado, mas nunca abandonado. 

Pensei em desistir com a evasão de pessoas que eu acreditava muito, mas fui estimulado, por pessoas que amo e respeito muito, a continuar. Nessa época as pessoas eram mais esperançosas e participavam mais. Necessitava de um site. Uma sacada de um grande amigo, Adson Souza (colocando as iniciais UBAV finalizando com o nome Brasil) otimizou o lançamento de UBAV-Brasil, foi um sucesso! Estamos no ar desde julho de 2011. 

Em cinco anos, segundo o GOOGLE já tivemos mais de 500 mil participantes e mais de 924 mil páginas lidas. Para um site que fala de solidariedade é um grande êxito e observem que não tenho uma torcida, não sou artista, nem professor, tampouco sou político ou um orador religioso (padre-bispo-monge) capaz de empolgar muitas pessoas com sua fala.  



UBAV foi a vitória de um gesto simples e confiável, realizado por pessoas de boa vontade. Nosso site NUNCA teve uma propaganda, NUNCA recebeu nenhuma ajuda ou benefício financeiro de quem quer que seja e, mesmo assim, conseguiu fazer um trabalho emocionante. Em algumas ações, pessoas de boa vontade ofertaram brindes aos beneficiados ou alimentos para o lanche. Observava o carinho e a satisfação com que faziam isso.  




Gente querida, eu não desejo nada além de ter a graça de viver um pouco mais e poder ajudar as pessoas a realizarem seus sonhos de solidariedade, assim como você.

Meus amigos, dava pra escrever um livro falando da emoção que tive em construir esse projeto solidário, ele possui histórias sensacionais. Vocês não imaginam quanta coisa boa aconteceu nesses 10 anos. 


Meio decepcionado com a evasão 'facebookiana', achando que não tinha mais condição física e nem motivação para tocar a obra em frente procurei mais uma vez ouvir os amigos sobre o encerramento das atividades, mas sempre recebia uma palavra amiga, estimulando-me a não desistir. "Resista Neo, permaneça, encontre forças... Vá devagar, mas vá! Estarei orando por você! Disse-me uma amiga querida de Minas Gerais.


Ver os amigos fiéis aderirem ao Facebook e esquecerem-se do site me doeu demais. Tentei continuar com o concurso, mesmo com uma participação pequena fui até o fim da minha meta. Cumpri a missão. No último concurso, em 2015, por absoluta falta de quórum, tive, a contragosto, que encerrar o concurso de frases. Mesmo assim, anonimamente, ajudei a instituição da pessoa que liderava o concurso. Sem festas e sem pompas, UBAV esteve presente ajudando. Foram momentos difíceis. 



Com isso, perdi um pouco do estímulo em continuar com UBAV, estava programado realmente a encerrar o projeto, exatamente no dia de hoje, quando completamos 10 anos. Porém, a voz daquela amiga mineira sempre vinha à minha mente... Não desista! Era como fosse a voz de Deus, me pedindo para ir em frente. Então, nesse momento, quero declarar que UBAV NÃO VAI ACABAR, mesmo que eu esteja absolutamente sozinho, continuarei na estrada do amor-solidário, pois é ele me faz feliz, acrescenta luz a minha vida e na vida dos voluntários desse brinde de amor e de carinho com as pessoas. 




Vamos em frente! Tenho certeza que Jesus Cristo está feliz também com a nossa decisão e nos abençoará como sempre o fez. Ajudem-nos a manter essa obra fortalecida, curta e compartilhe nossas matérias com as suas redes de amigos. Vamos dar as mãos!

Os amigos que estiverem distantes e desejarem manter contato comigo poderão mandar e-mail para umbrindeavida@yahoo.com.br. Aviso também que os telefones não mudaram, nem o de Santa Catarina e nem o da Bahia, estados maravilhosos que tive o prazer de residir. O telefone 71 possui WhatsUpp.


O tempo que passamos foi difícil, mas o futuro nos guarda momentos de muita alegria. Podem apostar que cresceremos e brindaremos a vida por muito tempo, pois, esse brinde de UBAV não terminará agora. Pode ser que no ano de 2017 apresentemos um site novo, mais moderno e enxuto, sempre recheado com matérias que falem de amor e vida.

Parabéns ubavianos pelos 10 anos de amor-solidário!


Tim-Tim! Um Brinde À Vida!




VAI UMA FATIA AÍ?  
VAI MEU AMIGO, ACEITE E BRINDE A VIDA!
Neo Cirne

Fundador de UBAV-Brasil 

Um Brinde À Vida Copyright © 2011 | Tema Desenhado por: compartidisimo | Distribuído por: Blogger