sexta-feira, 29 de julho de 2016

A MENSAGEM DA SEMANA - - FLEXIBILIDADE - - Uma visão Brahma Kumaris


FLEXIBILIDADE

- Uma visão Brahma Kumaris - 


Flexibilidade é uma bela criança cujos ossos ainda não se calcificaram e o corpo ainda não acumulou o efeito das tensões. Pelo contrário, ela é leve, rápida e alegre. Flexibilidade no adulto é não ter o corpo elástico, mas a sutileza dos pensamentos e a vigilância constante para não acumular ou reter a dor. É a dor que causa bloqueios, impede a reação espontânea, destrói a felicidade. É raro encontrar um adulto que seja flexível, que não seja um “hábito ambulante”, que reaja vigorosamente sem condicionamentos ou medos. Como isso é possível?

Um dos segredos é a renovação. Se há um fluxo de sentimentos novos, isso é como a chuva lavando restos e fragmentos de reações não expressadas que se permanecerem, acumulam-se formando medos e preconceitos. Para reabastecer-se de sentimentos novos não é preciso ir a lugar nenhum, mas entrar dentro de si mesmo, longe do óbvio. Afastar-se do óbvio é o mesmo que decretar um feriado espiritual - uma pessoa fica sempre mais tranquila quando viaja.

O problema dos feriados é que não se pode trazer os raios de sol para a casa. Para ser flexível, você precisa sair, viajar, afastar-se mentalmente, mas também tem de trazer algo original de seu interior que possa ser usado; caso contrário, voltar à vida real será um choque tão grande que fará você endurecer.

Recolher-se deveria ser um hábito sagradamente praticado, assim como levantar cedo e comer em paz. Essas são as portas por onde você pode passar se estiver com dificuldades para encontrar a calma novamente. Se a inocência e a delicadeza são a beleza da flexibilidade, a disciplina é a sua base. Mas você tem de ser rigoroso. Se os seus hábitos têm sido adotados como sistemas e você não consegue se livrar deles, se eles não foram internalizados e avaliados em profundidade, você pode descartar tudo o que é aparente, porque a disciplina faz parte de você.

Num mundo perfeito, flexibilidade é uma expressão de alegria, uma cambalhota espontânea no ar, a agilidade da mente e do corpo juntos. Uma dança. Por enquanto, ela é mover-se com os tempos, deslizando pela vida com tanta suavidade e determinação quanto possível. E, acima de tudo, transformando todos os problemas em lições.


Texto extraído do Livro:
‘Beleza Interior - O Livro das Virtudes’ - da Organização Internacional Brahma Kumaris





OPINIÃO TIM-TIM

No tempo atual, recheado de tantas atitudes negativas, é difícil a pessoa não se deixar levar por essa onda imensa de notícias ruins que invade nossos dias. Temos dentro de nós, às vezes adormecida, a doce qualidade de ser flexível quando somos postos à prova. Buscar um tempo para realizar uma meditação é dar um tempo para que seu organismo se adeque à pressão externa. A interiorização que o ato de meditar lhe proporciona certamente trará a atitude correta para resolver os problemas externos. Ou seja, a resposta está sempre dentro de você e cabe a exclusivamente a você busca-la, entende-la e pratica-la buscando apresentar-se mais flexível  e menos vulnerável às pressões externas.


Essa foi nossa mensagem da semana e dedicamos ao amigo que busca soluções e não problemas para marcar sua passagem terrena. Seja mais tolerante e flexível. Impetuosidade, teimosia e orgulho não são características de uma pessoa flexível.

A vida necessita de mais flexibilidade e amor.

Boa noite!


Neo Cirne

Colunista de UBAV-Brasil