sexta-feira, 10 de junho de 2016

"TAL PAI...TAL FILHO" - - ALIENAÇÃO PARENTAL - - Coluna de Sueli Santos

ALIENAÇÃO PARENTAL

Quando os filhos chegam na adolescência, geralmente os pais sentem-se desnorteados.
Você já sabia que a adolescência não seria fácil, porém não esperava que ela chegasse tão cedo.   O modo como você lidará com a pré-adolescência e a adolescência influenciará drasticamente o modo como seu filho chegará à vida adulta.

Esteja sempre um passo à frente:
Quando os Pais aprendem a se tornar mentores, evitam a frustração com boa parte dos problemas que ocorrem na educação dos filhos, pois alcançam mais sucesso quando usam métodos colaborativos de comunicação, ajudando assim, os filhos a fortalecerem os seus talentos, capacitando-os a crescerem e a preservarem sua individualidade.

Se você ainda acredita que o estilo de educar que funcionou tão bem quando os seus filhos tinham 6 anos, irá funcionar também quando eles estiverem na adolescência, eu lhe digo que você está em sérios apuros. Com esse estilo você apenas conseguirá ficar esgotada e ainda perderá excelentes oportunidades de preparar seus filhos para o futuro.
Saiba que as crianças precisam ser guiadas e ensinadas, por isso não espere que elas consigam tomar decisões sozinhas.

Os tempos mudaram e as ferramentas para educá-los também. Porém, o objetivo de educar os filhos continua o mesmo: enquanto Pais,  queremos que os nossos filhos cresçam com valores, tenham as ferramentas necessárias para criar o seu próprio projeto de vida para que sejam felizes e possam contribuir com seus talentos em prol dos que necessitam.

Para que os filhos cresçam desta forma é preciso que já na tenra infância os Pais tenham um estilo diferente de educar e possam ser acima de tudo ‘Mentores da educação dos Filhos’, cientes de que tipo de indivíduo almejam preparar.


– MANTENHA OS FILHOS LONGE DOS CONFLITOS DOS ADULTOS

Muitos pais solteiros, separados ou divorciados não imaginam como falar a respeito do cônjuge na presença dos filhos.   Devido aos ressentimentos e situações ainda não resolvidas acabam por destilar toda a amargura nos comentários que fazem na frente dos filhos e isso faz com que os eles cresçam com uma péssima impressão do pai ou da mãe.

Não importa como você se sinta sobre seu ex. Dê ao seu filho a possibilidade de formar a sua própria opinião a respeito do tipo de relacionamento que ele quer continuar a ter com o pai ou com a mãe.

Não permita que seus filhos se envolvam nos conflitos dos adultos, quer seja presenciando ou sendo usado como ‘moeda de troca’.  Em hipótese alguma, jamais permita que seus filhos sejam punidos sendo privados de terem contato com o seu ex., só porque vocês não estão mais juntos.

Tomando esses pequenos cuidados, você estará ajudando seu filho a ter uma visão saudável e positiva a respeito dos relacionamentos e a desenvolver estratégias para lidar com os conflitos. Com certeza, eles a respeitarão mais por isso.



10 DICAS PARA CRIAR UM FILHO FELIZ E RESPONSÁVEL

1- Seja sempre o modelo para ele, em tudo.
2- Trate-o como quer que ele o trate: com amor, carinho e respeito.
3- Peça que ele participe das tarefas do lar, respeitando suas individualidades.
4- Ensine-o a cuidar do que é dele e de todos os outros.
5- Informe-se sobre quais as tarefas aconselhadas para cada idade ou fase.
6- Não faça por ele o que é tarefa dele. Ensine-o a fazê-la.
7- Tenha sempre um diálogo aberto com ele e diga o ‘porque’ das coisas.
8- Estabeleça regras e faça-as serem cumpridas.
9- Não o superproteja e não o mime.
10- Coloque-se no lugar dele, lembrando-se de como era na sua infância.

Sueli Santos

Sueli Pereira dos Santos CRT 25.188

Terapeuta Sistêmica (Família, individual e casal) – Psicopedagoga clínica – Letras - Psicomotricidade e Desenvolvimento Humano – Distúrbios/Transtornos de Aprendizagem – Aprendizagem e Psicopedagogia - Bioenergia - Dinâmicas de Grupo - Educação e Psicologia Social/clinica – Leitura corporal  -  - Belo Horizonte -








COMENTÁRIO DE UBAV-BRASIL

A Dra. Sueli Santos sempre foi uma grande amiga e colaboradora de UBAV-BRASIL, suas matérias sempre trazem toques úteis para o perfeito relacionamento entre Pais & Filhos. Durante esses dez anos de existência do projeto Um Brinde À Vida, Sueli, desde que nos conheceu, há uns 07 anos, sempre esteve ao nosso lado com uma participação efetiva, digna dos povo mineiro, colaborador e ativo. 

Ela, foi nossa representante em Minas Gerais, participou de inúmeras ações naquele estado tão bonito e que tanta saudade me traz. Centenas de crianças puderam receber o carinho das ações que Sueli, família e colaboradores empreenderam com sucesso. Sua coluna, ‘Tal Pai...Tal Filho’, foi um presente para aqueles que têm a difícil missão de educar seus filhos, sendo admirada por inúmeros leitores.

Com a provável finalização de UBAV em 20 de julho, venho carinhosamente expressar minha gratidão por ter podido conviver com a grande líder e com as pessoas que compunham seu grupo de ação solidária.

Creia, Sueli, minha querida amiga, foi um grande prazer poder sentir que o seu gesto solidário sempre foi acompanhado de sua linda família. Esposo e filhos maravilhosos.

Em princípio, minha fala não reflete uma despedida, somente um reconhecimento da importância de sua amizade e dedicação a essa obra social.

Muito obrigado, Sueli pelo carinho que dedicou a essa causa solidária.

Tim-Tim!


Neo Cirne

Fundador de UBAV-Brasil

Um Brinde À Vida Copyright © 2011 | Tema Desenhado por: compartidisimo | Distribuído por: Blogger