O Verão chega com uma exuberância antagônica aos dias de frio, nevoeiros, geadas e vento minuano deixados pelo charmoso Inverno. As longas faixas de areia das praias de Torres, Atlântida, Imbé e Tramandaí se colorem com banhistas e esportistas.
Já na serra, mesmo no momento atual, com a chegada do friozinho característico do Inverno, observamos um povo mais feliz e elegante. No inverno as pessoas comem e se vestem melhor, as cidades ficam mais acolhedoras.
No interior do Estado, a fumaça das chaminés das casas dão um ar de recolhimento familiar em ambiente aquecido e gostoso. Não pode faltar um bom churrasco, uma boa erva-mate na cuia de chimarrão em meio aos papos e prozas. Eta gente tri legal!
![]() |
TORRES-RS |
Há muitos anos, 1985, fiz uma viagem do Rio ao Rio Grande do Sul, uma viagem de 30 dias, a família junta, curtia os momentos da viagem. Viemos parando nas capitais de São Paulo, Paraná e todas as praias de Santa Catarina, assim, seguimos até Torres, primeiro grande balneário gaúcho que está há menos de uma hora da região dos cânions e há duas horas de Porto Alegre.
![]() |
Cânions gaúchos |
![]() |
Canela RS |
![]() |
Pórtico de Gramado RS |
De lá, fomos passando por algumas cidades até chegar em Porto Alegre. Bela cidade! Depois de dois dias na capital, resolvemos subir a Serra Gaúcha, aí foi um deslumbramento só. São muitas cidades gostosas, onde destacam-se: Gramado, Novo Hamburgo, Canela, Caxias do Sul, Garibaldi, Flores da Cunha, Cambará do Sul (terra dos cânions) e tantas outras, todas com forte apelo turístico. Vale a pena você conhecer o Rio Grande do Sul, independente da estação do ano.
O visitante encontra no Rio Grande do Sul um povo que ama orgulhosamente a sua terra e torce com veemência pelo Internacional ou pelo Grêmio. O Rio Grande é a terra de muita gente boa, nasceram lá, Elis Regina, Mário Quintana, Érico Veríssimo e tantos outros artistas maravilhosos.
A formação étnica do povo, trouxe uma bela miscigenação formada por índios, negros, tropeiros e imigrantes de várias origens. Algumas cidades possuem forte tradição das culturas europeias, como, por exemplo, a italiana e alemã. Conheçam o Rio Grande do Sul, você não irá se arrepender!
Tim-Tim!
Neo Cirne
Colunista de UBAV-BRASIL