quinta-feira, 10 de março de 2016

PALAVRAS ILUMINADAS - (QUINTA-10/03) - A Mensagem Positiva de Frei Jaime Bettega


Bom Dia!
Necessitando acalmar algumas coisas, harmonizar outras. 
O mais exigente da vida está na interioridade: 
como ser capaz de equacionar tantos sentimentos, incontáveis carências?! 
Vamos lá! Tudo se ajeita, aos poucos.


“Um barco no porto está seguro, 
mas não foi para isso que ele foi feito.”


Barcos saindo e chegando. Um porto é lugar de muitas partidas e chegadas. Águas em movimento. Pessoas circulando. Apesar de tudo, o porto é o lugar seguro, onde os barcos são atracados. Porém, mesmo que as ondas sejam contrárias, os barcos não podem ficar muito tempo parados. Eles foram feitos para navegar. O porto é o lugar da acolhida, do desembarque, do descanso, da manutenção.

A vida é como um grande barco. Entre chegadas e partidas, os acontecimentos se alternam. Como num imenso mar, nosso barco navega em busca de um porto seguro. Nem mesmo as fortes ondas roubam o desejo e a necessidade de prosseguir navegando. Há dias em que o mar revolto provoca medo e até vontade de desistir. No entanto, algo diz que é preciso continuar remando. As ondas vão se acalmar, lá adiante. E se a calmaria demorar a chegar, continuar navegando na certeza de não estar sozinho.

Outros barcos navegam em outros mares: isso serve de alento para acreditar que as grandes ondas visitarão a praia para provar o sabor da calmaria. Nenhum barco foi feito para ficar parado no porto.

Os pássaros não podem passar os dias no ninho. Não convém aos humanos ficar fechados como num casulo. Afinal, a vida aguarda sempre por oportunidades. Tomar decisões é o exercício de todos os dias, independente das condições.

Navegar em busca do essencial, num esforço ininterrupto de alcançar outros mares, em outros tempos. A acomodação tem impedido que os barcos naveguem, superando as adversidades. Correr riscos é bem melhor do que provar a tranquilidade de quem já não sabe enfrentar um simples vendaval. Nenhum barco foi feito para ficar no porto.


Bênçãos! Paz e bem! Santa Alegria! Abraços!




Frei Jaime Bettega é o pároco da Paróquia Imaculada Conceição, em Caxias do Sul, linda cidade da serra gaúcha. Vale a pena vocês conhecerem esta joia do belo Estado do Rio Grande do Sul. Aproveitem para visitar a Paróquia Imaculada Conceição e receberem as bênçãos de Deus através de Frei Jaime Bettega.

Sua palavra vai ao ar diariamente no seu Facebook e está presente na grade de nossa programação, sempre as terças, quintas e domingos. É um prazer retransmitir as palavras de Frei Jaime Bettega. Bom Dia!

Frei Jaime Bettega OFMCap