quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Seis dicas para consumir conscientemente - - (VIDA MODERNA) - Comentário de Neo Cirne

Seis dicas para consumir conscientemente



Veja o que você pode fazer para consumir com consciência e, principalmente, entender o impacto que as suas escolhas podem causar ao meio ambiente e ao seu bolso.


1.     Por que comprar: Antes de você sair para as compras pense se você está comprando mais do que o necessário e se pode comprar o produto.

2.     O que comprar: Antes de fechar o negócio pesquise bastante sobre o produto, qualidade e preço. Assim você poderá escolher algo que atenda às suas necessidades e evita o desperdício no futuro.

3.     Como comprar: Devo comprar à vista ou a prazo? Conseguirei manter as prestações pagas em dia? Vou comprar perto ou longe de casa? Como vou buscar e levar as minhas compras? De carro, de ônibus, de bicicleta ou a pé? Em sacolas plásticas, sacolas duráveis, caixas de papelão? Fazendo um planejamento fica mais fácil não ter gastos com imprevistos.

4.     De quem comprar: Ao escolher a empresa fabricante do produto, é importante considerar como ele é feito, o cuidado no uso dos recursos naturais, o tratamento e a valorização dos funcionários, além do cuidado no uso dos recursos naturais, o tratamento e a valorização dos funcionários, além do cuidado com a comunidade e a contribuição para a economia local.

5.     Como usar? A dica neste caso é procurar ser cuidadoso no uso, usar os produtos até o final da sua vida útil, consertar caso quebrem antes de pensar em comprar um novo, desligar aparelhos eletrônicos quando não estão em uso e usar apenas a água necessária. Assim você economiza e ainda ajuda o planeta!

6.     Como descartar? É o momento de se perguntar se o que se quer jogar fora não tem mais nenhuma utilidade, seja para você ou para outras pessoas. Caso não tenha novos usos para o produto, descarte os resíduos de maneira correta, procurando enviar o que for possível para a reciclagem.



OPINIÃO TIM-TIM


O consumismo atualmente tem uma importância imensa para a sociedade. Somos manipulados pela mídia e pelos conceitos de modernidade. E, assim, vamos comprando compulsivamente toda sorte de produtos. Seja na compra de produtos eletroeletrônicos, celulares, produtos de vestuário, e de produtos essenciais: como luz, água e alimentos. Aliás, o Brasil é campeão e jogar comida fora, que seria aproveitável. Existem ONGs especializadas em pegarem sobras de restaurantes e bares e preparar pratos saborosos e nutritivos, ofertando-os aos mais pobres. 


Entendemos também que o consumismo é uma doença que é estimulada nos adultos e nas crianças, os grandes consumidores do futuro, através do modismo. Onde vamos descartar essa grande quantidade de lixo? Nosso recado é para que você consuma com moderação e desapegue. Doe suas roupas usadas para um brechó ou aquele sofá antigo para um vizinho carente ou uma instituição de caridade 

Vamos evitar o desperdício e eliminar os resíduos de forma adequada, com certeza o nosso querido planeta agradecerá.


Tim-Tim

Um Brinde À Vida Copyright © 2011 | Tema Desenhado por: compartidisimo | Distribuído por: Blogger