sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

POMERODE, A CIDADE MAIS ALEMÃ DO BRASIL - - "CONHECENDO O PAÍS" - - (TURISMO)


 Meus amigos, continuando o comentário turístico de UBAV-Brasil, hoje falaremos de POMERODE, uma bela e tranquila cidade situada na região turística do Vale Europeu, localizada ao Norte do Estado de Santa Catarina. 
 Intitulada desde a década de 1980 como "A Cidade Mais Alemã do Brasil", Pomerode possui um vasto patrimônio cultural herdado dos seus primeiros colonizadores, que chegaram á região por volta de 1865, vindos em sua maioria da Pomerânia, região ao Norte da Alemanha.

 Séculos se passaram e a tradição germânica ainda faz parte do cotidiano de sua comunidade, estimada em aproximadamente 28 mil pessoas. A cultura e os costumes, de geração em geração, são vistos desde seus jardins floridos à arquitetura de ruas e casas, à vocação industrial da economia e forte religiosidade das famílias.

O legado dos imigrantes  também é vivo através dos 16 clubes de caça e tiro, dos grupos folclóricos e musicais e dos eventos típicos, como a 'Festa Pomerana', as celebrações tradicionais de Páscoa e o aconchegante 'Festival de Inverno'.

Famosa por abrigar atrações, como o primeiro zoológico de Estado, a cidade conta com museus, restaurantes e confeitarias de alta qualidade, charmosas pousadas e um recém-inaugurado, teatro municipal, que oferece grande programação com apresentações teatrais, musicais e de dança.

Aliado à beleza se suas paisagens bucólicas, a preservação do uso da língua alemã e dos costumes religiosos, ao patrimônio histórico e ao artesanato representativo, são vários os motivos que fazem de Pomerode uma referência no mapa do turismo étnico-cultural de nosso país.

Informações Gerais:

Principais Distâncias
Blumenau............ 33 km
Itajaí ................. 72 km
Joinville ............  83 km
Camboriú...........102 km
Curitiba............ 220 km
São Paulo.......... 600 km
Rio de Janeiro..1.052 km 

Localização: Médio Vale do Rio Itajaí-Açu
Voltagem: 220 volts
Temperatura média: 18ºC e 20ºC

Fonte: Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte de Pomerode
Vejam o site: www.vemprapomerode.com.br 






OPINIÃO TIM-TIM

 Conheçam Pomerode e aproveitem para conhecer outras cidades do Vale Europeu. Lembrem-se que hoje, dia 19/02/2016, o Vale Europeu será o tema do excelente programa da Rede Globo de Televisão, "Globo Repórter". 
 A grana tá curta para vir à Santa Catarina e conhecer as belezas do Vale Europeu? Então, assista ao Globo Repórter, logo mais à noite ele falará sobre a linda região, garanto que vocês irão gostar.



arquitetura enxaimel
 Ano passado eu tive a felicidade de conhecer algumas cidades do Vale Europeu, todas muito bonitas, mas a mais tradicional em termos de costumes germânicos é, realmente, a linda cidade de Pomerode. O destaque para mim foi a sensação de contato com a natureza. Cachoeiras, rios, a prática de voo livre, a bela arquitetura de estilo enxaimel (foto) e, finalmente, a deliciosa culinária alemã. 

Por hoje é só... Boa Viagem!


Tim-Tim!

Neo Cirne

Um Brinde À Vida Copyright © 2011 | Tema Desenhado por: compartidisimo | Distribuído por: Blogger