segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

ENSINE SEU FILHO A CUIDAR DO PLANETA - (Meio ambiente)

“ENSINE SEU FILHO A CUIDAR DO PLANETA”


Quando você era criança, com certeza não ouvia tanto sobre sustentabilidade, escassez de água, poluição e desmatamento quanto hoje, não é? O grande problema é que o planeta está em estado de alerta e precisamos cuidar dele. Para isso, nada melhor do que ensinar as crianças, já que elas serão os adultos de um mundo que clama por socorro. Veja o que você pode fazer dentro de casa para que seu filho cresça consciente.


Fique atenta ao tempo do banho - Ensine ao seu filho a não desperdiçar água. Estipule um tempo, que pode ser a duração de uma música, para ele se lavar. Diga-lhe que com o aumento populacional esse bem, tão precioso, está se esgotando.

Separe o lixo - Comece ensinando-o a separar os resíduos limpos. Tenha, se possível, lixeiras coloridas para os diferentes materiais (plástico, papel e vidro) são boas opções para despertar o interesse dos pequenos. No carro, leve uma pequena sacola para papeizinhos e embalagens. Explique para criança que jogar lixo na rua entope os bueiros, o que pode ocasionar inundações.

Conserte ou doe os brinquedos quebrados - Quando uma boneca ou um carrinho quebrarem conserte-os ao invés de descartá-lo. E, quando seu filho não quiser mais doe para uma ONG ou para pessoas que possam utilizá-lo.

Utilize integralmente os alimentos - Mostre para o seu filho a variedade de opções que temos na cozinha. Por exemplo, invente sucos com as frutas que estão prestes a vencer. Pegue os restos de pão e reinvente o famoso pudim de pão - uma receita tradicional entre os avós. A cenoura, artigo único na geladeira, pode se transformar num gostoso bolo. Enfim, invente, invente, invente! Aproveite bem os alimentos.

Use a sacola de tecido - Aproveite a onda de sacolas ecológicas, ou ‘ecobags’, para incutir no seu pequeno o quão bacana é levar as compras ali. No supermercado, diga não à versão de plástico. As sacolinhas de plástico levam muitos anos para se decompor.

Leve seu filho à feira desde pequeno. Mostre-lhe a diversidade de legumes, frutas e demais alimentos. Valorize os alimentos orgânicos. Ele irá tomando intimidade com  todos os produtos alimentícios da feira, com um destaque maior para os orgânicos. Fale-o de sua importância para a saúde.

Faça uma horta em casa ou na varanda do apartamento, cultive temperos em vasinhos. Isso mostra a importância de plantar, cuidar, colher e se alimentar com o que vem da terra.

Apague as luzes sempre - Oriente seu filho a não deixar luzes acesas sem necessidade. E ainda a desligar todo e qualquer aparelho eletrônico.

Ande mais a pé - Vá de bicicleta ou caminhe de mãos dadas com o seu pequeno. Pode acreditar: ele vai adorar caminhar pela cidade e descobrir uma nova pracinha, uma árvore cheia de flores ou observar os sons do ambiente. Vale o passeio!



VOCÊ SABIA?

Segundo os dados da organização não governamental Greenpeace, falta água para cerca de 1,7 bilhão de pessoas no planeta. E o Brasil, com uma das maiores reservas do mundo, é um dos países que mais desperdiçam esse recurso. A ONG chama a atenção para as pequenas coisas do dia a dia: o uso doméstico consome 10% do total e economizar água em casa faz grande diferença. Só para ter uma ideia, uma pessoa chega a usar mais de 300 litros d’água ao dia na realização das tarefas cotidianas.

FONTE: REVISTA UNIMED/SC



COMENTÁRIO DE UBAV

Bem, meus amigos, por hoje é só. Achamos de grande importância essa matéria de hoje. Temos convicção que orientando nossos pequenos estaremos preservando a continuidade da vida. Por isso, deixo um convite a vocês: Vamos ajudar o planeta? Bom dia!

Tim-Tim!



Neo Cirne
Colunista de UBAV