sábado, 13 de fevereiro de 2016

AQUECIMENTO GLOBAL, CLIMA E AEDES AEGYPTI PÕEM O MUNDO EM ALERTA - - Por Neo Cirne

Estamos em pleno verão, ainda faltam 36 dias para o seu término e a sensação térmica não para de subir, chegando à casa dos 50º graus Celsius. Ela está aumentada pelo 'aquecimento global'. A 'instabilidade climática' e um 'mosquitinho danado' - o AEDES AEGYPTI - são problemas que têm tirado o sono, a saúde e a vida de muita gente. Hoje, dia 13/02, inclusive, é Dia Nacional de Mobilização contra a Dengue, uma atitude que apoiamos e achamos que deve ser permanente e não apenas um dia somente.

Como o nosso compromisso é com o bem-estar e com a manutenção da vida, achamos oportuno alertar os nossos leitores do perigo acarretado por esses problemas, todos, aparentemente, sem solução.


O primeiro deles, o 'aquecimento global', não é um fato novo. Ele é representado pelo aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra causado pelas emissões humanas de gases do efeito estufa, como, por exemplo, a liberação do CO2 pela queima de combustíveis fósseis, queimadas, poluentes e o desmatamento exacerbado.

Sabemos que o 'aquecimento planetário' tem proporcionado uma série de ocorrências ruins, modificando a qualidade de vida e aumentando nossas preocupações. As conferências internacionais discutem diversas formas de conter o avanço da temperatura global, mas interesses sócio-econômicos não permitem que alguns países avancem nas suas atitudes, como, por exemplo, os Estados Unidos.


O segundo problema, a 'instabilidade climática', tem exposto a população mundial às grandes catástrofes. Chuvas intensas provocam alagamentos, deslizamentos e o caos em poucas horas. Ondas de calor, grandes quedas de temperatura e ventos de alta magnitude têm tirado muitas vidas pelo mundo à fora. Poderíamos dizer, que este segundo acontecimento, a instabilidade climática', está diretamente ligado ao primeiro, o aquecimento global. Seria a resposta planetária às inúmeras agressões que tem sofrido.


O terceiro problema tem assustado demais o brasileiro: falo do mosquito Aedes aegypti, A população tem perdido a paciência com esse mosquitinho 'feladamãe'. Eu mesmo, quando morei na Amazônia, peguei Dengue duas vezes. Na região, devido as chuvas intensas, é impossível realizar um controle mais eficaz no combate à doença.

Severino, um paraibano meu amigo, é porteiro do meu antigo prédio, em Salvador. Por telefone, me falou assim, sobre o o tal mosquito:

- "Seu dotô, essa muriçoca é coisa muito triste. Dizem que ela veio lá do Egito pra fazê besteira por aqui. Pió é que ela se veste de alvinegro só pra me cativar, porque eu sou torcedor do TREZE, na Paraíba e do CORINTHIANS, em São Paulo. Os dois times vestem preto e branco, igual ao danado do mosquito. Ele é tão inteligente que não faz a zoada que os borrachudos fazem e ainda carregam no bucho três molestias da 'gota': a Dengue, que eu já peguei 3 vezes e a muié 4 vezes, A 'Chikunguya', que, como é novidade, minha sogra já pegou. Ela adora uma novidade besta. E agora nós anda com medo da tal de 'Zica', tudo transmitido por este mosquito safado. 

Eu to ajudando a turma do bairro a acabar com este mosquito danado, dando geral pelas casas, já pegamos um monte de foco. A poliça até prendeu uma torcida organizada alvinegra, as cores preta e branca estão proibidas por lá. É uma luta muito difícil, seu dotô. Tem um monte de gente ingnorante que não cuida do seu lixo, joga pneu no quintal e muita coisa que acumula água da chuva, limpinha, que é tudo que a 'dona musquita' gosta pra botar seus ovos. Alguns cabras ficam rindo, zoando do povo que quer ajudar a combater essa praga de mosquito. Muitos ficam com cara de abestado quando os vigilantes da saúde chegam pra inspecioná suas casas. É só eles virarem as costas, que os moradores não fazem mais nada, continuam jogando lixo de qualquer jeito. Se a população não ajudá muita gente ainda vai morrer dessa praga, porque esse mosquito é muito ruim de matá"


 Esse relato, mais ou menos fiel, que você acabou de ler é a demonstração de que as pessoas mais humildes estão se mobilizando para combaterem um grande mal, que, depois da sujeirada política é o pior problema do país. Chego a acreditar que as Olimpíadas serão adiadas, pois a situação está fora de controle e as autoridades mundiais já consideram a 'Zika' uma 'pandemia', pois já rompeu a fronteira brasileira alastrando-se por outros países. A preocupação com a situação da saúde pública brasileira, em especial do Rio de Janeiro, sede da próxima Olimpíada, é muito grande.

 É, isso aí, Severino. Parabéns pela ajuda que você tem dado na luta contra o mosquito do Egito, como você falou, o AEDES AEGYPTI, este é o nome do danado que já matou muita gente e continua adoecendo milhões de pessoas no Brasil e no Mundo.



Vamos fazer um breve comentário sobre o avanço da DENGUE em 2015, aqui no Estado de Santa Catarina, um dos estados menos atingidos pelo AEDES em 2015. Foram registrados em Santa Catarina um total de 3.000 casos da doença, segundo informativo da Secretaria Estadual de Saúde.

~~0~~

FIQUE ALERTA

A quantidade de criadouros com larvas do 'aedes aegypti' vem crescendo nos últimos anos, assim como o número de municípios infestados por esse mosquito.
A fêmea do mosquito deposita seus ovos nas paredes internas de recipientes que tenham ou que possam acumular água parada. Em contato com a água, os ovos evoluem até se transformarem em mosquitos adultos. Quanto mais quente e úmido o clima maior será a população de mosquitos.

LOCAIS PARA INSPECIONAR REGULARMENTE

OBSERVE O AMBIENTE EM QUE VOCÊ VIVE.
ELIMINAR OS CRIADOUROS DO MOSQUITO AINDA
É A MELHOR ESTRATÉGIA PARA EVITAR ESSAS DOENÇAS.

~~0~~

PRINCIPAIS SINAIS E SINTOMAS DAS DOENÇAS 
TRANSMITIDAS PELO AEDES AEGYPTI


DENGUE
- FEBRE ALTA
- DOR ATRÁS DOS OLHOS
- DOR MUSCULAR INTENSA

CHIKUNGUNYA
- FEBRE ALTA
- DOR INTENSA NAS ARTICULAÇÕES QUE 
PODEM PROVOCAR A LIMITAÇÃO DOS MOVIMENTOS

ZIKA
- FEBRE BAIXA
- MANCHAS AVERMELHADAS PELO CORPO 
ACOMPANHADAS DE COCEIRA (EXANTEMA)
- INCHAÇO NAS ARTICULAÇÕES



ATENÇÃO

QUEM APRESENTAR ESSES SINAIS E SINTOMAS, 
DEVERÁ TOMAR MUITA ÁGUA, NÃO SE AUTOMEDICAR
E PROCURAR UMA UNIDADE DE SAÚDE.

~~~~0~~~~

VOCÊ SABIA?

ELIMINAR OS CRIADOUROS POTENCIAIS DOS MOSQUITOS É A PRINCIPAL MEDIDA CONTRA AS TRÊS DOENÇAS.

~~0~~

É IMPORTANTE PERMITIR E ACOMPANHAR A VISITA DO AGENTE DE SAÚDE NA SUA CASA.

~~0~~

CADA FÊMEA DO MOSQUITO COLOCA MAIS DE 100 OVOS POR VEZ.

~~0~~

OS OVOS PODEM DURAR ATÉ UM ANO E MEIO FORA DA ÁGUA.

~~0~~

SÓ AS FÊMEAS PICAM AS PESSOAS, ELAS PRECISAM DE SANGUE PARA AMADURECER OS OVOS.





Comentário Final

 Meus amigos, o caso é muito sério e para que tenhamos uma boa resposta na batalha contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças tão ruins, nada melhor do que nos unirmos e divulgarmos bastante as informações que ajudem no combate incessante contra este grande vilão. 

Comece inspecionando as suas casas, pelo menos uma vez por mês. Observe os vasos de plantas, vejam se as caixas d'água estão tampadas; desentupir as calhas para as águas da chuva; latas e garrafas acondicionadas secas e em sacos plásticos; mantenha os ralos vedados e desentupidos; troque, semanalmente, a água dos vasos de plantas aquáticas e lave o fundo do vaso com uma escova; plantas como as bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água com facilidade; trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana, utilizar uma capa como cobertura não impede a proliferação do mosquito.


Vamos juntos entrar nesta luta por uma vida mais saudável e mais feliz. Qualquer uma dessas três doenças acarreta, no mínimo, um grande mal-estar. Faça a sua parte. O Mundo agradece!


Tim-Tim!

Neo Cirne
Coordenador de UBAV-Brasil


Um Brinde À Vida Copyright © 2011 | Tema Desenhado por: compartidisimo | Distribuído por: Blogger