terça-feira, 13 de outubro de 2015

FABULOSA FÁBULA - Apresentação de nova coluna - - Por Neo Cirne

FABULOSA FÁBULA


Estamos inaugurando um novo espaço destinado ao mundo encantado das fábulas, que chamaremos de "Fabulosa Fábula". Semanalmente apresentaremos uma novidade para vocês. A fábula é uma forma de expressão literária onde os animais falam e interagem com os leitores. Normalmente, é usada na formação das crianças, que em seus mundos lúdicos encantam-se com os animais e com personagens encantados, como fadas, duendes, animais, reis e princesas.

É muito bom observar o prazer das crianças em ouvir um contador de histórias. Toda quarta-feira apresentaremos uma fábula bem legal para a apreciação de vocês e ao final, colocaremos um livro em promoção para quem nos mandar um e-mail, desejando ganhá-lo. 

Esopo e La Fontaine, foram os dois maiores fabulistas de todos os tempos. La Fontaine, dizia: "Acho que deveríamos colocar Esopo entre ao grandes sábios de que a Grécia se orgulha, ele que ensinava a verdadeira sabedoria, e que a ensinava com muito mais arte que os que usam regras e definições."

A fábula de hoje é uma das mais antigas que existe. Esopo foi um personagem quase mítico do século VI a.C. - Sabemos que ele foi um escravo libertado por seu último senhor, Xanto. Embora tivesse uma aparência estranha - consta que era corcunda - possuía o dom da palavra e a habilidade de contar histórias, onde os personagens eram animais e que, invariavelmente terminavam em tiradas morais. Suas fábulas inspiraram La Fontaine, como vimos acima.


Fábula do Dia


Dois galos e a Águia
(ESOPO)

Dois galos brigavam para comandar o galinheiro.
Depois de muito brigarem um colocou o outro pra correr.
O vencido foi se refugiar num recanto obscuro.
O vencedor, todo vaidoso, alcançando o alto de um muro,
pôs-se a cantar a todo pulmão.


Veio uma águia certeira e caiu sobre ele, levando-o pelos ares.
Saindo de seu esconderijo, seu rival pôde então se divertir com as galinhas.

Moral: 
Se você conseguir um grande sucesso não fique apregoando-o por aí, ninguém sabe a quantidade de interesses contrários você poderá despertar.




UBAV-Brasil está lançando um novo projeto que é concentrado no voluntariado para contação de histórias, para isto gostaríamos de contar com as pessoas de boa vontade que nos acompanham há anos e sabem da integridade dos propósitos que abraçamos. Dentre eles destacamos a cultura e o amor ao próximo. Assim, convidamos as pessoas que queiram dispor de uma horinha por semana para contarem histórias em algumas creches ou orfanatos, para isto vocês deverão fazer contato com a direção das instituições de suas cidades e estabelecer uma proposta simples, para reunir algumas crianças, e simplesmente, contar histórias.

Entendemos que a leitura é um veículo espetacular na formação do caráter de uma criança. A leitura melhora a fala, a comunicação e a maneira de ver o mundo, saindo um pouco do domínio da mídia eletrônica, fazendo-as pensar, refletir situações e viajar nos pensamentos.


Por favor, amigos, ajudem-nos nesta nova forma de atividade social. Você poderá interagir com idosos,  eles também gostam que lhes contem histórias boas e as fábulas, sejam de Esopo ou La Fontaine são deliciosos caminhos de prazer.

Estimule a leitura, primeiro, contando histórias pros seus filhos, netos, sobrinhos e parentes. Aos poucos, adquira alguns livrinhos especializados em fábulas e histórias com moral, elas sempre preenchem todas as perguntas após a leitura.


Vá em frente, seja um aliado de Um Brinde À Vida e ajude uma criança a ser mais feliz. Se você se dispuser a contar histórias em sua cidade, COMUNIQUE-SE COM UBAV-BRASIL, nós lhe enviaremos uma camisetinha do projeto e um livro de histórias. Vamos nessa? 

Vamos melhorar o mundo, mostrando às nossas crianças o imenso carinho que temos guardado por elas em nossos corações.

Tim-Tim!

Neo Cirne
Colunista e Fundador de UBAV-Brasil

PALAVRAS ILUMINADAS - (TERÇA-13/10) - A Mensagem Positiva de Frei Jaime Bettega


BOM DIA!
Pesando longe, lembrando de fatos, recordando algumas pessoas... 
No coração tem lugar para tudo. Às vezes é preciso fazer uma mexida. 
Reorganizar é viver mais adequadamente. 
Vamos em frente: essa terça tem jeito de segunda, mas é terça!

“As pessoas que espalham amor não têm tempo nem disposição para jogar pedras”
(Ir. Dulce)


Ao longo da vida, trilhamos inúmeros caminhos. Marcas são deixadas. Caminhos são feitos de pegadas. O que lançar nos caminhos da vida depende das escolhas. Tem pessoas que não cansam de espalhar amor. Não se preocupam se há ou não retorno. Estão convictas de que a missão consiste em multiplicar gestos de amor. Ocupam-se com o amor. Seus dias passam suavemente. Não sobra tempo para jogar pedras. Ninguém veio para este mundo para jogar pedras. Pedras são utilizadas para belas construções. Que nunca haja a tentação de jogar pedras. Os resultados não ajudam em nada. Pelo contrário, diminuem a vibração pela vida.

Especialistas em espalhar amor: esta é a missão dos humanos. A primeira recompensa se dá na paz interior. Ter paz não tem preço. O amor gera a paz. Uma pessoa que espalha amor experimenta satisfação e serenidade. A vida adquire sentido. Os dias acabam tendo outra tonalidade. Quer a felicidade? Não passe um dia sem espalhar amor por onde você andar. Mesmo que alguns insistam em jogar pedras, sejamos capazes de algo diferente e surpreendente: espalhar amor.

Não é tarefa impossível. Um sorriso, um abraço, um olhar demorado, uma escuta incondicional, uma confidência, um suspiro de alívio. O amor se multiplica, se desdobra, intensifica o melhor que há em cada um. Gastar tempo jogando pedras: que desperdício de dons e de oportunidades de felicidade.

Quem joga pedras experimenta, cedo ou tarde, a solidão. Só o amor aproxima, entrelaça, eterniza. Como é maravilhoso viver a partir da inspiração do amor.

Bênçãos! Paz e Bem! Santa Alegria! Abraço!





Frei Jaime Bettega é o pároco da Paróquia Imaculada Conceição, em Caxias do Sul, linda cidade da serra gaúcha. Vale a pena vocês conhecerem esta joia do belo Estado do Rio Grande do Sul. Aproveitem para visitar a Paróquia Imaculada Conceição e receberem as bênçãos de Deus através de Frei Jaime Bettega.

Sua palavra vai ao ar diariamente no seu Facebook e está presente na grade de nossa programação, sempre as terças, quintas e domingos. É um prazer retransmitir as palavras de Frei Jaime Bettega. Bom Dia!

Frei Jaime Bettega OFMCap

Um Brinde À Vida Copyright © 2011 | Tema Desenhado por: compartidisimo | Distribuído por: Blogger