quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

VIAJANDO COM TIM-TIM - - INHOTIM/MG - - Por Neo Cirne

VIAJANDO COM TIM-TIM - - INHOTIM/MG
 - UMA SURPRESA EM CADA FLASH -



Minas Gerais é um Estado muito lindo e possui inúmeras cidades gostosas de viver. Atualmente a imprensa tem focado apenas no desastre ambiental que ocorreu em Mariana, uma das muitas cidades históricas do estado. Parece que tudo virou lama em Minas Gerais, e temos certeza de que não é verdade. Por isso escolhi um dos muitos locais que o belo estado mineiro possui. Para começar esta série “Viajando com Tim-Tim”, iremos visitar o “Centro de Arte Contemporânea Inhotim”, o maior centro de arte ao ar livre da América Latina.


Você não precisa entender de arte ou de botânica para apreciar a beleza de Inhotim, um lugar que muitos ouvem falar, sonham em visitar e que costuma superar as expectativas de quem tem o privilégio de conhecer.

No parque vocês terão uma surpresa em cada flash. Guardarão na memória a história e a beleza da arte atual, pulsante, que chamamos de “Arte Contemporânea”, perfeitamente integrada com a natureza exuberante. O Brasil guarda um grande tesouro em seu interior, mais precisamente em Minas Gerais: INHOTIM - Um lugar mágico, belíssimo, que reúne o que há de melhor em museus, galerias de arte e parques.

O Instituto Inhotim está localizado na Cidade de Brumadinho, que fica a 60 km ao Sul da capital do estado, Belo Horizonte. Ele não funciona na segunda-feira. Para chegar ao parque, vocês poderão ir de carro ou ficarem hospedados em BH, curtindo a cidade. A gostosa noite belo-horizontina é uma grande pedida. No dia seguinte, poderão pegar um ônibus na rodoviária ou uma van, que parte da Loja Inhotim Savassi (Rua Antônio Albuquerque, nº 909, Funcionários, BH)i, e lá, no parque, passarem o dia. O parque possui restaurante, lanchonetes e lojas que possuem desde produtos assinados por designers reconhecidos mundialmente a peças de cerâmica produzidas por artesãos de Brumadinho. Maiores detalhes, vocês poderão ter através do site do instituto: http://www.inhotim.org.br/visite/como-chegar/.


No parque, além das obras de arte de renomados artistas, você encontrará um belíssimo conjunto arquitetônico natural. A Botânica assume seu lugar de destaque na grande obra e a natureza emoldura o lindo dia que irão passar. O parque abre às 09h30min as e fecha às 16:30 durante a semana e nos fins de semana às 17:30min. Garanto que toda a família irá adorar.

A viagem a Belo Horizonte deve ser o início das grandes emoções que o Estado de Minas Gerais proporciona. Parques belíssimos, a Lagoa da Pampulha, o Zoológico, o Estádio de Futebol “Mineirão”, uma culinária espetacular e a noite o permanente Festival de Comidinhas de Bar, sempre nos induzem a um papo gostoso com um povo alegre e gentil.

Bem, meus amigos, por hoje é só. Desejamos que tenham boas férias de fim de ano e que façam muitas viagens gostosas.

Tim-Tim!

Neo Cirne

Colunista de UBAV-Brasil