terça-feira, 22 de dezembro de 2015

PALAVRAS ILUMINADAS - (TERÇA-22/12) - A Mensagem Positiva de Frei Jaime Bettega


Bom Dia!
Olhando longe... Lembrando outros Natais,
mas imaginando detalhes desse Natal...
Há muita coisa por fazer, ainda. Vai dar certo!

“Não se despedace para manter os outros inteiros.”


A vida é feita de bondade e doação. Fazer o bem não é obrigação, mas condição para retocar cotidianamente a felicidade. Não existem pessoas infelizes. Tem gente menos feliz. Um pouco de felicidade todos têm.

O fato de estar vivo já é motivo suficiente para sentir-se feliz e empolgado com a vida. O dom da existência, por si só, é felicidade. Evidente que há situações em que as lágrimas são mais do que justas. Sofrer faz parte da condição humana. Não são poucos os que sofrem por achar que não deveriam sofrer.

Algumas coisas só se aprendem na dor. Poderia ser diferente, mas não é. Ainda bem que a dor tem a capacidade de moldar, retocar, conscientizar. Só sofre quem ama. O amor suporta a dor. Quanta resistência simplesmente pelo fato de amar. Porém, chega um momento onde é necessário fazer uma parada reflexiva: o que estou fazendo está ajudando a outra pessoa? Não convém se despedaçar para manter os outros inteiros. Toda ajuda tem um limite.

Amar é querer o melhor, sem se prejudicar ou se destruir. A outra pessoa deve querer ficar inteira e não dependente. Ajudar quem não se ajuda, é muito complicado. Quantas decepções quando não há reciprocidade! Se você já se partiu em pedaços para ajudar os outros, lembre-se que acabou não ajudando, além de se prejudicar. Quem ama deve permanecer inteiro e não em pedaços. Caso contrário, não está amando do jeito certo.

O amor nem sempre é correspondido, mas nem por isso você deve se despedaçar. Para amar adequadamente é preciso ter certo equilíbrio no amor próprio. Caso contrário, o amor provoca decepção.

As pessoas deveriam amar de tal forma para nunca sentir arrependimento por ter amado. Quem ama verdadeiramente sempre vai ficar inteiro. Vale a pena amar assim.


Bênçãos! Paz e Bem! Santa Alegria! Abraços!




Frei Jaime Bettega é o pároco da Paróquia Imaculada Conceição, em Caxias do Sul, linda cidade da serra gaúcha. Vale a pena vocês conhecerem esta joia do belo Estado do Rio Grande do Sul. Aproveitem para visitar a Paróquia Imaculada Conceição e receberem as bênçãos de Deus através de Frei Jaime Bettega.

Sua palavra vai ao ar diariamente no seu Facebook e está presente na grade de nossa programação, sempre as terças, quintas e domingos. É um prazer retransmitir as palavras de Frei Jaime Bettega. Bom Dia!

Frei Jaime Bettega OFMCap