terça-feira, 29 de dezembro de 2015

INCONTINÊNCIA URINÁRIA - - SAÚDE TIM-TIM! - - Apresentação Neo Cirne

SAÚDE TIM-TIM
Incontinência urinária

Há mais ou menos uns três meses, conversando com uma amiga, de 40 anos de idade, após ela ter espirrado ouvi o seguinte desabafo: - Neo me desculpe. Eu estou sofrendo com um problema chato que tem me tirado a alegria. Vou falar com você, pois sei que é uma pessoa discreta e amiga.

- Fale amiga. Se eu puder ser útil. Respondi-lhe.
- Estou com incontinência urinária, toda vez que espirro ou tenho uma crise de tosse, acontece uma liberação de gotinhas de urina. Isto está me deprimindo, falou. Começou numa seção de ginástica, na academia e tem piorado, agora nem posso espirrar. Ainda não procurei um médico. O que faço?
Disse-lhe: - Você sabe o que fazer, acabou de falar. Procure um médico urologista o quanto antes para investigar a causa, ele vai lhe ajudar. Ela tratou e ficou boa, me agradecendo recentemente.
Selecionei esse tema da incontinência urinária, pois sempre achei que era um problema exclusivo de idosos e não é. Muitos jovens podem passar por esse desconforto.

Vamos ver o que diz a Sociedade Brasileira de Urologia 
sobre a incontinência urinária?

O QUE É?

A Incontinência Urinária é definida como qualquer perda involuntária da urina. Ela atinge cerca de 10% de toda a população, tendo custos socais e econômicos elevadíssimos.

Além do desconforto, das limitações físicas e psicológicas a Incontinência Urinária pode ser a causa de outros problemas de saúde, como infecções, escaras e quedas com possíveis fraturas ósseas.

O seu médico sempre pode ajudar a diagnosticar e tratar a Incontinência Urinária, reduzindo os incômodos e as limitações que podem causar na sua qualidade de vida.

A Incontinência Urinária, apesar de muito comum, não é normal, em qualquer idade, mesmo nos idosos. Ela é de fácil diagnóstico, é sempre tratável e quase sempre curável.

Existem dois tipos clássicos de Incontinência Urinária, a de esforço e a de emergência:

INCONTINÊNCIA URINÁRIA DE ESFORÇO

Na incontinência urinária de esforço ocorre perda de urina durante situações em que ocorra aumento de pressão abdominal. Nesse caso a pressão abdominal vence os mecanismos de continência.
Ela pode ocorrer durante uma gargalhada, um espirro ou tosse. 
Pode ocorrer nas mudanças de posição (ficar de pé, por exemplo). Nos exercícios físicos, como correr e pular.



INCONTINÊNCIA URINÁRIA DE URGÊNCIA


Esta forma de incontinência consiste num súbito desejo de urinar sem que o paciente possa chegar ao toalete, resultando em perdas urinárias. Esse tipo de incontinência urinária ocorre em pessoas que possuem BEXIGA HIPERATIVA, síndrome clínica na qual ocorre um aumento da frequência urinária, urgência para urinar e o esvaziamento involuntário da bexiga.


Quando ocorre incontinência urinária de urgência:

- Em situações quando não há tempo de chegar ao sanitário para urinar - Ao colocar a chave na porta de casa - Ao mexer na água.
- Quando ocorre um aumento grande na frequência urinária, diurna e noturna, com o desejo súbito para urinar.
- Ao acordar muito de noite para urinar e ocorrendo perdas de urina, mesmo antes de chegar ao banheiro.


O SEU MÉDICO PODE LHE AJUDAR!


Qualquer médico pode fazer o diagnóstico e o tratamento da incontinência urinária, após o relato de suas queixas e o exame físico apropriado. Os casos mais complexos requerem a avaliação de médicos especialistas, geralmente Urologistas ou Ginecologistas com capacitação para realizar exames específicos, para diagnosticar e realizar cirurgias.
Muitas vezes o tratamento pode ser multiprofissional, além do médico, o Fisioterapeuta é o profissional mais atuante no tratamento da Incontinência Urinária.


MEDIDAS QUE AUXILIAM A EVITAR A IRRITAÇÃO DA BEXIGA:

- Algumas medidas gerais, simples, como evitar alimentos que irritem a bexiga como álcool - excesso de café e refrigerantes, ajudam bastante.
- Zelar por um bom funcionamento intestinal e promover o esvaziamento da bexiga frequente e completo trazem muitos benefícios para o tratamento da incontinência urinária.




Bem, meus amigos, estas foram as dicas de hoje para que você fique com uma saúde 100%. Uma SAÚDE TIM-TIM! Não abuse no álcool no período de festas. Alegre-se intensamente, mas beba com moderação.

Tim-Tim!


Neo Cirne
Colunista de UBAV
FONTE: SOCIEDADE BRASILEIRA DE UROLOGIA

Um Brinde À Vida Copyright © 2011 | Tema Desenhado por: compartidisimo | Distribuído por: Blogger