sexta-feira, 27 de novembro de 2015

FLORIANÓPOLIS, UMA GRANDE OPÇÃO PARA AS SUAS FÉRIAS - - Por Neo Cirne


Olá amigos, hoje falaremos de uma bela opção de lazer e passeio turístico. A ILHA DE FLORIANÓPOLIS, também conhecida como a Ilha de Santa Catarina ou a Ilha da Magia, terra de mil encantos e que temos muito prazer de estar residindo há alguns anos. Em Floripa encontrei um povo feliz, sorridente e brincalhão, bem parecido com o 'carioca autêntico' e, me sentindo em casa, fui ficando. Aqui as pessoas são responsáveis, possuem grande beleza e mantém a tradição de receber muito bem os turistas. A cidade é tranquila e a qualidade de vida por aqui é muito boa. Aqui o pedestre pode atravessar na faixa com tranquilidade, o respeito e a educação catarinense é modelo para os outros Estados do Brasil.


O Estado de Santa Catarina, o segundo mais ao Sul do Brasil, entre os Estados do Paraná e Rio Grande do Sul. Este pequeno estado brasileiro possui aproximadamente 6 milhões de habitantes. Seu território é de 95,4 km² de terras bem diversificadas. Assim como seu clima, que na região serrana atinge as temperaturas mais baixas do país. Porém, no litoral a temperatura muda, aquece mais e nos proporciona um contraste delicioso. Florianópolis é a Capital do Estado e tem uma população em torno de 450.000 habitantes em períodos normais, já, no verão, devido às suas belezas naturais e lindas praias a população triplica. Floripa, como é carinhosamente chamada está sempre de braços abertos para receber seus turistas.

FLORIANÓPOLIS, "A CAPITAL DA BELEZA E DA CORTESIA" 

 A ilha é cercada de lindas praias que vocês podem conhecer todas em dois ou três dias de passeio por diferentes roteiros. 

Para conhecer melhor a ilha você poderá utilizar o serviço do Ônibus de Turismo FLORIPA BY BUS, uma empresa familiar que dignifica o acolhimento ao turismo na cidade. A empresa que tem na direção a amiga Rosana, que, vez por outra, brinda os viajantes com seus interessantes comentários turísticos. Vamos aproveitar e curtir as férias e os dias de feriado prolongado.

 O ponto de embarque e desembarque dos passeios é o Shopping Iguatemi, localizado no Bairro Santa Mônica, Av. Madre Benvenuta, 687. A central de venda dos ticket's fica no piso L3, próximo a Praça de Alimentação. Garanto que é uma excelente dica de um agradável passeio. 

 

Florianópolis não é somente a ilha, a cidade também possui uma parte continental com excelentes opções de lazer. Florianópolis Continental é cercada pelas Cidades de São José e Palhoça (ao Sul) e Biguaçú e Governador Celso Ramos, ao Norte. Locais que também possuem seus atrativos turísticos. Praias serenas, boa condição de hospedagem e restaurantes agradáveis. Locais para dançar e festejar, como o TRINTÃO, bem na orla entre Floripa e São José, é uma casa noturna muito boa, mas é apenas uma das dezenas de boas opções. Fora isto, existe um detalhe muito bom para o turísta: a cortesia do catarinense, um povo bom e hospitaleiro.

N.S. das Necessidades (1750)

O turismo em Floripa é referência internacional. Terra de grandes festas e de lindas praias. O espírito açoriano, herdado dos imigrantes que povoaram a ilha há 250 anos atrás, personaliza a ilha. Os barcos de pesca, as rendeiras, o folclore, a culinária e a arquitetura colonial qualificam ainda mais o turismo. Vilarejos envoltos em tradição e história, como Santo Antônio de Lisboa (foto) e Ribeirão da Ilha que resistem aos avanços da modernidade.


As praias do Norte da ilha têm águas calmas e boa infraestrutura turística. Jurerê, Canasvieira (foto) e Praia dos Ingleses são as mais procuradas. 

Um pedacinho de Jurerê ficou conhecidíssimo, Jurerê Internacional, local em que muitos artistas e pessoas bem sucedidas têm suas casas de temporada. Um luxo e um local belíssimo, aberto a visitação permanentemente.


No Leste fica a linda Lagoa da Conceição (foto do pôr-do-sol) e as praias da Joaquina, Praia Mole e Barra da Lagoa, preferida pelos jovens adeptos dos esportes náuticos mais radicais.


O Sul da ilha é mais agreste e praias como a da Armação e Pântano do Sul atraem por sua tranquilidade, embora as suas águas sejam provenientes da corrente antártica, mais frias.   

 No Oeste da ilha fica a parte do Centro Histórico, Mercado Municipal e da Avenida Litoral Norte, que possui lindos Shoppings (Beira-Mar e Iguatemi) e um comércio muito farto. Além disso, meus amigos, é um local belíssimo e a vista da avenida litorânea lembra um pouco o Bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro.

Vale a pena você conhecer a Ilha de Santa Catarina, também conhecida como FLORIANÓPOLIS. Uma opção agradável para curtirem bem as férias.




Para terminar esta matéria quero mostrar o Hino de Florianópolis que é intitulado como "RANCHO DE AMOR A ILHA", garanto que é emocionante sentir os versos desta canção, vamos aos detalhes:


Rancho de Amor à Ilha é o hino oficial da cidade de Florianópolis, de autoria de Cláudio Alvim Barbosa (Zininho). Foi escolhido em 1965 através de um concurso promovido pela Prefeitura Municipal e oficializado pelo Projeto de Lei nº 877 de 27 de Agosto de 1968, de autoria do vereador Waldemar Joaquim da Silva Fº (Caruso).

AMIGOS QUERIDOS, OUÇAM A CANÇÃO, QUE CARINHOSAMENTE
FOI ADOTADA COMO HINO DA CIDADE. 
COM O ACOMPANHAMENTO DE WAGNER SEGURA (VIOLÃO) 
E INTERPRETADA POR JULIE PHILLIP. 
NOTA 10!



RANCHO DE AMOR À ILHA

Um pedacinho de terra,
perdido no mar!...
Num pedacinho de terra,
beleza sem par...


Jamais a natureza
reuniu tanta beleza
jamais algum poeta
teve tanto para cantar


Num pedacinho de terra
belezas sem par!
Ilha da moça faceira,
da velha rendeira tradicional
Ilha da velha figueira
onde em tarde fagueira
vou ler meu jornal.


Tua lagoa formosa
ternura de rosa
poema ao luar,
cristal onde a lua vaidosa
sestrosa, dengosa
vem se espelhar...

TIM-TIM!


        Neo Cirne         
Coordenador de UBAV-BRASIL