terça-feira, 3 de novembro de 2015

ALGUNS MINUTOS PARA PENSAR (I) - - O TEMPO PASSA PARA TODOS NÓS - - Por Neo Cirne

“ALGUNS MINUTOS PARA PENSAR”

- O Tempo passa para todos nós -


Às vezes, na vida há necessidade de que parar pra pensar por alguns minutos em fatos e ocasiões especiais que marcam o nosso dia a dia. Por isso, não poderíamos deixar de comentar o dia que passamos ontem, 02 de novembro, dia de finados. Ele é um momento que nos faz lembrar nossos antepassados e amigos que já partiram desse plano e, basicamente, chama a nossa atenção sobre a temporariedade da vida terrena, uma situação que normalmente evitamos pensar, pois nos incomoda bastante.

Saber que um dia chegaremos ao fim da convivência com pessoas e valores que guardamos com carinho durante a 1ª fase da vida nos agonia muito. Por pior que seja a condição humana que estejamos vivendo, ninguém, em sã consciência, deseja abrir mão da sua jornada e, simplesmente, partir. Só os desesperados partem por vontade própria. Devemos pensar que a vida terrena é um processo de construção que exige muito amor, dedicação, suor e lágrimas. A vida é bela, diria o poeta. É dura e exige um grande exercício de superação, nem tudo é uma maravilha, falaria o realista. Por isso, temos que fazer o melhor que pudermos nesta fase construtiva da vida. Na realidade, os dois estão certos. A vida é bela se soubermos enxergar sua beleza e bastante exigente no aprendizado evolutivo. Dizem os grandes mestres, desde a antiguidade, que só existem duas formas para alcançarmos a evolução espiritual, a primeira é através das boas ações e a segunda é através do sofrimento. Quanto mais bondade, solidariedade, honestidade, justiça e amor ao próximo maior a evolução. Já uma evolução espiritual calcada no sofrimento excessivo não é o melhor caminho.


Todos nós erramos e acertamos. Para evitar os nossos erros no início da vida nossos pais nos pegam no colo, cuidam de nós com carinho e nos aconselham sobre o que fazer, o que comer, com quem falar, o que vestir e aonde ir. São tantos os conselhos que, muitas vezes, quando chegamos à adolescência, para impor a nossa condição de independência de pensamento nos rebelamos com os padrões paternos e começamos a experimentar os conselhos do mundo. É a fase da experimentação, das escolhas e da rebeldia. Neste período, decisivo para a fase adulta, escolhemos a profissão que desejamos e os padrões que iremos seguir e, feitas as escolhas, vamos em frente. 

À medida que o tempo passa e por gostarmos muito de viver começamos a observar a temporariedade da vida.



“Como a vida passa rápido!” - Esta é uma afirmação que fazemos sempre. Também nos angustia muito ver alguns amigos e parentes partirem deste plano. É natural a partida, afinal somos a única espécie animal que possui a capacidade de pensar e refletir a vida. Somos homo sapiens, seres pensantes. Os outros animais vivem e interagem socialmente, mas não ficam fazendo planos para a vida ou com medo da morte. Simplesmente vivem.

A espécie humana tornou-se mais bonita e mais beligerante por pensar positiva ou negativamente. Saber pensar e cuidar do seu grande patrimônio de bons pensamentos é condição para você evoluir e avançar espiritualmente. Por isso, devemos sempre fazer o bem, evitar interagir com as coisas ruins, nocivas e destruidoras do nosso pensamento. Quando pensamos de maneira gananciosa e irresponsável poderemos causar grande sofrimento a nós, a nossos irmãos e até a uma nação inteira.

Somos frágeis seres pensantes que não sabem a força que possuem quando exercitam seus dons positivos. Por pensar na morte como o fim de tudo, muitos buscam toda sorte de erros para conseguirem uma condição que lhes deem lucros, patrimônio, luxo, riqueza, mesmo sabendo que nada disso levaremos para a 2ª etapa da vida. Aqui neste plano terreno nós chegamos nus e daqui nada levamos, ao pó voltaremos. Os faraós, colocavam em suas tumbas grandes tesouros para garantirem uma segunda etapa com luxo, ostentação e riqueza... Pobres faraós.

Não devemos nos angustiar com a morte, ela é só uma pausa, uma vírgula na continuidade da vida, não é um ponto final. Devemos sempre tratar bem os nossos semelhantes. Amigos e parentes devem sempre ser lembrados com carinho e gratidão. 

A lembrança de alguém que partiu lhe desperta a saudade? Saiba que isto é muito bom! Lembrar-se de alguém de quem ama, com carinho e saudade é a afirmação de que valeu a pena. Tenha certeza de que assim como nós, os ausentes também sentem nossa falta. Eles apenas saíram do nosso círculo de convivência.
Não faça da sua saudade um desespero, isto só aumentará a sua dor e o seu sofrimento. Causará, inclusive, naqueles que partiram uma dor desnecessária. Recorde-os não só no dia 02 de novembro, recorde-os sempre, diariamente, em suas orações e momentos de reflexão. Ore a Deus por eles e por você.

Pensar na vida é muito bom. Encontrar caminhos e soluções para os problemas da vida é melhor ainda. Mas ter a certeza que você pratica o bem, semeia o bem e deseja o bem de todos é muito melhor. Esta é a condicionante para você, na 1ª fase da vida, evoluir espiritualmente.

Não perca tempo pensando na morte. Apresse-se em fazer o bem, em perdoar, em construir uma corrente de amor e preparar seus filhos para um futuro cheio de paz, amor e alegria de viver. Não esqueça de agradecer “brindar” à vida, Deus ficará feliz ao observar a sua obra terrena. Afinal, o que levamos dessa vida é o bem que realizamos. O tempo passa para todos nós. O nosso exemplo e o amor que deixamos será o nosso maior legado.


Tim-Tim! Um brinde à vida!

Neo Cirne

Colunista e Fundador de UBAV-Brasil 

Um Brinde À Vida Copyright © 2011 | Tema Desenhado por: compartidisimo | Distribuído por: Blogger