Você é do tipo que vive cansado?
A correria do dia a dia deixa você sem disposição?
Pois saiba que a falta de ânimo não está somente relacionada ao estresse e ao excesso de atividade, mas também aos maus hábitos alimentares.
Uma dieta rica em gorduras saturadas, frituras, açúcares refinados, doces e produtos industrializados podem aumentar a sensação de cansaço, fadiga, sono e falta de concentração. Isso acontece porque o organismo precisa de mais energia para metabolizar esses alimentos, tirando a disposição para as atividades rotineiras.
SINAL VERDE
Uma dica para começar o dia mais disposto é substituir o pão branco pelo pão integral. Fonte de fibras, fornecerá energia por mais tempo. Essa regra também é válida para outros alimentos integrais.
A tapioca é uma ótima opção, pois é isenta de glúten e pobre em gorduras. Quando combinada com recheios magros e alimentos ricos em fibra, torna-se pouco calórica e promove a sensação da saciedade. A versão com banana, canela e chia, por exemplo, aumenta o pique.
Folhas de cor verde-escura, como espinafre, rúcula e brócolis são sempre bem-vindas por conterem grande quantidade de vitaminas A,D e E.
Ricos em cafeína, o chá verde e o café são altamente energéticos. Mas é preciso cuidado, pois estimulam a pressão arterial.
Invista também em frutas, que são boas fontes de vitaminas, minerais e fibras. A banana merece destaque pelo alto poder energético, ainda mais se for consumida com aveia e mel. Laranja, morango, kiwi, acerola, mexerica e limão são boas opções por serem frutas ricas em vitamina C.
Com propriedade antioxidante, o açaí possui vitaminas e minerais, ajudando na oxigenação das células. Com isso, melhora o sistema imunológico e afasta os riscos de gripes e resfriados.
Castanhas, amêndoas e outras oleaginosas contêm gorduras boas, proteínas, vitaminas, minerais e fibras que melhoram o desempenho das atividades diárias.
DICA DA NUTRICIONISTA
Além do consumo inadequado de alimentos, o desânimo pode estar relacionado a fatores como falta de sono, sedentarismo, jejum prolongado e baixa ingestão de água. Por isso, procure mudar seus hábitos para ter mais disposição e energia ao longo do dia.
Marcela Mendes
Nutricionista
TIM-TIM!