quarta-feira, 7 de outubro de 2015

A VERDADEIRA FORÇA ESTÁ NA DELICADEZA - - Por Neo Cirne

Durante toda a vida ouvi esta máxima: “Manda quem tem mais força”. Através dos livros de história que narram a evolução da humanidade observei que a verdade não era bem essa, ganha quem é mais delicado e gentil.

Numa breve comparação entre os sexos observamos que no passado os reis sempre reservaram aposentos especiais para suas rainhas, eles eram suntuosos e dotados de serviçais dedicadas. Deixavam-nas cercadas de atenção e de uma guarda reforçada em seus aposentos, pois sabiam do poder delicado de suas rainhas.


Os reis sabiam do poder imenso que suas rainhas possuíam sobre eles, pois através dos seus carinhos elas chegavam mais perto do coração do governante e influenciavam suas ações. Ou seja, no fundo quem manda, quem dá a palavra final, normalmente, é o rei, dizia ele: "SIM, SENHORA!". Mesmo com toda sua Força ele era sempre vencido pela Delicadeza da mulher. 

A história está recheada de casos assim, como Cleópatra, Dalila e Salomé e tantas outras. 


Os dias de hoje requerem um grande exercício de amorosidade e delicadeza, para aplacarem o ímpeto da violência predominante no planeta, inclusive no trato com a natureza. Se maltratarmos a natureza a resposta dela irá nos trazer grandes prejuízos. Trate a natureza com delicadeza, com respeito e amorosidade.



Nas salas de espera de ambientes médico/odontológicos, dificilmente escutaremos músicas fortes, agitadas. Existe uma grande necessidade de relaxar um pouco a tensão do momento ‘pré-consulta’. 
Recordo que em meus consultórios a música sempre esteve presente, principalmente a música suave, delicada e relaxante. Ela era capaz de quebrar a resistência dos temperamentos mais agitados e de me proporcionar um excelente "tempo de trabalho". 




Nos ambientes hospitalares vemos muitas placas pedindo silêncio, mas nas salas de espera das clínicas a neurociência diz que os estímulos sonoros de músicas suaves acalmam mais do que o silêncio. A eficácia do tratamento é sempre melhor com uma música suave, bem baixinha, para descontrair o paciente. 

Já pensaram se os médicos trabalhassem ouvindo música eletrônica ou um Rap, recheado de palavrões e incentivo à bandidagem? Qual seria o melhor resultado aos tratamentos, o do ambiente com músicas relaxantes (delicadas) ou músicas agitadas (fortes)?  Eu sei bem a resposta, afinal, foram mais de 30 anos tocando minha profissão de maneira tranquila. 



Para o ser humano ficar reconhecido como um líder ele precisará avaliar suas atitudes. Não há necessidade de fazer demonstração de força. Pelo contrário, deve mostrar sua capacidade em ser gentil, ter firmeza, administrar situações com sabedoria e delicadeza. Vejam o exemplo das artes marciais:


Alguns tipos de lutas são baseados em movimentos delicados e estimulam seus alunos a serem amantes da paz, como o Judô, o Karatê e outras. Têm como fundamento usar a luta, fora do ambiente de competição, apenas para defender a sua vida. Assim é o Goju-Ryu, um estilo do karatê, que busca aproximar os opostos, as energias antagônicas, para ser mais poderoso. “Go” significa a Força, enquanto “Ju” tem o significado de suavidade ou flexibilidade. Ryu quer dizer “estilo”. 

Este tipo de luta é especial e só os grandes mestres conseguem desenvolve-lo. Sendo suave nos movimentos e forte nos objetivos, o praticante surpreende os oponentes, conseguindo o controle da luta e à vitória. 



Poderia citar outros tipos de movimentos delicados provenientes de lutas marciais, como o Tai-chi-chuan. Os movimentos delicados que, se acelerados, transformam-se num eficiente método de defesa pessoal.


GRANDES PACIFISTAS


No campo social, recordo pessoas extraordinárias como Martin Luther King, pacifista norte-americano, e Mahatma Gandi, que marcaram sua passagem terrena como grandes revolucionários pregando a paz e a firmeza de suas ações. Destacamos Mahatma Gandhi, indiano, que foi um grande líder pacifista. Através de sua atitude tranquila, constante e verdadeira conseguiu a independência de seu povo do Império Britânico. Gandhi era um grande pensador e conselheiro de seu povo, empregou o Satyagrara - que é um movimento de resistência “não violenta” - na campanha da independência.



Frases de Mahatma Gandhi:

"De modo suave, você pode sacudir o mundo!"

~~0~~

"Mantenha seus pensamentos positivos, 
porque os seus pensamentos tornam-se as suas palavras"

~~0~~

É interessante este tema ‘delicadeza x força’, quase sempre a Força perde para a Delicadeza, pode até passar a impressão momentânea que a força sobrepuja a delicadeza, mas o que se consegue na base da força não possui consistência. Portanto, seja forte, constante e delicado na forma de observar e conduzir a sua vida; acredite que assim será melhor para todos que tiverem o prazer de conviver com você.

Se a delicadeza tem este brilho especial, ponha um pouco desta luz na sua vida e viva melhor! A verdadeira força está na delicadeza!
(Neo Cirne)




Tim-Tim!



Autoria: Neo Cirne
Colunista de UBAV-Brasil 

Um Brinde À Vida Copyright © 2011 | Tema Desenhado por: compartidisimo | Distribuído por: Blogger