terça-feira, 8 de setembro de 2015

SAÚDE EM GOTAS COM O PODER DA NATUREZA - FLORAIS DE BACH (III) (FINAL)

SAÚDE EM GOTAS COM O PODER DA NATUREZA
- FLORAIS DE BACH -
- (PARTE III - FINAL) -




Olá amigos, chegamos à terceira e última parte da matéria dedicada ao Médico Dr. Edward Bach, criador do método terapêutico conhecido como Terapia Floral de Bach. Um método especial, simples e sem contra indicações que incute uma nova consciência na maneira de prevenir e tratar doenças de forma global.


SAÚDE EM GOTAS - FLORAIS DE BACH 
(Final)


“A Utilização dos florais”

O método age como se descascasse uma cebola - só que a cebola, somos nós. Conforme você tira as camadas, vai chegando mais perto do núcleo. É desta forma, da superfície para a profundidade, que atuam os florais. Tem como princípio que equilibrada a situação, poderá aparecer outro aspecto desarmonioso, que então deverá ser tratado, até se chegar ao cerne do problema.
A vitória da saúde sobre a doença pode ser entendida nesses quatro passos:

·       A compreensão de que temos em nós mesmos o poder de superar tudo o que está errado;
·       O conhecimento de que a causa básica da doença é uma desarmonia entre a nossa personalidade e a nossa essência;
·       A vontade e a capacidade de descobrir que falha causa este conflito;
·       A eliminação da falha pelo desenvolvimento da virtude oposta


“Passe livre”

Os florais não têm contra indicação, podendo ser aplicados em recém-nascidos, crianças, jovens, adultos, velhos, plantas e animais.
Como o método foi desenvolvido para ser livremente usado por leigos, qualquer pessoa pode, em teoria, indicar um floral para outra. Essa forma de medicina vibracional, porém, como você já sabe, tem também o intuito de desenvolver o autoconhecimento - é esse o caminho mais adequado para quem quer fazer uso dos Florais de Bach. Ou seja: só depois de experimentar o sistema em si é que alguém deve ser capaz de indicar um floral para outra pessoa - após fazer o “Cura-te a ti mesmo”, nas palavras do médico inglês, Dr. Bach.


Preste atenção!

Para seguir a essência certa pra você, comece por esquecer qualquer doença física. Concentre-se em seu estado mental e emocional. Observando a si mesmo, seus desejos e limitações. Você pode gradualmente, começar a tomar o floral identificado para cada condição que percebe em si. O ideal é que você possua uma farmácia básica em sua casa e pesquisando sempre, através de livros especializados, os detalhes da indicação de cada essência floral.
Se ainda assim permanecerem dúvidas, siga a recomendação do Dr. Bach: Pergunte-se quais os defeitos que mais o irritam nas outras pessoas? - serão precisamente as falhas as quais você ainda tem traços, mas que está especialmente empenhado em se tratar. Ou, se achar mais fácil, pergunte-se: Que qualidades você mais admira nos outros? - serão aquelas que você precisa desenvolver.

Quem preferir, poderá consultar os profissionais especializados, como os terapeutas que trabalham com florais (no princípio, é muito difícil conseguir se auto-analisar) e saber que essência é a mais indicada para o seu caso. Outra possibilidade é se aprofundar no estudo dessa terapia, por meio de cursos. No Brasil existe o Instituto Dr. Edward Bach, representante do Edward Bach Centre, da Inglaterra, que coordena o Programa de Educação Internacional, composto de aulas para três níveis:

·       Nível I: apresenta os 38 florais de Bach Originais, mais o Rescue Remedy, e ensina a usá-los no dia-a-dia.
·       Nível II: trabalho prático, focalizado na vivência pessoal. Aprofunda o entendimento dos 38 florais.
·       Nível III: para quem deseja aplicar as essências profissionalmente. Desenvolve sobretudo as habilidades para a prática de consultas, além de desenvolver o entendimento das sutilezas das essências. O título dá à pessoa o título de Practitioner, pelo Bach Center.


(Palavra de UBAV) Recomendamos inicialmente, que procurem um terapeuta floral, ele terá prazer em lhe dar as informações iniciais. O aprendizado é necessário, tal qual uma criança que aprende a andar de bicicleta, no início ela necessita ter ao lado a presença de uma pessoa que saiba andar de bicicleta, para lhe amparar e incentivar, depois é só pedalar. Assim é com o atendimento com os terapeutas florais, nós os procuramos para as primeiras consultas e depois, já orientados, procuraremos identificar nossos problemas para tomar as ‘gotinhas curativas do Dr. Bach’.


UMA BREVE NOÇÃO
 PARA TER UMA FARMÁCIA FLORAL EM CASA:

O mais conhecido Floral:
RESCUE REMEDY - Em inglês, quer dizer resgate. É o mais utilizado em todo mundo, composto por cinco essências: Star of Bethlehem, Rock Rose, Cherry Plum, Clematis e Impatiens. Ele é indicado para três situações:

1.     Emergenciais: acidente, choque, alarme, pavor, nervosismo diante de uma situação qualquer.
2.     Antecipatórias: antes de tudo o que você sabe que pode lhe causar esse estresse. Por exemplo: uma entrevista de trabalho, um concurso ou um exame.
3.     Sofrimentos prolongados: pessoas que estão em tratamento constante, como por exemplo, hemodiálise ou depressão crônica. Nesses casos, o floral oferece um apoio ao tratamento e na luta contra a doença.

Em emergências, pode-se tomar 4 gotas de Rescue Remedy. Esse é o único floral que também existe em forma de creme. Sua ação umectante hidrata a pele e é um excelente cicatrizante.



“Conhecendo a Farmácia Floral de Bach”

Dr. Bach dizia que, um dia, todos os lares ainda teriam um ‘kit floral’.

Os 38 remédios, cada um para um estado mental ou de ânimo que afligem a humanidade, estão divididos em sete grupos, vamos citar seus nomes:

1. Para o medo:
. Aspen;
. Cherry Plum;
. Mimulus;
. Red Chestnut;
. Rock Rose;

2. Para indecisão, incerteza e insegurança:
.Cerato;
. Gentian;
. Gorse;
. Hornebeam;
. Scleranthus;
. Wild Oat;

3. Para falta de interesse pelo presente, pelas circunstâncias atuais:
. Chestnut Bud;
. Clematis;
. Honeysuckle;
. Mustard;
. Olive;
. White Chestnut;
. Wild Rose;

4. Para a solidão:
. Heather;
. Impatiens;
. Water Violet;

5. Para a sensibilidade a opiniões, ideias e influências externas:
. Agrimony;
. Centaury;
. Holly;
. Walnut;

6. Para o desânimo e o desespero:
. Crab Apple;
. Elm;
. Larch;
. Oak;
. Pine;
. Star of Bethlehem;
. Sweet Chestnut;
. Willow;

7. Para preocupação e o cuidado excessivo com o bem-estar dos outros:
. Beech;
. Chicory;
. Rock Water;
. Vervain;
. Vine;

* Estes são os 38 remédios do Método Terapêutico do Dr. Bach, agora, lembrem-se: mesmo não havendo contra indicação para a utilização dos florais, recomendamos mais uma vez que procurem um terapeuta floral para lhe orientar inicialmente, interesse-se e leia um pouquinho sobre cada um dos maravilhosos remédios do Dr. Edward Bach, depois, é só seguir observando e cuidando do seu corpo e de suas emoções.

Disponibilizamos uma tabela dos remédios de Bach, ela é prática e facilita muito a identificação dos problemas de saúde.





Tim-Tim!




COMENTÁRIO FINAL DE UBAV-BRASIL

Ficamos muito felizes de poder mostrar mais um caminho curativo neste imenso universo de opções que a medicina natural nos oferece. A maravilhosa Saga do Dr. Edward Blach demonstrou a sua competência e determinação em produzir um remédio novo, natural e que permitisse as pessoas um tratamento de forma global, que tratasse não só o corpo, mas, principalmente a alma. Este nobre médico inglês foi um visionário e abriu as portas do conhecimento a milhares de terapeutas que utilizam seu método de tratamento.

Nossa homenagem ao Dr. Edward Bach e a todos os terapeutas que ajudam a difundir esta experiência fantástica que é o tratamento floral.  

Neo Cirne
Colunista de UBAV-Brasil




ILUSTRAÇÃO: 
Figuras e Foto da Web 
Fonte:
Coleção Caras Zen
Bibliografia
BACH, EDWARD. Os remédios florais do Dr. Bach - Ed. Pensamento, 2003
MACPHERSON, HUGH. As Qualidades Positivas dos Florais de Bach - Ed. Aquriana, 1989.

Um Brinde À Vida Copyright © 2011 | Tema Desenhado por: compartidisimo | Distribuído por: Blogger