“Como
é formado o caráter de cada pessoa?”
-
EDUCAÇÃO -
Assim se forma o caráter
Por
mais insignificante que seja uma ideia que você teve, se pensar nela todos os
dias, irá se avolumando, sistematizando e se tornará parte integrante do seu
caráter (ou tendência mental), do mesmo modo que um minúsculo óvulo, ao ser fecundado,
se subdivide originando células que irão se multiplicando; o aglomerado de 400
trilhões a um quatrilhão delas forma a complexa e bem elaborada estrutura do
corpo humano. Se você deseja possuir um caráter bondoso, firme, amoroso,
sensato, deve viver o seu dia-a-dia de modo que seu pensamento, mesmo a uma
questão insignificante, seja sempre fundamentado no bem, no amor sincero, na
consideração ao próximo.
Todos
os atos e pensamentos de uma pessoa são gravados e armazenados no vídeo-tape do
Universo e formam um “molde espiritual” que constitui o seu caráter.
“A Educação das crianças e
adolescentes que
estão no período de formação do caráter”
Por
este motivo, é questão de crucial importância a maneira de educar crianças do
jardim-de-infância e do primeiro grau, cujo caráter ainda não está formado
(isto é, encontra-se no período de formação), pois definirá o caráter que terão
pelo resto de suas vidas. Deixar a educação das crianças a cargo de professores
de ideias subversivas - que julgam ser uma característica do espírito de
independência tecer críticas e rebelar-se contra os superiores e induzem seus
alunos a se revoltar contra os pais, o diretor e outras autoridades escolares -
é colaborar para a realização de um curso preparatório para formar “hábeis
combatentes da revolução”. Se tais professores tomarem a liberdade de
introduzir na mente das crianças e dos adolescentes a ideologia subversiva,
levados pela ideia de que “o Estado não tem o
direito de educar o povo segundo seus critérios; este direito está nas mãos do
próprio povo” (no Japão, numa decisão sobre livros didáticos, o Juiz
Ryokichi Sugimoto, em 1970, proferiu esta frase). E completou: "No futuro a maioria da
população terá ideias subversivas e o país começará a trilhar o caminho da
decadência".
“Como harmonizar o todo,
manifestando cada qual a sua individualidade”
Observando
as engrenagens do relógio, percebemos que as rodas denteadas são de diversos
tamanhos e giram em sentidos diferentes, umas para a direita e outras para a
esquerda. Elas estão engrenadas de modo preciso e movimentam-se em perfeita
harmonia, com o mesmo objetivo. O relógio funciona com precisão porque todas as
peças se movimentam em conformidade com a ideia de quem o projetou. As
diferenças existentes no tamanho e na quantidade dos dentes, no número das
rotações e as presenças de dispositivos peculiares, demonstram que cada
engrenagem tem características próprias. Apesar das diferenças, todas as peças
funcionam segundo o mesmo projeto. O relógio cumpre perfeitamente a finalidade
de indicar as horas com precisão porque todo o seu mecanismo converge para um
único propósito.
Os
seres humanos também, apesar das diferentes características individuais, agem
em função do todo e convergem para um único Centro. O Reino de Deus, ou o Mundo
da Imagem Verdadeira, é o lugar onde cada qual manifesta a sua individualidade
e tudo transcorre em harmonia.
- CARO EDUCADOR, VAMOS PRATICAR? -
Converse com seus alunos sobre a importância de perceberem valores em si e nos outros. Após discussão, peça a eles que registrem as qualidades positivas que encontraram.
Fonte:
TANIGUCHI, Masaharu. “Viver
junto com Deus” - A Verdade em 365 Preceitos
Editora:
Seicho-No-Ie do Brasil - Ed. 2000 . pp.64-65, 67-68