quarta-feira, 9 de setembro de 2015

“Como é formado o caráter de cada pessoa?” - (Educação) - Artigo escrito por Masararu Taniguchi

“Como é formado o caráter de cada pessoa?”

- EDUCAÇÃO -

Assim se forma o caráter


Por mais insignificante que seja uma ideia que você teve, se pensar nela todos os dias, irá se avolumando, sistematizando e se tornará parte integrante do seu caráter (ou tendência mental), do mesmo modo que um minúsculo óvulo, ao ser fecundado, se subdivide originando células que irão se multiplicando; o aglomerado de 400 trilhões a um quatrilhão delas forma a complexa e bem elaborada estrutura do corpo humano. Se você deseja possuir um caráter bondoso, firme, amoroso, sensato, deve viver o seu dia-a-dia de modo que seu pensamento, mesmo a uma questão insignificante, seja sempre fundamentado no bem, no amor sincero, na consideração ao próximo.

Todos os atos e pensamentos de uma pessoa são gravados e armazenados no vídeo-tape do Universo e formam um “molde espiritual” que constitui o seu caráter.

“A Educação das crianças e adolescentes que
 estão no período de formação do caráter”

Por este motivo, é questão de crucial importância a maneira de educar crianças do jardim-de-infância e do primeiro grau, cujo caráter ainda não está formado (isto é, encontra-se no período de formação), pois definirá o caráter que terão pelo resto de suas vidas. Deixar a educação das crianças a cargo de professores de ideias subversivas - que julgam ser uma característica do espírito de independência tecer críticas e rebelar-se contra os superiores e induzem seus alunos a se revoltar contra os pais, o diretor e outras autoridades escolares - é colaborar para a realização de um curso preparatório para formar “hábeis combatentes da revolução”. Se tais professores tomarem a liberdade de introduzir na mente das crianças e dos adolescentes a ideologia subversiva, levados pela ideia de que “o Estado não tem o direito de educar o povo segundo seus critérios; este direito está nas mãos do próprio povo” (no Japão, numa decisão sobre livros didáticos, o Juiz Ryokichi Sugimoto, em 1970, proferiu esta frase). E completou: "No futuro a maioria da população terá ideias subversivas e o país começará a trilhar o caminho da decadência".

“Como harmonizar o todo, manifestando cada qual a sua individualidade”

Observando as engrenagens do relógio, percebemos que as rodas denteadas são de diversos tamanhos e giram em sentidos diferentes, umas para a direita e outras para a esquerda. Elas estão engrenadas de modo preciso e movimentam-se em perfeita harmonia, com o mesmo objetivo. O relógio funciona com precisão porque todas as peças se movimentam em conformidade com a ideia de quem o projetou. As diferenças existentes no tamanho e na quantidade dos dentes, no número das rotações e as presenças de dispositivos peculiares, demonstram que cada engrenagem tem características próprias. Apesar das diferenças, todas as peças funcionam segundo o mesmo projeto. O relógio cumpre perfeitamente a finalidade de indicar as horas com precisão porque todo o seu mecanismo converge para um único propósito.

Os seres humanos também, apesar das diferentes características individuais, agem em função do todo e convergem para um único Centro. O Reino de Deus, ou o Mundo da Imagem Verdadeira, é o lugar onde cada qual manifesta a sua individualidade e tudo transcorre em harmonia.
 
 - CARO EDUCADOR, VAMOS PRATICAR? -

Converse com seus alunos sobre a importância de perceberem valores em si e nos outros. Após discussão, peça a eles que registrem as qualidades positivas que encontraram.





Fonte:
TANIGUCHI, Masaharu. “Viver junto com Deus” - A Verdade em 365 Preceitos

Editora: Seicho-No-Ie do Brasil - Ed. 2000 . pp.64-65, 67-68