segunda-feira, 14 de setembro de 2015

A DICA DA SEMANA: "SEJA SOLIDÁRIO E FAÇA UM BEM A VOCÊ MESMO" - - - De Dulce Magalhães


O melhor e mais contundente sintoma para perceber se você saiu da posição incômoda e dolorida de carregar o mundo nas costas é a medida de sua solidariedade. Quanto mais solidários nos tornarmos, mais nossa tarefa de levar a vida se torna compartilhada e leve.

Parece um paradoxo que, ao nos abrirmos para cooperar com o outro, estejamos ganhando leveza e nos tornando menos atarefados. Como isso será possível?

No cérebro, tudo o que processamos redefine continuamente o mapa plástico e elástico cerebral. Uma experiência feita nos Estados Unidos, a respeito da capacidade de poupar das pessoas, demonstrou que os doadores eram melhores poupadores que os não doadores. No período de dois anos do estudo, as pessoas que fizeram doações conseguiram poupar uma quantia três vezes maior que a guardada pelo grupo de não doadores.

Esse princípio vale para qualquer recurso a ser gerido na vida, inclusive o tempo. Ao doar seu tempo para alguma causa em que você realmente acredita, você estará criando condições internas para que a gestão do tempo aconteça dentro de uma perspectiva cerebral de abundância e prosperidade.

Se já não bastasse o fato de que a solidariedade é que faz a vida comunitária mais aprazível, ainda há a vantagem extra de reordenar nossa percepção e nos educar, no sentido mais profundo do termo, para um uso mais adequado e equilibrado do tempo. 

Ao exercermos nossa solidariedade, também estamos ampliando nossa visão sobre todas as coisas e, automaticamente, reprogramando nossas prioridades, nos desfazendo de metas menos consistentes e aumentando a clareza do que realmente traz valor à existência.


O exercício da solidariedade é o caminho mais rápido para nos tornarmos conscientes e livres.

SEJA SOLIDÁRIO E FAÇA UM BEM A VOCÊ MESMO.


Tim-Tim!

Do livro: Superdicas para administrar o Tempo e aproveitar melhor a Vida.
Autora: Dulce Magalhães.
Editora: Saraiva