sábado, 22 de agosto de 2015

TESTE: Críticas e Pensamento Negativo? Nem Pensar! - - Por Neo Cirne

Críticas e Pensamento Negativo?
Nem Pensar!


Sempre ouvia meu pai dizer: “Meu filho, se você desejar ter um futuro feliz deverá evitar as críticas e zelar pelos seus pensamentos”. A qualidade do que pensamos é um fator importante na construção de um futuro próspero. A prosperidade é constituída pelo somatório dos momentos em que você obtém êxito. Quem tem o hábito de pensar positivo tem maiores possibilidades e  muita chance de conquistar os resultados desejados.

Muita gente passa boa parte de suas vidas reclamando. Reclamam de tudo e pensam negativamente.  Conheço alguns que se acostumaram tanto a reclamar, que nunca mais pararam, tornaram-se uns chatos. Tudo que eles fazem sempre carrega uma dose extra de fracasso, tristeza e crítica. Vivem buscando detalhes aos quais possam criticar. Não conseguem distinguir mais o que é belo, só enxergam o que é feio para poderem criticar. 

Convivi com pessoas que já acordavam reclamando. Se fossem saudadas pela manhã com um amistoso BOM DIA, respondiam: POR QUÊ? Eram amargas e queixavam-se de tudo. Falavam, também, que tinham poucos amigos, o que é natural, pois o pessimista é, realmente, um chato por natureza. Eu sei que a reclamação constante é um vício terrível, pode ser visto como um quadro patológico. É natural que reclamemos de algumas coisas, mas tornar a reclamação uma característica de sua vida, é uma tragédia pessoal.


Nas redes sociais é muito comum vermos aqueles amigos que postam seguidamente “mensagens negativas”. Adoram falar mal de tudo, são os 'donos da verdade'. Falam de uma forma tão intensa que chegam a enjoar, pois postam dezenas de mensagens diariamente. 

Na nossa seleção de amizades costumamos nos aproximar das pessoas que tenham uma sintonia meio assemelhada com a nossa. Quando estamos ao lado de amigos legais somos capazes de gerar alegria, satisfação e de compartilhar boas expectativas, mesmo na hora da divergência tudo corre bem. Se comentamos, eventualmente, lances que geram ansiedade ou mesmo, fazemos alguma crítica, isto será bem absorvido, pois é normal. 
Porém, se o assunto da conversa tem seu foco somente na crítica não haverá meio de sustentar esta amizade por muito tempo, a tendência será acabar, a não ser que o amigo seja igualmente um pessimista.  O crítico procurará sempre uma pessoa que se identifique com ele, que seja chato como ele e se disponha a ouvi-lo, por isso ele têm poucos amigos.

Devemos afastar a negatividade de nossas vidas e adotar uma postura mais positiva. Para isto, devemos exercitar a crítica construtiva e o pensamento positivo.

Na vida, nem sempre, as coisas acontecem da maneira que desejamos. Devemos entender que errar é humano e que devemos fazer o melhor, mas criticar demais é um vício deprimente. Todos nós temos o direito de criticar pessoas e fatos, ainda mais nos dias de hoje, cheios de maus exemplos por parte de quem deveria dar o exemplo, já que ocupam cargos relevantes, 

UBAV quer lança um desafio para ajudar você a diminuir o hábito de criticar. Sugerimos que faça o teste e avalie a intensidade crítica que você possui, caso ela seja muito grande você terá tempo de reavaliar-se antes de observar que, por excesso de crítica e pensamento negativo, perdeu boa parte de seus amigos. O teste durará uma semana e se chamará “Crítica Nota Zero”. 

Faça assim:

 Arranje uma folha de papel, faça uma pequena tabela (igual ao exemplo abaixo), escreva no cabeçalho: Programa Crítica Nota Zero. A parte difícil é que você andará com a tabelinha no bolso anotando as críticas ou elogios que você fizer... Só isto.

“PROGRAMA CRÍTICA NOTA ZERO”
CRÍTICAS
(0)
















ELOGIOS
(1)

















COMO PONTUAR:

Você contará uma NOTA ZERO (0) toda vez que estiver verbalizando uma crítica. Você até pode pensar numa crítica, mas não poderá falar a ninguém.  Por outro lado, você marcará UM PONTO (1) toda vez que fizer um comentário elogioso a quem quer que seja.

ATENÇÃO: 
Para cada crítica que fizer você eliminará dois elogios anotados.

Assim, no final da “Crítica Nota Zero” observe se você conseguiu atingir 10 pontos, caso não tenha conseguido... Tente novamente, mais uma semana. Só pare quando conseguir a "Nota 10". Assim mudará o seu jeito crítico. Não é difícil a mudança, você é capaz.

O objetivo deste teste é exercitar a tolerância e estimular a sua positividade 
ajudando a construir um futuro melhor.

Quem sabe assim, comecemos a diminuir esta onda absurda de pessimismo, caos e crise que invade os nossos dias. 

Evite as críticas, pense positivamente e ajude o universo a prosperar. O ato de reclamar diariamente vicia, prejudica você, seus relacionamentos e a própria vida.

Desejamos um futuro positivo para todos, recheado de bons pensamentos e sem críticas excessivas. 


Pense Grande... 
Pense Positivo que a Vida Agradece!


Tim-Tim!

Texto: Neo Cirne



Um Brinde À Vida Copyright © 2011 | Tema Desenhado por: compartidisimo | Distribuído por: Blogger