quarta-feira, 22 de julho de 2015

"NEO DAY" - ACREDITE NA SUA INTUIÇÃO - Comentário de Neo Cirne.



- Neo-Day... Mensagem para um novo dia.-

ACREDITE NA SUA INTUIÇÃO -

Muitas vezes tomamos iniciativas ou decisões que não fazem lógica alguma dentro do momento que estamos vivendo. Parecem não ter uma explicação lógica. Às vezes, até contrariam o senso comum, mas que no final da conta fazem todo sentido. Quantas vezes tomamos decisões sem saber o por quê. A maioria das vezes acertamos na escolha. Parece que temos dentro de nós uma capacidade a mais. Um dom meio desconhecido ao qual batizamos de intuição. Será que podemos ter intuições confiáveis?

Desde os primórdios de sua existência, que o ser humano questiona o fato de possuir a capacidade de tomar decisões sem ter nenhum apoio em teses explicativas, agindo no impulso. Parece que "algo" dentro de nós chama a nossa atenção e indica o caminho certo. Estes fatos não são constantes, vez por outra tomamos decisões erradas. Talvez, exista uma lógica nesta ação. Vamos ver: se uma pessoa costuma agir sempre no impulso, não podemos qualificar suas ações como intuições e sim, fruto de suas decisões pessoais. Acertar ou errar fazem parte do jogo da vida. Mas existe uma pergunta que não quer calar: " Será que existe algo de sobrenatural na capacidade humana de intuir ou trata-se de um fenômeno que a ciência aceita e explica?


A palavra intuição deriva do Latim intueri, que significa 'ver por dentro', perceber o que está oculto para os outros. Falamos de mais um sentido que possuímos, uns classificam-no como o Sexto Sentido.

Sentidos são atributos da natureza que permitem o ser humano conectar-se ao mundo que o rodeia. Os cinco sentidos clássicos são: a visão, a audição, o olfato, o paladar e o tato. Eles nos permitem observar os detalhes do mundo e a nossa capacidade de interagir com ele. Diferente dos sentidos clássicos, a intuição não possui nenhum órgão periférico. Ela usa diretamente o cérebro, nossa "central de processamento".

A intuição, então, seria mais um sentido colocado à nossa disposição, pois a sua finalidade é exatamente a mesma dos demais: melhorar nossa relação com o mundo e facilitar a vida. A maior parte das informações que temos sobre o cérebro foram descobertas nos últimos 40 anos, sendo a neuro ciência um capítulo da biologia humana que mais avança na atualidade e, a respeito da intuição, ela nos diz algumas coisas. Por exemplo, para que a intuição ocorra, pelo menos duas condições são necessárias: a existência de um registro inconsciente derivado de experiências anteriores e um cérebro relaxado. Dizem que os grandes mestres de Ioga conseguem trabalhar bem o seu corpo, alguns relaxam o cérebro levando-o à uma frequência baixíssima e em outras experiências conseguem até parar o coração por alguns minutos.


Sem Misticismo

Não existe nada místico em acreditar na nossa capacidade intuitiva, o respeito de pessoas célebres pelo que chamamos de intuição sempre aguçou a nossa curiosidade. O filósofo Platão, por exemplo, distinguia quatro formas de conhecimento: a crença, a opinião, o raciocínio e a intuição. Considerava menores a crença e a opinião, pois dizia que ambas faziam parte da ilusão e da aparência. Já o raciocínio, segundo o filósofo, é importante para treinar o pensamento, deixá-lo preparado para atingir a intuição e, dessa maneira, acessar o mundo das ideias, ou a essência que constrói a realidade.

Quantas vezes exercemos a nossa intuição e muitas vezes de forma natural, despercebida. Mas devemos observar mais as nossas atitudes e as respostas do nosso corpo aos fatos e situações expostas pelo mundo. Leia mais, observe mais, não contamine a sua mente com tragédias ou notícias ruins. Viva plenamente. Saboreie a vida como um delicioso sorvete de casquinha e saiba que o melhor do sorvete está no final da casquinha. Portanto, saboreie a vida totalmente, até a ponta da casquinha.



Durante o prazer de viver você terá muitas intuições, saiba que elas possuem um certo grau de verdade e razão. Na hora das decisões siga o seu coração, que lhe dará prazer e emoção. Mas, siga a sua razão, ela lhe trará paz. A razão mora no cérebro, mesmo local em que reside a INTUIÇÃO.

Aproveite a Vida e construa um Novo Dia Feliz!

Tim-Tim!



Neo Cirne
Colunista de UBAV-Brasil



Um Brinde À Vida Copyright © 2011 | Tema Desenhado por: compartidisimo | Distribuído por: Blogger