quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

RUBEM ALVES, UM GRANDE MESTRE (I) - - POR UMA NOVA EDUCAÇÃO - Por Neo Cirne


Com esta matéria começaremos a publicar alguns artigos que procurarão mostrar o pensamento de Rubem Alves (1933 - 2014), grande educador brasileiro. Mineiro de Boa Esperança foi pedagogo, filósofo (com Doutorado na Universidade de Princeton-USA), teólogo, psicanalista, cronista e contador de estórias. Recentemente falecido, era um dos mais brilhantes intelectuais brasileiros. 


Gostávamos muito do nobre escritor e tentávamos interpretar o pensamento do grande mestre da Educação. Podia observar, ao longo da pesquisa que fiz, que uma das coisas que ele mais gostava era fazer comparações ilustrativas para clarear o pensamento de todos. Sua obra era voltada aos mestres, aos alunos e ao público, em geral. 



A maneira doce com que conduzia os seus pensamentos encantava a todos. Usava uma linguagem fácil, sem palavras rebuscadas para exprimir seus sentimentos e opiniões. Amava a beleza transformadora do ensino, a poesia, a música, a natureza e a reverência pela vida. Amava principalmente a Educação e a destacava como a fonte e esperança na criação de um mundo melhor. Poderia dizer, sem ousar, que Rubem Alves, cumpriu sua missão com grande prazer, simplicidade e sabedoria. Prazer em amar a vida. Simplicidade de ações, o que as tornaram mais profundas e Sabedoria para aprender e transmitir todo seu vasto conhecimento de forma doce e equilibrada. Enfim, foi um grande craque no time dos educadores brasileiros.

  Neste primeiro artigo mostraremos alguns de seus pensamentos sobre o tema educação.





Apaixonado por uma nova forma de pensar. Questionava a mesmice das perguntas dos professores cansados e desmotivados. O seu grande amor pelas crianças pedia uma possibilidade para que elas se manifestassem de forma natural. 




Rubem Alves, tinha definições maravilhosas como essa, que falava dos cabides de memória. Muito interessante e pura verdade.
Era um homem altamente politizado e questionava quase tudo que sufocasse o avanço educacional. Era amado pelos que são ávidos por mudanças na esfera educacional e odiado pelos contrários.



Escreveu passagens lindas. Frases e textos maravilhosos. Em nosso site já publicamos muitos textos interessantes escritos pelo grande mestre, como este, por exemplo que deixamos o link: http://www.ubavbrasil.com.br/2012/03/grandes-mestres-da-literatura-rubem.html - Se você ainda não leu, não perca a oportunidade.


Mais um pensamento de Rubem Alves


Sempre questionador e atuante o querido mestre estará sempre presente
no coração das pessoas envolvidas no processo educacional brasileiro.


Bem, meus amigos, por hoje é só. Na segunda matéria Rubem Alves será lembrado por seus pensamentos que falam de sabedoria, religião, vida-morte, sentimento, filosofia, poesia, pensamentos, filosofia, ciência e política.






RUBEM ALVES
um grande mestre




TIM-TIM!



Neo Cirne 
Colunista de UBAV-BRASIL





Um Brinde À Vida Copyright © 2011 | Tema Desenhado por: compartidisimo | Distribuído por: Blogger