terça-feira, 16 de dezembro de 2014

AÇÃO FINAL DE UBAV-BRASIL - À VIAGEM À CANOINHAS/SC - Por Neo Cirne

Olá amigos, com prazer mostraremos a vocês uma sequência fotográfica da viagem que fizemos ao norte do Estado de Santa Catarina, para entregar as premiações da ganhadora do 8º Concurso de Frases e da instituição apoiada por ela. Antes, porém, quero tecer um comentário de que esta foi a premiação da frase mais bonita, a campeã, do concurso do ano passado (2013). 

Deixamos a votação final para acontecer no mês de agosto, um mês intermediário entre a copa do mundo e as eleições majoritárias. A divulgação do resultado foi feita em 20 de setembro (matéria: http://www.ubavbrasil.com.br/2014/09/informacao-resultado-da-votacao-final.html). 


A frase eleita campeã do 8º Concurso foi esta:


"A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. 
Por isso, cante, chore, dance,ria e viva intensamente, 
antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos".
(autor: Charles Chaplin) 
- BICAMPEÃO DO CONCURSO DE FRASES UBAV-BRASIL -


A partir do instante que terminou a votação final começamos a pensar numa data que compatibilizasse tudo; A viagem à Canoinhas, A oferta da premiação e A realização de uma bela confraternização.

Assim, descreverei cada uma destas etapas, vamos começar?


DIA 09/12

Acertei os últimos detalhes para poder viajar. Uma revisão no carro, uma passagem no fisioterapeuta pra uma boa massagem nas pernas, uma alimentação mais saudável e uma maleta repleta de camisetas e banners do projeto. Chovia em Floripa, mas o dever me chamava. Tinha que terminar o movimento que me predispus a realizar, o concurso. As dez etapas classificatórias tinham sido realizadas em 2013. Como não realizaríamos o 9º concurso este ano, optamos por deixar a votação da frase vencedora de 2013 para agosto de 2014. 



Coincidentemente, a frase eleita saiu para uma pessoa que tem surpreendido a todos com seu esmero na arte solidária. Rita de Cássia Gonçalves, que com sua alegria motivou amigos e alunos para fundarem o Grupo Canoinha Feliz. Um grupo muito ativo que realizou, só este ano, mais de 10 ações sociais.

Chegou a hora de partir

A chuva diminuiu e as 11:30m começamos a nossa viagem, digo "nossa" por força do hábito, pois sei que nunca estou sozinho, Deus está comigo nesta missão. 
Com a estrada limpa e com o tempo firmando, calculei que levaria em torno de cinco horas e meia de viagem. Um engano, sabem por quê? Não resisti aos encantos da estrada. Peguei a BR 101, rumo Norte e fui passando pelas cidades da orla, como Itapema, Balneário Camboriú e outras. Até Joinville eu fui bem, as pernas doíam um pouco. Parei 15 minutinhos para abastecer, fazer um lanche e esticar as pernas, ativar a circulação. Estava na hora de deixar a BR 101 e pegar mais 200 km para chegar no meu destino. Entre lindas montanhas, e vales maravilhosos corria a rodovia, 280 e a Estrada Dona Francisca, ambas, muito bem pavimentadas e dotadas de grande beleza. 


Nesta parte da viagem fui brindado com um grande presente... "um lindo caminho". Ele levaria às cidades do imponente planalto norte do Estado de Santa Catarina. Passei por Campo Alegre, São Bento do Sul, Rio Negrinho, Mafra e Canoinhas.


Nos primeiros quilômetros pude observar a forte influência da vegetação repleta de pinheiros, araucárias e hortênsias. Vegetais típicos da região Sul. A flora dava um verdadeiro show... Só que, o tempo voltou a ficar ameaçador. Nuvens densas indicavam chuva pesada no caminho... Mesmo assim, tirei boas fotos que, neste instante, mostro a vocês.

Entre araucárias e pinheiros moram os colonos

A linda estrada bem pavimentada

Quilômetros de pinheirais emolduram a paisagem


Entre montanhas e vales uma linda paisagem
(pena que começava a garoar nesta hora)

Fiz até uma selfie no local

Um delicioso caldo de cana entre as hortênsias



Um caminho de quase 1000 metros todo florido
E assim o tempo foi passando...

QUASE 7 HORAS DEPOIS...

Com o dia ainda claro... 

Chegamos ao Portal da Cidade



VEJA AMANHÃ!

A premiação de UBAV-BRASIL às Campeãs 
e a Confraternização com a APOCA



"PALAVRAS ILUMINADAS" - (TERÇA-16/12) - A Mensagem positiva de Frei Jaime Bettega OFMcap


Bom Dia!
Mais uma jornada... Muita disposição e amor no coração!

“A gente vive muito em voz alta. Mas, às vezes, a gente não se ouve.”
(Guimarães Rosa)

Saudade do silêncio é algo importante. Merece atenção. Ninguém foi feito para o ruído. O barulho machuca o ouvido e tira do compasso o coração. Quanto mais decibéis, menos serenidade. Alguns dizem ter se acostumado com o barulho excessivo. Não sei não. Você até desliga dos ruídos, mas eles continuam impactando e prejudicando. A vida precisa de silêncio. O causador de muitos ruídos é o excesso de palavras. Quanta gente que não consegue falar menos. É até um descontrole. Palavras são multiplicadas sem nenhum escrúpulo. Dá a impressão de que é proibido ficar quieto. Além do mais, há quem fale alto demais.

As pessoas se acostumaram viver em voz alta. Já não escutam a interioridade. Acabam não se ouvindo. Estar sempre em estado de voz alta é um tanto preocupante. Afinal, o que é mais profundo só é compreendido no silêncio.

Aquele silêncio que tem a capacidade de tudo serenar. Um silêncio que serve de alento aos pensamentos, que fecunda a criatividade, que favorece a elevação, que premia corações com um pouco do céu.

Na distribuição das horas do dia é significativo abrir espaço para que o silêncio comunique o que existe de mais profundo e suave. Então, menos voz alta e mais silêncio. Cada um tem que achar um jeito de se escutar.


Bênçãos! Paz e Bem! Santa Alegria! Abraços!



AVISO DE UBAV-BRASIL

DURANTE O PERÍODO DE FÉRIAS DO SITE POSTAREMOS AS PALAVRAS ILUMINADAS DO QUERIDO AMIGO FREI JAIME BETTEGA, APENAS UMA VEZ POR SEMANA, SEM DIA ESPECÍFICO. VOCÊS PODERÃO LER AS SUAS MENSAGENS NAS PÁGINAS DO FACEBOOK.
EM FEVEREIRO VOLTAREMOS À NORMALIDADE DE EDIÇÃO.

APROVEITAMOS PARA DESEJAR A TODOS OS CRISTÃOS E SEGUIDORES DAS PALAVRAS ILUMINADAS DO FREI JAIME UM FELIZ NATAL E UM ANO NOVO CHEIO DE ESPERANÇA.

TIM-TIM!

(NEO CIRNE) 



Frei Jaime Bettega é o pároco da Paróquia Imaculada Conceição, em Caxias do Sul, linda cidade da serra gaúcha. Vale a pena vocês conhecerem esta joia do belo Estado do Rio Grande do Sul. Aproveitem para visitar a Paróquia Imaculada Conceição e receberem as bênçãos de Deus, através de Frei Jaime Bettega.

Sua palavra vai ao ar diariamente no seu Facebook e está presente na grade de nossa programação, sempre as terças, quintas, sábados e domingos. É um prazer retransmitir as palavras de Frei Jaime Bettega. Bom Dia!

Frei Jaime Bettega OFMCap

"A PRIMEIRA MENSAGEM" - A IMPORTÂNCIA DAS FÉRIAS - Por Neo Cirne

Sentir-se útil e produtivo é muito bom. A rotina diária do trabalho faz com que levantemos cedo, às vezes para enfrentar o trânsito das grandes cidades temos que acordar antes do galo cantar. Quando não temos condução própria nos sujeitamos a pegar o ônibus, trem ou metrô cada vez mais cedo. Com isto, suprimimos o café em casa por um expresso no botequim da esquina ou um cafezinho com bolacha cream cracker. Após o café começa o estresse nosso de cada dia... Depois, vem o almoço num fast food qualquer. O intervalo do almoço é rápido e logo voltamos ao batente. Às vezes, levamos o dia inteiro envolvidos nos projetos e deveres profissionais. Voltamos pra casa cansados e com mais cobranças, pessoais ou coletivas. 

Após 11 meses desta dura rotina, as pessoas estão necessitando de uma pausa. Diminuir o ritmo é a nova palavra de ordem. Esta pausa deliciosa chamamos férias e este período é muito importante para recompor as nossas energias. 



Trocar o ônibus apertado pela bike, o elevador do velho prédio do trabalho pela prancha de surf, e o lanche diário por uma peixada à beira mar é tudo de bom. Não podemos esquecer de dar um gostoso mergulho no mar quentinho das praias do nordeste ou nas águas frias do litoral sul. 

São muitas opções de locais para curtir nossas férias, todas deliciosas. Se você gosta do clima serrano ou do interior do país, as opções são maiores ainda. O eco-turismo tem se desenvolvido muito e vale a pena experimentar, o contato com a natureza faz super-bem. Passear gozando férias faz bem, chega a revigorar a alma, nos dando força suficiente para encarar um novo período de trabalho.

O nosso país é muito lindo e é importante programar o seu período de férias. Sonhe com este momento de descanso. Esteja sozinho ou acompanhado, que ele seja um gostoso momento de prazer. As opções serão deliciosas dependendo do seu bom gosto e da reserva que destinou a este período. Se você está com pouca grana, vá à praia, faça um pique-nique no campo, mas envolva-se nesta atmosfera deliciosa.

Durante as férias, o mais importante é realizar uma imersão absoluta no prazer da observação. Sentir os novos sons e sabores que ela apresenta, tão diferentes do dia a dia. Exercitem a arte de observar as coisas deliciosas e simples que só as férias proporcionam.

Por isso, meus amigos, sairemos de férias a partir de sexta-feira, com a alma lavada e a certeza do dever cumprido. Nosso afastamento será apenas o da rotina, da obrigatoriedade de informar e ficar preso por horas compondo as páginas do nosso site. Ficarão, por enquanto, mais de 1300 artigos para serem lidos. O nosso site parece um gostoso almanaque de variedades, portanto, aproveitem.  Algumas matérias já previstas e resultado da promoção de Natal serão publicadas normalmente. 

Em fevereiro, se Deus permitir, estaremos de volta. Aproveitamos este momento para desejar a todos um bom período de festas de fim de ano
Que ele nos faça refletir os nossos erros e acertos, para, corrigindo os erros, possamos iluminar os nossos sonhos. Que nós não percamos a esperança em dias melhores. 
Felicidades para vocês, nossos amigos ubavianos e para toda a Nação Brasileira, que atravessa um momento delicadíssimo.



Que Jesus, nosso Senhor, proteja a todos nós! 

Hoje e sempre, que Ele renasça em nossos corações. Não somente no dia de Natal, mas a cada novo dia em que vivermos.


Tim-Tim! Um brinde à vida!

Neo Cirne

Fundador, Coordenador e Colunista

de

UBAV-BRASIL

Um Brinde À Vida Copyright © 2011 | Tema Desenhado por: compartidisimo | Distribuído por: Blogger