sábado, 13 de dezembro de 2014

PORQUE HOJE É SÁBADO! - (crônica) - "A BOA SURPRESA DO PENSAMENTO JOVEM" - By Neo Cirne

Mais uma semana que termina, um sábado feliz, onde poderemos agradecer a Deus por tudo que nos aconteceu ao longo destes sete dias. Para mim, especialmente, foram dias maravilhosos, nos quais pude viajar e conhecer cidades novas do Estado de Santa Catarina, onde resido. Realizamos uma linda ação final do 8º concurso de frases, na cidade de Canoinhas/SC. 
Uma cidade muito gostosa, limpa, possuidora de um povo muito bonito e uma juventude atuante em termos solidários. São centenas de jovens com sede de ajudar a transformar o mundo para melhor. 

Lá eu ouvi frases que jamais pensaria ouvir de pessoas jovens, ainda mais que estamos na era dos avanços tecnológicos, como a rede mundial de computadores (internet). Era de influências musicais estranhas, de excesso de materialismo e falta de educação. Vivemos, de maneira geral, um tempo de falta de esperança nas autoridades, não há como negar. Todos os dias uma nova notícia ruim, aumenta a tristeza de pessoas que cansaram de sonhar com uma melhor qualidade de vida. 

Lá, na serra do norte de Santa Catarina, sentindo o carinho dos jovens, observei que com eles, "a banda não tocava assim", à vontade de terceiros. Todos são muito educados e desejosos de um futuro melhor. Outra coisa boa: não eram viciados em Facebook, não abriam suas vidas nas redes sociais, por entenderem que a insegurança imposta neste meio de comunicação é imensa. Podiam até utilizar seus Smartfones, fazer suas selfies, trocar mensagens somente entre eles, mas não gostam de aparecer fazendo caretas ou jogando beijinhos, mostrando o que não são. 

No grupo ouvi um aluno dizer que desde pequeno observava que ele era uma pessoa solidária e gostava de ajudar os colegas na escola, as pessoas mais necessitadas e acreditava no poder da oração.  Outro disse que parou de acreditar na política até que se prove que a grande maioria não é corrupta, pois quem faz as leis, é a maioria do legislativo. Assim, com tanta gente sem qualidade, teremos leis péssimas e cheias de brechas para a soltura dos corruptos. Ele chegou a me perguntar: 

- Neo, qual foi o maior escândalo que já presenciou na vida? Respondi-lhe, que tinha sido o do Mensalão. Ele voltou a falar: Onde estão os condenados? Depois de roubarem milhões andam soltos por aí. A justiça os soltou... Por quê? Outros pararam para me ouvir.
- Não sei, disse-lhes. Só lamento. Na realidade, prefiro não opinar, levaria horas falando. E continuaram perguntando... 
- E o escândalo da PETROBRAS vai virar pizza também? Perguntou uma jovem... Xiii!! Este papo vai longe!, sorrimos pra mudar o tom da prosa.

Neste ponto, pedi licença, interrompi a falação, pois estava quase começando a festividade. E disse-lhes: Minha gente, vamos acreditar que os homens justos e decentes, que executam as leis não se dobrem por qualquer interesse político ou financeiro. 

Acho que devemos continuar atentos aos fatos e procurar uma fórmula de ajudar o povo carente mais carente, sem comprar seus votos. A não ser os votos de esperança em dias melhores. Vocês jovens devem mostrar sempre que são seres pensantes e não meros expectadores da vida. Devem marcar bem suas opiniões de que não pactuam com este "Mar de Lama" da política suja. 


Um chamado de alerta voltou a nossa atenção para o início da festividade... Foi ótimo conhecer o pensamento de jovens que residem no interior do país, que mesmo estando longe, continuam atentos para usarem o poder de influência em apontar novos caminhos para a política do país.    



Agradecido e com o coração lavado de esperança, sorri passando a acreditar, cada vez mais, na boa surpresa do pensamento dos jovens da nossa nação. Agora era a nossa vez de ajudar a colocar a mesa e fazer a nossa oferta de amor na atividade social que nos propomos.


Tim-Tim!

Neo Cirne

"PALAVRAS ILUMINADAS" - (SÁBADO-13/12) - A Mensagem positiva de Frei Jaime Bettega OFMcap


Bom Dia!
Passos mais lentos... Sentimentos mesclados com cansaço.
Ainda bem que é sábado!


“Sorriso é um abraço que se dá de longe.”


O sorriso de uma criança tem uma eloquência sem igual. Impossível ficar indiferente diante de alguém que estampa em seu rosto um sorriso. É a melhor das linguagens, nítida expressão de felicidade. Ao nascer, ninguém precisa ser ensinado, pois o sorriso é espontâneo. Porém, ao crescer alguns perdem o hábito de sorrir. Semblantes trancados, aspecto sisudo, humor limitado. A vida não deveria ser privada da alegria. Se algo não está bem, a primeira cosia que se faz é esquecer-se de sorrir.

Um esforço redobrado em continuar sorrindo, apesar da diversidade de situações, poderá até auxiliar na transformação da realidade. Deixar de sorrir não resolve os problemas. Talvez aumente as próprias dificuldades. Independente de qualquer coisa, jamais deixar de sorrir.

Permitir que a alma transborde é um jeito de incentivar o crescimento, favorecer saídas, plenificar a paz. Uma pessoa que se esforça em sorrir será capaz de superar diversas situações existenciais. Sim, o sorriso precisa de esforço. O mundo parece carente de sorrisos. Convém determinar-se em sorrir mais.

A vida de todos melhora quando as pessoas estão alegres. E os problemas? Quem não sorri está dando maior dimensão aos problemas. Sorrir pode atenuá-los. Não sorrir, simplesmente, aumenta os obstáculos e impede a alegria de viver.


Bênçãos! Paz e Bem! Santa Alegria! Abraço!





Frei Jaime Bettega é o pároco da Paróquia Imaculada Conceição, em Caxias do Sul, linda cidade da serra gaúcha. Vale a pena vocês conhecerem esta joia do belo Estado do Rio Grande do Sul. Aproveitem para visitar a Paróquia Imaculada Conceição e receberem as bênçãos de Deus, através de Frei Jaime Bettega.

Sua palavra vai ao ar diariamente no seu Facebook e está presente na grade de nossa programação, sempre as terças, quintas, sábados e domingos. É um prazer retransmitir as palavras de Frei Jaime Bettega. Bom Dia!

Frei Jaime Bettega OFMCap

Um Brinde À Vida Copyright © 2011 | Tema Desenhado por: compartidisimo | Distribuído por: Blogger