terça-feira, 11 de março de 2014

"A ÚLTIMA MENSAGEM" - Vença seus medos - Fábula / Artigo enviado por Luciana Cirne RJ

“VENÇA SEUS MEDOS”
- Autor desconhecido -




Diz uma antiga fábula que um camundongo vivia angustiado com medo do gato.

Um mágico teve pena dele e o transformou em gato. Mas aí ele ficou com medo do cão, por isso o mágico o transformou em pantera.

Então ele começou a temer os caçadores.

A essa altura o mágico desistiu. Transformou-o em camundongo novamente e disse:

Nada que eu faça por você vai ajudá-lo, porque você tem apenas a coragem de um camundongo. É preciso coragem para romper com o projeto que nos é imposto. 

Mas saiba que coragem não é a ausência do medo, é sim a capacidade de avançar, apesar do medo; caminhar para frente; e enfrentar as adversidades, vencendo os medos...

É isto que devemos fazer. Não podemos nos derrotar, nos entregar por causa dos medos. Assim, jamais chegaremos aos lugares que tanto almejamos em nossas vidas...

Muita força e coragem !




COMENTÁRIO

Neo Cirne

Conheço muitas pessoas que morrem de medo de certas situações que não possuem total controle de seus desdobramentos. Não queremos analisar os muito tipos de medos e sim o fato de nos auto-sabotarmos por causa da possibilidade de alguma coisa sair errada. Assim, deixamos de fazer um bom programa por medo do carro quebrar na madrugada. Deixamos de ir ao estádio assistir um bom espetáculo, como uma amiga que deixou de assistir o show do Paul McCartney, porque estava uma onda de vandalismo, estavam tocando fogo nos ônibus em São Paulo. Aí uma amiga a questionou dizendo: - Você tem medo de que, já que vai de carro? Ela, respondeu: Ah! É verdade... E na mesma hora contra-argumentou mudando o seu medo, só para se justificar: - É verdade, só que eu tenho medo é do guardador do carro arranhar o carro... Na realidade, ela queria um motivo para sustentar o seu medo. As pessoas se acostumam com seus medos.


Dizem os psicólogos que o medo é um mal necessário para alavancar o progresso da ciência. Porém, usado em excesso, torna-se uma doença inabilitante... Incapacitante. Ele impede uma pessoa de ser feliz, obrigando-a a passar uma vida isolada e receosa. Podendo inclusive ter Síndrome do Pânico, que é uma enfermidade que se caracteriza por crises de medo e ansiedade.

A pessoa pode até querer mudar a sua condição, mas tendo medo de não conseguir êxito, ela retorna à sua condição original e sofre com isto. 

Portanto, não deixe o medo tomar conta de você, trate-se. 
Tenha coragem, fé em Deus, vá em frente e boa noite!


BONS SONHOS!


TIM-TIM!

"CURIOSIDADE TIM-TIM" - “OS LINDOS NOMES DE NOSSAS CIDADES” - Por Neo Cirne

“OS LINDOS NOMES DE NOSSAS CIDADES”
Texto de Neo Cirne

O nosso país é privilegiado em belezas naturais e possuidor de um povo lindo. Suas serras, vales, campos, rios e praias belíssimas compõem este cenário de grande beleza. Uma das coisas que mais me chamou a atenção foi o nome das nossas cidades. 


São muitos nomes em Tupi-Guarani, idioma derivado dos povos indígenas, primeiros habitantes desta bela terra da qual somos filhos, aos quais devemos os nomes da maioria de nossas cidades. 
Outros nomes de cidades foram impostos por motivos políticos da época, muitos até são verdadeiros desastres em termos de lembrança, pior é passar a vida toda tentando explicar o “por que” aos filhos e netos. 

Vou dar apenas um exemplo, espero que entendam que esta situação é verídica. Outro dia, aqui em Florianópolis-SC, peguei um ônibus de turismo local para fazer o circuito das praias do norte, com um trecho em travessia náutica da Lagoa da Conceição, um passeio belíssimo.

A bordo do Floripabus, uma guia de turismo ia contando as histórias da ilha, (Florianópolis é uma ilha, muitos não sabem), no meio de sua locução ela disse que a Ilha chamava-se Ilha de Santa Catarina, que deu origem ao nome do Estado, já que Francisco Dias Velho, fundador do povoado, chegou ao local no dia de Santa Catarina. Porém, a localidade, por influência da igreja passou a ser chamada de Nossa Senhora do Desterro. E seguiu assim por muitos e muitos anos, até a derrubada do Império, e a proclamação da república. Nesta época havia uma campanha para deixar somente o nome Desterro, cujo gentílico dava Desterrado, e este nome não agradava aos habitantes nascidos na cidade. 
Houve uma pequena votação para a escolha de um novo nome, dentre eles o nome ONDINA, que era o nome de uma deusa mitológica que protege os mares. Este nome foi descartado também. Salvador-BA, homenageou a deusa colocando seu nome em um de seus bairros. 
Em Florianópolis, com o fim da Revolução Federalista em 1894, foi imposto por Hercílio Luz, político que respondia pelo governo do estado, o nome Florianópolis, em homenagem a Floriano Peixoto. Uma decisão que encontrou grande resistência e é contestada até hoje. 
Disse a guia de turismo que os nativos da ilha, pessoas com mais de três gerações nascidas na ilha, aos quais chamamos de "Manézinhos da Ilha", detestam este nome e esta história de violência que derrubou o império. 
A cidade era um dos principais pontos que se opunham ao presidente, e não desejavam o fim do Império. Assim, mesmo a contragosto, a cidade manteve o nome de Florianópolis e o seu gentílico, Florianopolitano.

Pensando em nomes que dão prazer aos seus habitantes encontrei as seguintes cidades numa pesquisa do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, que achei possuidoras de nomes lindos, vejam:

- ENCANTO (RN)
- FARTURA (SP)
- ALEGRIA (RS)
- FORTUNA (MA)
- BOM CONSELHO (PE)
- ESPERA FELIZ (MG)
- ESPERANÇA (PB)

- ALEGRE (ES)
- BONITO (MS)
- BOM JARDIM (RJ)
- SAUDADES (SC)

- VIÇOSA (MG)

- VITÓRIA (ES)

- MARAVILHA (SC)

- RIO BONITO (RJ)




E assim, nesta busca encontrei mais alguns, lindos nomes que retratam um maravilhoso país, vejam: Belo Horizonte, Ilha Bela, Porto Seguro, Alvorada, Campo Bom, Encantado, Harmonia, Porto Alegre, Porto Belo e União da Vitória...
Existem muitas mais por aí. Qual é o nome da sua cidade? O nome é bem bonito? Mande pra nós, que a incluiremos nesta lista. Escreva e participe desta relação de nomes preciosos de nosso país. Ao final sortearemos um brinde entre aqueles que enviarem suas mensagens.
 Bom dia!
Tim-Tim!


Neo Cirne
Coordenador de UBAV-Brasil

MASSAGEM TERAPÊUTICA... A ARTE MILENAR DO TOQUE - Por Neo Cirne

MASSAGEM TERAPÊUTICA...

“A ARTE MILENAR DO TOQUE”


Um dos procedimentos que nos faz um bem imenso é a massagem corporal, ela é a prática de aplicar força ou vibração sobre os tecidos macios do corpo. São manobras realizadas manualmente sobre a fáscia, camada superficial e profunda dos músculos, sobre as articulações, sistema nervoso, circulatório e linfático com finalidade terapêutica.

A técnica da massagem terapêutica envolve a aplicação de pressão fixa e dinâmica, apertar e movimentar partes do corpo com as mãos e dedos. Manobras como o pinçar, o vibrar, o balançar, o friccionar, o deslizamento, o amassamento, a percussão, entre outros.
O objetivo da massagem é bem claro: agir de forma positiva sobre a saúde e bem estar das pessoas. Com o tratamento massoterapêutico, o paciente sentirá um aumento do fluxo de nutrientes pelo seu organismo, suas articulações livre de dores, sua pele mais limpa, saudável e rejuvenescida, com seus órgãos funcionando melhor terá mais disposição física e mental para o cumprimento de suas atividades diárias. Sentirá um delicioso relaxamento local e generalizado e livrar-se-á do estresse com consequente melhora do seu humor aumentando a sua motivação e entusiasmo.


Aplicada de forma terapêutica, a massagem estimulará a produção de substâncias como a endorfina, que além da ação analgésica, proporciona a liberação de cortisona natural, um anti-inflamatório produzido pelo próprio organismo e que ainda atua como: calmante, analgésico, antiespasmódico, descongestionante, estimulante.

Vários outros benefícios para a saúde física e mental podem ser atribuídos à massagem, tais como:

-Redução do estresse, da fadiga
-Relaxamento global do corpo.
-Relaxamento muscular (aliviando a dor causada por contratura, má postura ou cansaço muscular)
-Sedação do sistema nervoso.
-Aumento da flexibilidade e amplitude dos movimentos.
-Redução da dor crônica.
-Melhoria do tônus da pele
-Fortalecimento do sistema imunológico
-Ativação da circulação sanguínea e linfática
-Auxilia na recuperação de  lesões e doenças
-Alívio das tensões
-Melhoria da concentração, do sono e da autoestima
-Redução das dores de cabeça devido a tensão da coluna cervical ou lombar
-Consciência corporal



Como pudemos ver, os benefícios da massoterapia são imensos e muitas vezes não percebemos o quanto a massagem pode ser benéfica em nossa saúde e o quanto acrescenta em nossa qualidade de vida.
O toque interpessoal da massagem alivia imensamente as tensões do dia a dia, mas na ausência de um profissional, você pode fazer a automassagem. Dê preferência aos horários do pós-banho, utilizando um hidratante corporal. À noite, antes de dormir, massageie suas pernas e pés. Faça se possível, uma leve massagem facial, para aliviar a pele das tensões do dia.



UBAV-Brasil deseja muita saúde a todos vocês!

Tim-Tim!

Neo Cirne
Pesquisa e comentário
Fonte: wikipedia.com

Um Brinde À Vida Copyright © 2011 | Tema Desenhado por: compartidisimo | Distribuído por: Blogger