quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

"NEO-DAY DE ANO NOVO" - NA VIDA SOMOS TODOS DESFILANTES - - By Neo Cirne

“Na Vida Somos Todos Desfilantes”


A vida é uma explosão de emoções coloridas, onde a intensidade da luz nos orienta pelos diversos caminhos da existência. Ao nascermos, após permanecermos imersos por, aproximadamente, nove meses no ventre de nossas mães, o que mais ansiamos é sair daquele confinamento escuro e úmido que nos protege e nutre. Assim, ousamos arriscar uma caminhada de dificuldades e novas descobertas buscando a luz. 
Após esse período inicial de construção dos nossos corpos, finalmente, encontramos a luz do mundo. Ao chegar, choramos agradecidos. Abrem-se as cortinas para o show da vida, um grande desfile de emoções. Umas maravilhosas e outras, difíceis, duras e indesejáveis.

Realmente, a vida de um ser humano é uma construção maravilhosa. É a exaltação do amor, fruto do contato aprofundado de dois seres encantados que, abençoados por Deus, são capazes de dar vida a um sonho de amor, fortalecendo os laços da família com a construção de um novo ser, o filho.

A vida apresenta suas etapas de desenvolvimento e todos nós, sem exceção, passaremos por elas: nascimento, desenvolvimento e término.

Não seria incorreto comparar a caminhada da vida a um desfile de uma escola de samba. Onde tudo começa com a escolha do samba enredo, a seleção das fantasias, a construção dos adereços, os ensaios na quadra. Estes momentos poderiam ser comparados a fase que antecede ao "desfile". Seria um período equivalente ao “namoro” de um casal. A história encantada do amor avança...

O “Casamento e a Lua de Mel” seriam comparados ao “Ensaio Geral da Escola” e ao “Deslocamento da agremiação para o grande palco onde irão desfilar, a Avenida da Vida”. Com a união do casal, a possibilidade da chegada de uma vida nova, cresce bastante.

FAÇA-SE A VIDA
Com autorização divina, faz-se a vida. Numa explosão de luz, espermatozoide e óvulo buscam a fecundação, o que finalmente acontece.

- A Escola Concentra na Avenida -
Os integrantes começam a agrupar-se. Os desfilantes em suas alas, os destaques nos carros alegóricos, e assim fazem, o mestre sala, a porta bandeira, os componentes da bateria e a bela comissão de frente. Agora, todos estão posicionados. Os músicos aquecem a garganta e os instrumentos no carro de som. 
Todos estes setores da escola podem ser comparados ao "corpinho do bebê", em sua formação intra-uterina. Uma fração da bateria faz a marcação, é o pulsar do coração à espera da ordem para o início do desfile principal - a vida (extra-uterina). 
A Festa vai começar!

A HORA É ESTA! – O NASCIMENTO
Grita o intérprete do samba enredo, aquele que junto aos compositores, músicos e cantores, terá a missão de garantir o canto, incentivando todos a cantarem com garra, força e alma. A bateria acelera o ritmo e, com qualidade, marca o compasso da música. Diretores garantem que a harmonia seja perfeita durante todo o percurso. Outros, garantem a evolução. Agora, todos cantam o samba, é hora de nascer, ou seja, é hora do grande desfile.
A partir da “benção” do presidente da escola e do “grito” de A HORA É ESTA, abre-se o grande portão da avenida e começa o desfile da “Escola de Samba Um Brinde à Vida”, que pode ser lembrado às mãos do obstetra que nos acompanha na chegada ao novo mundo, mais seco e iluminado.

O DESENVOLVIMENTO
Neste caminhamos neste clima de evolução. Damos os primeiros passos, ainda meio tímidos. Cantamos alto, choramos de emoção, pois a Vida bate firme. Agora, tudo é novidade e atenção! A beleza das luzes, os aplausos, os fogos, os abraços, o cantar permanente e a nova experiência do grande palco, fazem com que nos emocionemos muitas vezes neste doce trajeto. Como é lindo o desfile! Como é linda a Vida! Nossa emoção transborda.

Durante o desfile somos julgados por nossos passos corretos ou errados. Jurados implacáveis pontuam a nossa atuação. Tudo que desejamos é que "a escola” (a vida) seja a campeã, que o desfile seja perfeito e que na “apuração” conquistemos uma “NOTA 10”, em todos os quesitos. Sabemos da dificuldade imensa em atingir o objetivo, mas o desfile segue em frente. Durante todo o trajeto tentamos ultrapassar nossos limites, ir além das nossas expectativas para alcançar a desejada nota máxima.

A APOTEOSE - O TÉRMINO
Como tudo que começa, finda. Agora, estamos a poucos passos de transpormos o limite do tempo que regula a permanência da escola na avenida. A alegria envolve a todos num grande clima de festa. Na apoteose o povo aplaude a atuação. A emoção toma conta. Até parece que todos os aplausos são especialmente direcionados a você, e são realmente. Estamos quase na dispersão...

A verdade é a seguinte: "se os aplausos vêm do povo, se a voz do Povo é a Voz de Deus, com certeza Ele estará aplaudindo muito a sua atuação". Não importa se você tropeçou na fantasia na primeira parte do percurso, se não decorou direito a letra do samba, se olhou com inveja a fantasia de uma componente da escola, se desejou ser a “rainha da bateria”, se você jogou beijinhos demais pra galera, se perdeu a atenção fazendo suas selfies durante o percurso... Nada disto não importa mais, já passou. 

CHEGOU A HORA DE DIZER ADEUS
Neste momento, dá vontade de voltar e começar tudo outra vez... Mas, valeu! Por isso agradecemos a Deus. Foi um grande desfile, com certeza! Quem sabe um dia a gente retorne... Quem sabe? 



BOM LEMBRAR

O desfile chegou ao fim, como chegou ao fim essa etapa de nosso desfile, acabamos de passar pelo SETOR 2014 da linda Avenida da Vida, o belo “Palco da Existência”.

Agora é seguir em frente, pensar no futuro, descansar e sonhar. E quando acordarmos já refeitos de 2014, iremos “arregaçar as mangas” e trabalhar com muito amor por um desfile melhor, por dias melhores, sem tantos enganos ou desacertos.

Assim, nós sonharemos durante mais um ano não só com a realização de um novo desfile, mas, sim, com a construção de um mundo melhor para toda humanidade.


Neste clima de alegria, liberdade, amor e prazer, continuaremos brindando a vida e convidando você, que está simplesmente aplaudindo o desfile, para que desça dessa arquibancada e venha pra avenida desfilar também. Você é importante na evolução, no desempenho e na continuidade da vida.

Lembrem-se:

Na vida somos todos desfilantes!

Feliz Desfile Novo!

Tim-Tim!


Texto: Neo Cirne


FUNDADOR, COORDENADOR 
E COLUNISTA DE UBAV-BRASIL

Um Brinde À Vida Copyright © 2011 | Tema Desenhado por: compartidisimo | Distribuído por: Blogger