quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

AÇÃO FINAL DE UBAV-BRASIL - A CIDADE, A APOCA, A PREMIAÇÃO E A CONFRATERNIZAÇÃO -Por Neo Cirne

“AÇÃO FINAL DE UBAV-BRASIL”
Entrega das premiações e Festa de Confraternização



Hoje falaremos das campeãs do 8º concurso de frases, da cidade onde vivem e da festa de confraternização. Vamos dar um rápido passeio fotográfico pela cidade? Vamos lá!

Localização geográfica:


Passeio, pontos turísticos e a juventude solidária

IGREJA MATRIZ
PAÇO MUNICIPAL

O ANTIGO E O MODERNO SAÚDAM O FUTURO

UMA CIDADE TRANQUILA

UM POVO QUE TEM PRAZER EM SER SOLIDÁRIO
JOVENS SOLIDÁRIOS
UBAV-CANOINHAS APOIA AS CRIANÇAS
UBAV RESPEITANDO A NATUREZA



Local/Data:
CANOINHAS/SC – DIA 10/12/2014

Há momentos que não podem ser omitidos, por isso perdoem a longa matéria. Não poderia omitir nada, para que pudessem avaliar como foi tudo bonito. Como omitir a recepção que tive por parte das campeãs de UBAV 2014, a Srª Ernestina de Lima Gonçalves – Presidente da APOCA e de sua filha, nossa representante local, Rita de Cássia Gonçalves, campeã do oitavo concurso. Ambas foram de uma gentileza e consideração imensa com este amigo de vocês, portanto necessito agradecê-las. 
Na noite do dia da minha chegada, 09/12, recepcionaram-me com muita amizade e atenção, tratamento comum entre os verdadeiros ubavianos. 

Abrigaram-me e levaram-me para um local da cidade, um restaurante que é o ponto de encontro dos canoinhenses – Doces e Fricotes – Após uns quitutes deliciosos realizamos um risca/risca e distribui alguns brindes para as crianças. Estavam presentes a Rita de Cássia, Ernestina Gonçalves e seus netos Andriely, Nícolas e Dudú, jovens educados e muito alegres, sobrinhos de Rita. Vejam a foto:




No dia, 10/12, fui conhecer a Instituição indicada pela vencedora do concurso, a APOCA. Tive uma das maiores surpresas da minha vida, pois eu estou nesta estrada solidária há muitos anos e nunca encontrei uma entidade tão transparente, limpa, organizada e com um corpo de funcionários e voluntários tão dedicado à causa do “servir”.  

APOCA - ENTRADA PRINCIPAL

SALA DE ESPERA
GABINETE MÉDICO
CONSULTÓRIO
ASSISTÊNCIA SOCIAL E PSICOLOGIA
OFERTA DO PROJETO AGRICULTURA FAMILIAR
DEPÓSITO DE MATERIAL PARA DISTRIBUIÇÃO
AOS PACIENTES ONCOLÓGICOS CADASTRADOS
UM BAZAR ORGANIZADÍSSIMO QUE OFERTA ROUPAS
SEMI-NOVAS AOS PACIENTES CADASTRADOS E VENDE
PARA AS PESSOAS CARENTES POR PREÇOS INACREDITÁVEIS

DONA ERNESTINA FALA DA IMPORTÂNCIA DAS OFERTAS
QUE A COMUNIDADE FAZ À APOCA.
NA FOTO A SALA COM SAPATOS E ROUPAS INFANTIS.
CALÇAS JEANS SEMI NOVAS
COM 5 REAIS VOCÊ COMPRA UMA... ACREDITE!
MAIS OFERTAS PARA SEPARAR E CATALOGAR
Abençoada esta comunidade que oferta e ajuda. Todos ajudando a obra cresce. Mas, no início foi muito difícil. Encontrar os solidários e pessoas com bons propósitos é o mais complicado. Mas, Deus sempre abençoa e a obra cresce. 


Assim, com muita alegria, fui conhecendo a casa e observando a parte física do trabalho social. A recepção, com uma secretária atenciosa e boa acomodação atende ao beneficiário. Uma sala de estar, dotada de confortáveis poltronas e TV, garante o bem estar dos pacientes enquanto aguardam suas consultas. A instituição possui dois consultórios para atendimento assistencial e psicológico, uma sala da direção, um consultório médico muito bem organizado, do nível de qualquer consultório particular que você conheça.

Possui uma boa cozinha, banheiros limpinhos e uma dispensa abarrotada de alimentos que são distribuídos aos pacientes cadastrados. Mensalmente os pacientes ganham uma cesta básica com alimentos frescos, ofertados em parte por um projeto local de agricultura familiar. Recebem suplementos alimentares, que são muito caros, auxiliares do tratamento que executam. Os pacientes recebem tudo de graça. 

O câncer é uma doença terrível e mutilante, na maioria das vezes os pacientes chegam à APOCA, necessitando de tudo. Atendimento médico, psicológico, assistencial, alimentar e transporte. Creiam, esta instituição oferece tudo, até roupas, inteiramente grátis.

 Conversando com a presidente Dona Ernestina e com pacientes diversos, pude observar a amplitude das ações assistenciais e o carinho que eles têm pela instituição. 

Eu fiquei abismado em ver tamanha eficiência e tudo isto sendo ofertado. Não se cobra um tostão de ninguém. Vocês pensam que o Governo (Federal/Estadual) ajuda com alguma coisa? Pois é... ERRARAM. Apenas a Prefeitura de Canoinhas ajuda na manutenção do ônibus que transporta os pacientes para tratamento em outras cidades. 

Todo apoio financeiro que a entidade recebe vem da própria comunidade canoinhense, através de colaboração espontânea, na forma de carnês mensais, que não chegam a duas centenas de colaboradores. 



A entidade bem administrada é um exemplo para todas as outras que dependem das migalhas do governo. A APOCA possui sede própria, dois carros e todo o conforto para ajudar os nossos irmãos doentes. 



Muitas pessoas prestam serviço voluntário na entidade. Alguns deles, como a presidente, são pacientes que estão curados da terrível doença. A APOCA sobrevive também com eventos realizados pela instituição, como bingos sociais, bazares, pedágios sociais, etc... 

Apesar de ser uma cidade relativamente pequena os cidadãos locais têm um tremendo orgulho da atuação da APOCA e sabem da sua importância para a sociedade. O êxito da Associação é fruto de anos de um trabalho incansável e honesto. O sucesso do tratamento passa a ser consequência do trabalho de muitos, daí o número grande de pacientes que hoje estão curados do grande mal. A cidade de Canoinhas está de parabéns!

POPULAÇÃO ALVO

A APOCA ajuda atualmente mais de 2000 pacientes com câncer, 80 deles e suas famílias estiveram presentes na festa de confraternização do dia 10/12, realizada em parceria com UBAV-BRASIL.



UBAV ajudou na aquisição dos salgados, refrigerantes e doces e ainda fez uma oferta de um Cheque Tim-Tim no valor de dois mil reais.




Nossa campeã, Rita de Cássia, recebeu um Tablet Samsung como prêmio principal. Rita de Cássia é participante de UBAV há oito anos. Ela sempre esteve presente com seu aconselhamento e vontade de mostrar aos seus sobrinhos a importância de serem solidários. Nícolas e Drika (Andriely) entraram para o projeto muito cedo. Rita de Cássia, assim como tantas outras pessoas ubavianas fazem com que seus filhos leiam as frases e pensem na mensagem que o autor da frase estava querendo transmitir. 
Assim, aos poucos, foi formando a mentalidade solidária e complementando a educação de seus maravilhosos sobrinhos. Na realidade o sentimento solidário vem de berço, pois ela é filha da Dona Ernestina, presidente da Apoca. Tal mãe... Tal Filha!


OPINIÃO TIM-TIM
Costumo dizer que na vida o que vale é o exemplo. Existe uma máxima maçônica que diz:

"A PALAVRA CONVENCE... MAS, O EXEMPLO ARRASTA, SEMPRE!"

Eu, Neo Cirne, não tenho pretensão de ser uma pessoa perfeita, pois sendo humano sei que possuo meus enganos e erros. Porém, faço o possível para não ser injusto e ser grato com as pessoas. Gosto de tratar todo mundo com cortesia, amizade e respeito, sem esperar nada em troca. Sou um ubaviano. Assim como é a Rita de Cássia: um ser de luz, alegre e feliz, que mesmo com a dificuldade de uma professora brasileira, encontra mil motivos para socializar seus alunos e mostrar-lhes o caminho do Bem. Obrigado pelo seu exemplo!

Temos no projeto dezenas de pessoas assim, generosas e atuantes. Poderia citar algumas, porém, posso ser injusto deixando de citar um ou outro nome tão importante.


É muito bom saber que no mundo existem pessoas tão boas e desapegadas. São verdadeiros anjos que ajudam milhões de pessoas pelo mundo. Se cada um de nós fizer um pouquinho este mundo será muito melhor. Falando em desapego, as premiações acima são fruto de total desapego do fundador de UBAV-BRASIL.

Talvez eu, Neo Cirne, não tenha muito tempo aqui neste plano terreno, mas tenho certeza que utilizei boa parte do meu precioso tempo na missão de servir ao próximo. Isto me dará um crédito na hora H. 
Todos nós podemos realizar um gesto positivo para uma pessoa, você não precisa ser rica. A maior riqueza está em você mesma, dar uma atenção a quem precisa ser ouvido. Ofertar um sorriso esperançoso, uma palavra encorajadora a uma pessoa que sofre com o abandono e com a indiferença do mundo. Nestes dias atuais, tão cheios de desamor esta palavra é fundamental. A solidariedade é a materialização do amor e instrumento de Deus na reinclusão social de quem sofre. 

"Não vá pelo caminho da escuridão egoísta! Seja um solidário e acenda um candeeiro cheio de esperança e ilumine o caminho para as pessoas que não conseguem mais enxergar e vivem caminhando e tropeçando, na penumbra, em busca de Luz. Oferte sorrisos, fale de Deus, dono da obra mais fantástica de todos os tempos... A Vida! Seja o candeeiro... Leve com você princípios e distribua esperança... Esta é a maior carência da humanidade" (Neo Cirne)


Deixo com vocês uma sequência de fotos da Confraternização de Fim de Ano, que foi realizada no auditório dos funcionários do Hospital Santa Cruz. 

O evento contou com a participação de Papai Noel, que foi representado por uma engraçadíssima funcionária da Apoca. Houve entrega de flores, chocolates e brindes para os colaboradores da APOCA. Brindes que foram entregues pelos pacientes, como uma maneira simbólica de agradecimento pela qualidade do serviço que eles recebem da entidade e dos amigos da instituição, durante o ano.

Vejam as fotos da Confraternização

CANOINHA FELIZ enche os balões e arruma as mesas,
estava quase na hora de começar a solenidade
A ANFITRIÃ DONA ERNESTINA GONÇALVES
CONDUZINDO AS ORAÇÕES BÁSICAS
DEU INÍCIO AS ATIVIDADES
TODOS FICARAM ATENTOS ÀS SUAS PALAVRAS DE AGRADECIMENTO
DE REPENTE CHEGOU PAPAI NOEL
E COM ELE CHEGOU A ALEGRIA
Logo depois...

Foram servidos doces, salgados e refrigerantes

HORA DO LANCHE

OS SALGADINHOS ESTAVAM ÓTIMOS!!!
REFRIGERANTES E SUCOS
PAPAI NOEL DANÇOU COM A ANFITRIÃ
TODOS TIRARAM UMA SELFIE LEGAL



E todos ficaram felizes!



COMENTÁRIOS FINAIS

Em 2015, caso realizemos o Nono Concurso de Frases, inscreva-se e represente uma instituição social de sua cidade. Exercite o seu lado solidário. Caso você ganhe a premiação final a instituição indicada por você também ganhará um prêmio bom. 

Esta é uma nova forma de amor solidário que encontramos para estimular você.  A sua participação na escolha de lindas frases será o seu gesto simples e participativo. Quanto a nós, de UBAV-BRASIL, ficaremos encarregados de ofertar um brinde pelo seu gesto de amor.

Que Deus abençoe a todos nós. 

AGRADECIMENTOS FINAIS

 - Agradeço a todos os participantes de UBAV, nossos irmãos queridos.
 - Agradeço a APOCA pelo acolhimento e carinho com a coordenação de UBAV-Brasil. 
 - Agradeço aos jovens integrantes do grupo “Canoinha Feliz”, pelos seus exemplos de amor e solidariedade. 
 - Agradeço à família da Srª Ernestina de Lima Gonçalves pelo carinho com que me recebeu. 
 - Agradeço a Rita de Cássia, nossa campeã, pela determinação, presença constante em todas as votações e atividades do projeto.

 - Agradeço a todos vocês, leitores, integrantes das redes sociais, meus amigos especiais... A vocês minha gratidão e Eterna Amizade! 

* Neste instante saio de férias, pedindo a Jesus Cristo que proteja esta nossa nação e defenda-nos dos oportunistas de plantão que desejam a destruição da ordem social, desamparando a família brasileira.

Não venda o seu país por nenhuma esmola, lute por dias melhores aperfeiçoando-se e evoluindo espiritualmente. Ore e peça a Deus pelo Brasil. Que o ano de 2015 seja bem melhor que 2014. Felicidades!

Um Natal com Jesus Cristo no coração!


TIM-TIM!


A expressão TIM-TIM reúne o desejo de PAZ, SAÚDE, AMIZADE, UNIÃO, LUZ, FELICIDADE, SUCESSO, FRATERNIDADE, POSITIVIDADE, JUSTIÇA, BEM, SOLIDARIEDADE E AMOR... Tudo numa só expressão... Tim-Tim!

Portanto, meus amigos... Tim-Tim pra todos vocês!


Chegaram as Férias! Vai um coquinho aí?



Neo Cirne

Fundador de UBAV-BRASIL

Um Brinde À Vida Copyright © 2011 | Tema Desenhado por: compartidisimo | Distribuído por: Blogger