segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

"A PALAVRA DE UBAV-BRASIL" - Considerações finais sobre o ano de 2014

A PALAVRA DE UBAV-BRASIL



Desde quando o projeto Um Brinde À Vida (UBAV-BRASIL) iniciou suas atividades, em 20 de julho de 2006, ficou estabelecido que a obra tivesse três finalidades básicas:

a) A Solidariedade: através da execução de pequenos gestos de amor ao próximo. Para isto, nós demos exemplos, mostramos caminhos, realizamos atividades simples de amor ao próximo e respeito às pessoas. Assim, os grupos sociais de UBAV foram se formando em quase todos os Estados do Brasil.

b) A Cultura: Com elaboração de um gostoso concurso de frases, onde as pessoas que participassem deveriam indicar uma instituição social para ser beneficiada com premiação e uma ação final. Realizamos oito concursos de frases e milhares de pessoas foram ajudadas.  

c) O Lazer: A união das pessoas que participaram de UBAV proporcionou que muitos, até então desconhecidos, se tornassem grandes amigos. Tivemos pessoas bem legais e grupos maravilhosos. Muitos se reuniam em “encontros recreativos do grupo” e lá, debatiam e preparavam suas ações solidárias. 
Alguns realizaram passeios turísticos e encontros recreativos com a finalidade de aproximar e consolidar a amizade entre seus integrantes. A proximidade entre os “ubavianos” foi muito importante para o sucesso das ações.


A primeira fase de UBAV - A Fase do sonho 
(da comunicação por e-mail)

“De 2006 a 2010, realizávamos todas as nossas comunicações e atividades por e-mail”. Tínhamos o grande sonho de alcançar o maior número possível de pessoas solidárias envolvidas no movimento. Chegamos a ter quase 300 pessoas inscritas para participarem dos nossos concursos de frases. Era uma beleza! 

A segunda fase: A construção do site

A partir de 2010 o Messenger e o Orkut começaram a sair de cena dando lugar ao Facebook. Num movimento quase natural, as pessoas passaram a frequentar a "novidade" e deixaram de lado não só a nossa obra, mas abandonaram as suas rotinas diárias na web. Muitos sites sérios e de conteúdo acabaram. Outros, que sobreviviam de anúncios, fecharam suas páginas e saíram do ar. Nadando contra a corrente, inauguramos o nosso site, foi um sucesso. Nós permanecemos ativos por não dependermos de patrocínio algum. Vivemos somente do desapego do fundador da obra e da boa vontade de poucos solidários que promovem ações sociais em suas cidades, no Brasil e no Mundo. 

O desejo de mudar o mundo para melhor faz parte da vida do “ubaviano” e assim será, até o nosso último dia de existência. Parece doideira, mas querer ver o mundo mais feliz é diante da resistência humana, uma doce maluquice.

Não desejamos uma vida feliz para nós, somente. Queremos, ardentemente, uma vida de qualidade para todos os brasileiros. Independente de raças ou credos. De bandeiras e estandartes. Fomos nos grupando em torno da causa solidária. Somos pessoas simples e honestas que desejam o bem comum, frequentando todas as correntes religiosas e filosóficas. Fazemos o bem sem remuneração alguma. Servimos à vida pelo prazer de viver. Entendemos que, 


"Quem não vive pra servir, não serve pra viver".

Precisamos resgatar a ATITUDE e acreditar em dias melhores. Necessitamos ver no resgate dos valores morais e no Bem vencendo o Mal. Precisamos estancar o foco de incêndio que ameaça o nosso país. Apagar o foco do incêndio significa apagar o fogo que queima nossos sonhos e voltar a trabalhar na construção de novos dias para todos os brasileiros. A juventude merece sonhar com um futuro digno para construir uma nova história de vida.



Recordo de uma fábula que falava de um pequenino beija-flor, que ao perceber um foco de incêndio numa parte da floresta, passou a voar em direção a uma fonte e pegar algumas gotinhas d’água, que jogava sobre o fogo. Fez isto dezenas de vezes. Os bichos, liderados pelo Leão, apavorados fugiam. 

Uma velha e ranzinza coruja, observava os voos do beija-flor e disse-lhe:

-Você não está vendo que com algumas gotinhas de água você não apagará o incêndio que está começando!” 

O beija-flor respondeu: “- Sei que o fogo não apagará, mas estou fazendo a minha parte. Se todos os bichinhos da floresta fizerem suas partes o incêndio será extinto e salvaremos a vida da floresta”. E completou: Portanto, Coruja, saia do galho desta árvore e ajude! Os bichos que fugiam em bando, observando a atitude do beija-flor voltaram e ajudaram a apagar o grande incêndio.


Recorri a esta fábula para mostrar a importância dos gestos positivos. O valor que cada um de nós tem depende dos seus exemplos e participação social. Por menores que sejam seus gestos serão sempre bem-vindos. A sociedade necessita urgentemente de ações solidárias. 

Seus exemplos terão uma importância imensa na formação do caráter dos nossos jovens e no estímulo aos mais velhos, deixando a certeza de que nem tudo está perdido e que devemos continuar pensando na vitória da Justiça e do Bem. 

Não desejamos sair das redes sociais, ela é dual, tanto faz bem tanto quanto faz mal. Você escolhe o seu caminho.


A grande conquista de UBAV este ano foi a atividade do grupo catarinense “Canoinha Feliz”, da Cidade de Canoinhas, que sob a direção atuante da professora Rita de Cássia Gonçalves, nossa representante local, mobilizou os amigos pessoais e alunos da Escola Estadual Almirante Barroso, para formar o grupo mais ativo de 2014. O grupo realizou mais de 10 ações sociais este ano (quatro só nos últimos 30 dias).


Ele realizou ações em creches, esteve presente na atividade de UBAV “Adote uma Árvore/2014”

Jovens do Grupo Canoinha Feliz e da Ordem DeMolay
angariam donativos para entidades carentes da cidade -2014

Realizou pedágios em parceria com a APOCA para ajudarem uma instituição que apoia centenas de pessoas com câncer. Ajudou em bingos sociais com a mesma finalidade. 

Aliou-se e ajudou movimentos do Rotary (organização de líderes de negócios e profissionais que prestam serviços humanitários), da Ordem DeMolay que é uma sociedade discreta de princípios filosóficos, fraternais e filantrópicos - é a maior associação juvenil do mundo e, finalmente, da APOCA (Associação dos Pacientes Oncológicos de Canoinhas), uma obra social ímpar, maravilhosa casa de apoio ao paciente oncológico da cidade e de regiões próximas. Muito bem administrada pela Srª Ernestina Gonçalves. A obra possui uma equipe qualificada, merecedora de elogios pela maneira eficiente e cortes com que apoia os pacientes. 

Na APOCA: da direita para esquerda:
Ernestina (Presidente)
Salete, Rose, Rita de Cássia e Eliane

Quis o destino que a frase representada pela brilhante professora, Rita de Cássia, fosse a campeã do 8º Concurso de Frases e assim tivéssemos a chance de conhecer a Instituição por ela representada, a APOCA. 

Postaremos, em duas matérias, nos próximos dias, as fotos finais do evento. Fotos que tirei durante a viagem de carro ao passar pelas estradas lindas do norte catarinense, as fotos da cidade, da Apoca, fotos dos premiados e fotos da gostosa festa de confraternização. 

Tenham certeza, de que, enquanto houver uma pessoa ou grupo de pessoas, que queiram fazer parte da nossa corrente de pensamento positivo, nós permaneceremos no ar. Caminhanremos na estrada do Bem e acreditando que juntos poderemos apagar o grande incêndio que espreita e corrói a vida.

O maior veneno que destrói a vida chama-se Falta de EsperançaPor isso, convidamos vocês, pessoas de bem, jovens e adultos de boa vontade a permanecerem caminhando ao nosso lado no próximo ano, semeando o "Amor ao Próximo" nesta linda estrada da vida. 



UBAV-BRASIL deseja a todos um Feliz Natal. Deseja ao Brasil um ano de resgate dos valores positivos, com mais educação, bons exemplos, saúde, segurança, justiça e muita esperança... Fatores que representam qualidade de Vida. Todos nós estamos precisando acreditar na continuidade da vida, portanto...


“Tim-Tim! Um Brinde À Vida!”


Neo Cirne

Fundador de UBAV-BRASIL

Um Brinde À Vida Copyright © 2011 | Tema Desenhado por: compartidisimo | Distribuído por: Blogger