quarta-feira, 22 de outubro de 2014

"SUSTENTABILIDADE" - - "AJUDE O PLANETA... ECONOMIZE ENERGIA" - Por Neo Cirne

Olá amigos! Estamos vivendo várias crises no mundo, destacam-se entre elas a escassez de água e a diminuição da oferta de energia. Tanto no inverno, quanto no verão, existe a necessidade de economizar energia e água. Hoje falaremos da energia, assim como a água é um grave problema nacional. 


O Brasil com sua dimensão continental tem muita dificuldade em fornecer uma energia de qualidade para a sua população de quase 200.000.000 de habitantes. Só para vocês terem uma ideia, apenas a região sudeste, equivale a dimensão de uns seis países da Europa. Naturalmente o custo para fornecer energia é muito alto, mas não adianta ficar economizando em decisões importantíssimas e abrindo a torneira para obras super-faturadas. Fechando os olhos para a corrupção desenfreada, como a vergonha do Mensalão.

Os altos custos geram sempre um desejo imenso em comunidades mais pobres de realizar gatilhos - "gatos" - pequenos furtos de energia - para não ficarem sem luz. Isto acaba gerando um sério problema de segurança. Já ocorreram vários incêndios em favelas e cortiços por causa de instalações irregulares. Toda esta perda de energia, assim como furto de fios de transmissão, gera um aumento do valor da conta de luz.


Outra situação: com a diminuição da água nas represas das usinas hidroelétricas, sugiram com muita força as famigeradas usinas termo-elétricas, que além de terem um custo elevadíssimo, são muito poluentes e agridem o meio ambiente. 
Enfim, estamos em crise por falta de um planejamento correto e fundamentalmente, por falta de investimento no setor. 

Aliás, o planejamento das necessidades do brasileiro, de uma forma geral, está parecendo "o samba do crioulo doido", música da década de 70, que falava de coisas sem nexo algum. Porém, se entrarmos por este comentário este artigo virará um livro. Já que o governo atual investiu caro para bancar uma Copa do Mundo enquanto o povo sofre nos corredores dos hospitais e construi um porto de qualidade em Cuba enquanto os portos brasileiros padecem de ampliação... Não dá pra entender!
Precisamos começar a nos unir para construir uma vida nova, sem corrupção, sem impunidade, sem enganos e com respeito ao cidadão, promovendo a harmonia e não as diferenças entre pobres e ricos, negros e brancos. 

Vamos precisar deixar renascer o amor e o zelo pelo nosso país. O Brasil necessita crescer e para isto precisa de ENERGIA. Vemos inúmeras indústrias reduzindo sua carga de trabalho porque não dispõem de energia suficiente para tocar suas máquinas e, em consequência, estão demitindo trabalhadores, gerando um grande problema social.

Em nossos lares vemos, além de alguns apagões, que põem em risco a população, o aumento do valor da conta de luz, que tira da mesa alguns alimentos necessários.

Preocupados com esta situação crônica, UBAV-Brasil quer lembrar algumas dicas para vocês pouparem um pouco de energia e diminuírem o consumo em seus lares.



10 dicas importantes

Precisamos melhorar a nossa relação com o Planeta


1: Utilizar Energias Verdes: usando as fontes de energia renovável como energia solar e eólica pode ajudar o meio ambiente e poupar dinheiro.

2: Substituir as lâmpadas: ao mudar as lâmpadas convencionais para as ecologicamente corretas irá poupar cerca de 60% de energia, esta mudança por si, irá poupar 300 kg de dióxido de carbono jogado na atmosfera em um ano.

3: Passar o termostato para baixo no inverno, até o verão: metade da energia utilizada em casa é de aquecimento e refrigeração, descendo o termostato em 2 graus no inverno e subindo 2 graus no verão, cerca de 2.000 kg de dióxido de carbono por ano poderão ser salvos apenas por este ajuste.

4: Desligar equipamentos eletrônicos: desligar o televisor, o computador, aparelhagem de som e dvd quando não estão sendo utilizados.

5: Usar menos água quente : uma quantidade considerável de energia é usada para aquecer água, instale um chuveiro de baixo fluxo.

6: Isolação: 25% dos custos de aquecimento podem ser salvos por isolação das paredes e teto.

7: Reciclagem em casa: reciclagem de metade do seu lixo doméstico pode salvar 2.400 kg de carbono em um ano.

8: Substituir filtros regularmente no forno e ar condicionado, só através da limpeza do ar sujo é economizado 350 kg de dióxido de carbono em um ano.

9: Máquina de lavar louça: utilize a máquina de lavar apenas quando estiver cheia.

10: Compre produtos de papel reciclado, a utilização de papel reciclado tem duas vantagens, não só evita a perda das florestas, mas também é consumido menos 70% a 90% de energia para produzir papel reciclado.



“O PLANETA AGRADECERÁ A SUA BOA INICIATIVA”




Tim-Tim!

Um Brinde À Vida Copyright © 2011 | Tema Desenhado por: compartidisimo | Distribuído por: Blogger