quarta-feira, 29 de outubro de 2014

O FUTURO DE UM BRINDE À VIDA E A TECNOLOGIA ATUAL - Por Neo Cirne


Batendo papo.com
- Por Neo Cirne -

Hoje quero falar com vocês sobre o futuro do Projeto Um Brinde À Vida, um tema muito importante, pois abordará a continuidade deste movimento. Não podemos falar em futuro sem lembrar o passado, pensar no sucesso das centenas de ações sociais realizadas no Brasil e no mundo.

Lembrar com carinho dos nossos amigos que, cada um em sua época, destacou-se na construção desta obra solidária. O tempo passou e a evolução tecnológica fez com que as pessoas se unissem em torno das redes sociais, se afastando um pouco. Na realidade estas ferramentas novas, aliadas à praticidade dos celulares e tablets, isolaram  muito a população mundial. 
O mundo, em minha opinião, vive um momento feio, onde as pessoas buscam a solidão, porém, permanecem muito interligados. Com o fone no ouvido cantamos, nos isolamos e vivemos uma outra realidade.


O excesso de informações angustia, escraviza, tonteia, atrapalha e não nos dá tempo de maturar as informações, fazê-las crescer através do contato pessoal, olho no olho. Sem percebermos, estamos virando os verdadeiros robôs da nova era. 


Com a globalização passamos a seguir orientações e padrões que a mídia nos impõe, perdemos nossa criatividade postando figurinhas e mensagens de terceiros, como se isto fosse capaz de mudar alguma coisa, uma vez que nos acostumamos a sonhar pela internet. 
Atualmente buscamos namoros em sites de relacionamento, pedimos lanches e pizzas pelo celular. Realizamos compras pela internet. Marcamos consultas pelo computador. Mostramos ao mundo as nossas emoções e fotos pelas redes sociais, detalhe: isto tudo sem levantar o traseiro do sofá
Assim deixamos de cuidar do nosso corpo e mente de maneira saudável. Tornamo-nos sedentários e adoecemos.
 
O pior de tudo é o afastamento das pessoas, o isolamento. As pessoas mais ativas saem para estudar e trabalhar, mas sempre ligadas nas redes sociais. Vejo nos ônibus, metrôs e barcas, centenas de pessoas com seus fones de ouvido e os olhos voltados para o celular. 


Uma bela paisagem passando lá fora, que tanto bem nos faz, e nós vamos deixando de olhar o mundo para ficar olhando o celular. Outras pessoas passam correndo, praticando exercícios nas ruas ou academias, com seus fones de ouvido. Totalmente ligados. Passamos a falar menos e por isso escrevemos menos e de forma abreviada. Ficamos dependentes, viciados mesmo com tanta fartura de informação e tecnologia.

É evidente que não sobra mais tempo para reunir um grupo e programar qualquer movimento ou programa, porque o programa que mais queremos é ficar conectado, não é verdade? É triste essa realidade.

Tenho tido exemplos disto na família, todos vão e vem com seus celulares nas mãos. Os mais novos ficam nos joguinhos ou vendo a Galinha Pintadinha, extasiados com tanta oferta de informação. Evidente, que a globalização tem o seu lado bom, mas tem o seu lado viciante, nocivo e perverso que tanto afasta as pessoas, causando divergências familiares. Quantas pessoas convivem mal, já nem se falam direito.


No meu ponto de vista a internet chegou para facilitar a vida, mas o uso excessivo fez com que muitos trabalhos sociais, clubes, associações, cinemas, parques, casas noturnas e restaurantes perdessem uma parcela considerável do seu público. Este momento “in house” que a população vive está associado também à falta de segurança e aos preços abusivos de alguns destes itens acima.


Sendo assim, concluo dizendo o seguinte: O Projeto Um Brinde À Vida - UBAV, é a concretização de um aspecto social que todos nós devemos possuir: a solidariedade. É um movimento que necessita de eco, opinião e participação. Por isso, convidamos vocês para juntarem-se a nós nesta caminhada de amor solidário. 

Desejo muito, quando retornar das férias, em fevereiro de 2015, apresentar um site mais enxuto, com uma programação fixa e um elenco de colunistas de primeira, para que vocês possam acessar o site, ler matérias legais e participar mais efetivamente da construção desta obra que tanto bem tem feito às pessoas e à natureza.

O Futuro de UBAV sinaliza a necessidade de que outros voluntários nos ajudem a editar este trabalho social, já que a sua atualização é diária. E não tenho mais condições de atualizar diariamente esta obra. É necessário partilhar funções editoriais. Por isso, estamos voltando a convidar você para nos ajudar. Você que é escritor, professor, profissional de saúde, artista ou um aposentado que queira transmitir suas histórias de vida. Enfim, uma pessoa que deseje escrever sobre um tema ligado ao seu dia a dia. Se este é o seu caso, escreva pra nós, mande-nos um e-mail, umbrindeavida@yahoo.com.br , teremos grande prazer em entrar em contato com você.


Eu acredito sempre na solidariedade, por isso jamais desisto deste caminho e, mesmo podendo parecer um tolo, eu acredito no Bem vencendo a sua eterna batalha contra o Mal. Mais que isto, eu acredito nas pessoas e no ditado que diz: 
“Sempre é tempo de recomeçar. Nunca é tarde! Nunca é cedo!”.
Aquela pessoa que nunca foi solidária a nada ou a ninguém, que sempre pensou em si própria e detesta fazer algo por alguém, pode acordar deste pesadelo e reescrever a sua história. Juntos, poderemos construir um mundo melhor, mais justo e saudável. Um mundo onde a prioridade seja a manutenção da vida e a felicidade de poder brindar (agradecer) à vida. 

Deus nos deu a possibilidade de vivenciar esta experiência maravilhosa que é viver neste mundo fantástico, e isto é bom demais!


Tim-Tim!

Neo Cirne
Fundador e Coordenador


FOTOS ILUSTRATIVAS E GIFT DA WEB

Um Brinde À Vida Copyright © 2011 | Tema Desenhado por: compartidisimo | Distribuído por: Blogger