sexta-feira, 19 de setembro de 2014

(SAÚDE) "O FUMO... UM ASSASSINO CRUEL - - - TABAGISMO... UMA EPIDEMIA GLOBAL" - Comentário Neo Cirne

SAÚDE TIM-TIM!

FUMO: UMA EPIDEMIA GLOBAL

Autoridades estimam que, se essa situação continuar, em 2030 o número de mortos por causa do fumo passará de 8 milhões por ano. E calcula-se que, até o final do século 21, o fumo terá causado mais de 1 bilhão de mortes.

Os fumantes não são as únicas vítimas do tabaco. Os familiares dos fumantes sofrem no sentido emocional e financeiro. Além disso, 600 mil não fumantes morrem todos os anos por causa do fumo passivo. 

Na verdade, cada um de nós é afetado, pois os problemas causados pelo fumo elevam os gastos públicos na área de saúde.


Ao contrário de muitas epidemias que ainda não têm cura, a epidemia do tabaco tem solução. A Drª Margareth Chan, diretora-geral da Organização Mundial da Saúde, declarou: 
“O único responsável pela epidemia do tabaco é o homem, e essa situação poderia ser revertida pelo trabalho conjunto dos governos e da sociedade”

As nações do mundo nunca se preocuparam tanto em lutar contra esse problema. Em agosto de 2012, uns 175 países concordaram em tomar medidas para combater o uso do tabaco.* 
No entanto, influências poderosas contribuem para o aumento desse problema. Todo ano a indústria do tabaco gasta bilhões de dólares com propaganda para atrair novos consumidores, especialmente mulheres e jovens em países em desenvolvimento. Além do mais, visto que o tabaco causa dependência, uma grande parte desses consumidores morrerá de doenças relacionadas ao fumo. Hoje há 1 bilhão de viciados em todo o mundo e o número de mortos continuará a aumentar vertiginosamente nos próximos 40 anos, a menos que as pessoas parem de fumar.

Muitas pessoas desejam parar de fumar, mas a propaganda e o efeito viciador do tabaco mantêm as pessoas presas a esse hábito.
------------------ :
* Essas medidas incluem alertar as pessoas sobre os perigos do tabaco, limitar a publicidade de cigarros, aumentar os impostos sobre o tabaco e criar programas para ajudar as pessoas a pararem de fumar.
------------------ 


Opinião Tim-Tim!

Com base neste comunicado, queremos chamar a sua atenção para que evite o tabagismo, conserve a sua saúde. Converse com seus parentes e amigos que são dependentes do tabaco. Fale-lhes do mal que o fumo acarreta. Conversem sobre o fumo passivo. Nem todos os organismos reagem da mesma maneira com relação ao fumo. Por exemplo, eu conheci uma senhorinha, que estava internada no hospital com problemas que aparentemente, não tinham nada a ver com o tabaco. Ela fumava desde os 22 anos e estava com 91 anos. Seu grande e único prazer, segundo ela, era dar profundas tragadas nos seus 4 cigarros, que sua filha, também fumante, concedia-lhes nas visitas quase diárias que fazia no hospital. Nos passeios, pelo grande pátio do hospital, elas aproveitavam para fumar juntas. E foram muitos meses assim, até que a senhorinha faleceu, aos 93 anos, de um problema que nada se relacionava com o tabagismo. Já, sua filha, faleceu aos 68, vítima de um AVC, que segundo o médico, tinha tudo a ver com o vício do tabaco.

Portanto, o negócio é evitar o fumo, seja de forma ativa ou passiva. Assim teremos uma saúde melhor e estaremos livres dessa epidemia tabagista que assola a humanidade.

Tim-Tim!


Neo Cirne

Um Brinde À Vida Copyright © 2011 | Tema Desenhado por: compartidisimo | Distribuído por: Blogger