sexta-feira, 26 de setembro de 2014

"Bom Dia Tim-Tim!" - "A análise do sucesso de um ciclo de vida" - Texto de Neo Cirne.

Hoje, acordei especialmente agradecido a Deus pela passagem terrena de minha vida. Chegando do hospital na madrugada, restabelecido de um probleminha de saúde, comecei a pensar e a fazer um flash-back da vida, principalmente neste ciclo que agora finda e tive a certeza de que ela, a vida, valeu a pena. 

Esta semana foi muito emocional e reflexiva, afinal quando chegamos na época de nosso aniversário, encerramento de um ciclo e abertura de outro cheio de esperança, é natural que reflitamos o período passado com muita atenção. Pois, ele nos ensinará grandes lições.


No geral, apesar da angústia ocasionada por algumas sensações desagradáveis, numa análise bem fria, constatei que foi um ciclo muito positivo. Entendo e aceito a dualidade da vida, por isso a constatação do sucesso. 
Se no campo econômico foi difícil, observando à minha volta percebi que muitos amigos e quase toda população brasileira está sofrendo, seja pela continuidade da corrupção que não tem fim, pelos salários achatados, pela falta de perspectiva ou pela ausência da segurança. Nas urnas poderemos mudar isto, se quisermos. Grupos e partidos pensam de forma pessoal, desrespeitando os padrões de civilidade e o direito dos outros. Este ano vi muito vandalismo dos sindicalistas e a falta de respeito aos direitos do cidadão. Vi também, a nossa seleção ser humilhada na Copa do Mundo, fim de um sonho que achávamos possível. A pátria se enfeitou, gastou bilhões de reais, tudo em vão. Vi o tenebroso escândalo da PETROBRÁS, a compra da Refinaria de Pasadena,  a construção de um porto moderno em Cuba com capital brasileiro, enquanto os nossos padecem de uma ineficiência crônica. Porém, eu continuo acreditando no Bem e que tudo é possível, desde que seja bom para a sociedade.


"O Bem só é realmente bom quando é Bom pra todos" 

Parece que a sociedade deixou de lado definitivamente, o otimismo e a bondade; o respeito e a amorosidade;os princípios fundamentais que norteiam o relacionamento humano, para aceitar governos populistas e fracos. 

Apreciei sentado no sofá da sala, nas horas de descanso, a um desfile de notícias ruins e propagandas que tentaram me convencer de que "político é anjo", não existe nada que venha do céu em política. Vi muita coisa infernal.

Nos entretenimentos, vi novelas de baixa qualidade enaltecerem a bandidagem, a prostituição, o crime, a violência e a homossexualidade. Temas que invadiram a minha casa e tentaram roubar a minha tranquilidade, tirar a minha esperança, mas não conseguiram. Eu não permiti, fiz como o jargão de uma igreja caça-níquel:  TÁ AMARRADO! 

Evito até deixar a TV ligada para não ser surpreendido por uma propaganda política paga, um absurdo. Em televisão, nada acontece por acaso... Tudo é pago ou tem segundas-intenções dos arrendatários da emissora. Eles tentaram mudar meu pensamento, anular meus pontos de vista, meu patrimônio psíquico, mas eu fiquei atento e me resguardei. Procurei ler mais nos horários indesejados da TV ou fazer uma caminhada no quarteirão, é mais saudável. Tudo tem um lado positivo, até desligar a TV e fazer coisas novas é muito bom.


Nós podemos reverter esta onda absurda de falta de esperança em dias melhores desde que façamos a nossa parte de maneira equilibrada e racional. E, pensando assim digo que esta será, mais uma vez, a tônica deste próximo ciclo de minha vida, que espero cumprir totalmente. No final, tudo dará certo e estarei por aqui para agradecer novamente, com a proteção de Deus.




Nunca fiquei parado esperando que as coisas caíssem do céu, até por exemplos familiares, eu sempre soube disso, que nada acontecia por acaso. Comecei a trabalhar desde cedinho. Como um garoto pobre, nascido no subúrbio do Rio de Janeiro, fui lavador de carros e ajudava num posto de gasolina em Friburgo nos fins de semana das minhas férias escolares. Fui aprendiz de músico, queria acreditar que eu, assim como milhares de outros jovens, pudesse ser um profissional da música, ter um conjunto musical e tocar como os Beatles e os Rolling-Stones. Parecia impossível, mas este era um sonho coletivo dos jovens dos anos 70. Dediquei-me. Aprendi a tocar. Consegui reunir um grupo de amigos sonhadores como eu, e fundar uma banda que, mesmo sem empresário e sem patrocínio algum (como este projeto social - UBAV) fez grande sucesso. Tocamos em muitos programas de TV, fizemos mais de uma centena de bailes e shows. Toquei dos 13 aos 18 anos. Nós, componentes da banda, investimos e desistimos, porém realizamos o nosso pequeno sonho. Sentimos o incrível gosto do sucesso no nosso micro-ambiente dos amigos pessoais. 
Os meninos e meninas do bairro nos admiravam. Nossos ensaios eram lotados de amigos e alguns chegavam a ter "inveja" do nosso pequeno sucesso por atingir o sonho que abraçamos. 


Assim é a vida, você sonha, você se dedica. O universo conspira a seu favor e você consegue o sucesso. Há necessidade de que você acredite em seus objetivos. Não desista dos seus sonhos! 


Pense sempre no Bem vencendo o Mal, apesar do aparente domínio das forças negativas. Invista mais nas coisas que deseja, mas nunca ponha como objetivo principal a materialidade, a vida que todos nós desejamos é imaterial. 


Desejamos a Paz, o Bem, a Amizade, o Carinho, a Justiça, o Equilíbrio, a Razão, o Amor e o Sucesso. Todos valores que não se compram. O lado material virá como uma resposta natural da sua conduta e maneira de pensar. É necessário que invistamos nos nossos sonhos para obter o sucesso tão desejado, que na realidade é uma ilusão natural da vida. 

Fazer sucesso é ter a certeza de que a sua trajetória terrena valeu a pena. Que você acumulou durante os anos de sua vida créditos positivos, numa grande e perfeita "caderneta de poupança celestial" que cada um de nós possui. Por isso, posso dizer, sem medo nenhum de errar, que este ciclo de minha vida, que hoje encerro foi um grande sucesso. 


Roberto Shinyashiki disse há anos atrás uma frase que sempre pautei a minha vida, conseguindo meu sucesso pessoal, que transmite-se hoje, na felicidade de ter muitos amigos e administrar uma obra de luz e amor ao próximo:
Dizia ele:


"Quem quer fazer alguma coisa, encontra um meio. Quem não quer fazer nada, encontra uma desculpa."  



Aos amigos, participantes deste projeto de amor, o meu muito obrigado.



Tim-Tim!


Neo Cirne

Coordenador de UBAV-Brasil


Um Brinde À Vida Copyright © 2011 | Tema Desenhado por: compartidisimo | Distribuído por: Blogger