quarta-feira, 18 de junho de 2014

"A IMPORTÂNCIA DE CORPUS CHRISTI" - Reapresentação - Por Neo Cirne

Chegou o Dia de Corpus Christi



O Brasil possui uma quantidade invejável de feriados nacionais e locais. Dentre eles encontram-se predominantemente os feriados ligados à Santa Igreja Católica. O feriado do dia de hoje é para celebrar o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo, nosso pai amigo e protetor: Filho de Deus. Ele significa um dos mais emocionantes momentos da Missa, é um dos sacramentos eucarísticos.

A comemoração ocorre sempre em uma quinta-feira, para lembrar à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento, Após o Domingo de Páscoa contamos sessenta dias e localizamos o dia de Corpus Christi.


Para o católico é sempre muito bom lembrar Jesus Cristo e vê-lo passar nas procissões ou ser erguido nas missas em forma de Hóstia Sagrada, (Hóstia= Partícula circular feita de massa de trigo sem fermento e oferecida a Deus durante a Eucaristia). O momento de mostrar o Corpo de Cristo a Deus lembra-nos a entrega, o desapego, o compromisso máximo de Cristo na construção da Obra de Deus. O filho amado entrega sua vida pela glória de Deus. É muito linda a história de Jesus Cristo.

Existem muitas histórias sobre a origem da celebração de Corpus Christi, uma delas diz que teve origem no século 13, mais precisamente em 1243, em Liège, na Bélgica, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Jesus Cristo que apontava não existir festas para honrar esse sacramento.

A Bíblia diz que durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, ele teria mandado que “celebrassem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho”, que se transformariam em seu corpo e em seu sangue. Através da Santíssima Eucaristia, Jesus nos mostra que está presente ao nosso lado, e se faz alimento para nos dar força para continuar. Jesus nos comunica seu amor e se entrega por nós.

 E foi a partir da visão e da cobrança de Jesus, que a freira belga lutou para que houvesse um reconhecimento da data, que mais tarde ficou conhecida como Corpus Christi, quando, em 1264, o papa Urbano 4º consagrou a festa para toda a Igreja a partir da Bula Papal “Trasnsiturus de hoc mundo”.


A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. 

Além da missa e procissão, a tradição católica também tem o costume de enfeitar as ruas com grandes tapetes coloridos que formam desenhos que fazem alusão à figura de Cristo, do pão e do cálice.

A tradição da confecção do tapete surgiu em Portugal e veio para o Brasil com os colonizadores. Os desenhos utilizados são variados, mas enfocam principalmente o tema Eucaristia.
Os tapetes confeccionados para a festa de Corpus Christi são feitos de materiais como serragem colorida, borra de café, farinha, areia, tampinhas de garrafas, flores e folhas.

É uma festa de grande significado. Momento de orar e agradecer a Jesus Cristo a sua presença maravilhosa e confortadora na vida das pessoas. Para outras pessoas que não têm Jesus como seguidor pertencendo a outras religiões, que são católicos “não praticantes” ou que são ateus, a data é um momento de alegria, lazer e reflexão, pois aproveitam para realizar viagens, passeios nos parques e refletirem que este momento de alegria só existe porque Ele... Jesus Cristo... Filho de Deus... Deu Sua Vida por nós.
 Bom Feriado.



UBAV-BRASIL retornará amanhã com novas notícias, deste maravilhoso feriado. É dia de agradecer a Deus, orar por Jesus Cristo e ser feliz. No Domingo retornaremos com a nossa esperada Oração Dominical, temos um grupo de amigos maravilhosos que oram conosco e têm conseguido grandes graças. Ajudem esta obra divulgando este Brinde à Vida aos seus amigos, curtindo-nos no seu Facebook ou constituindo seus grupos solidários para realizarem um gesto solidário em sua comunidade. Participem de nossas promoções... São muitas. Sempre visando estimular o seu sentimento solidário e a união.
 * Nossa mensagem também fala de uma outra origem da festividade de Corpus Christi, vejam:


Hoje o nosso Brinde é homenagem ao Homem, Filho de Deus, que deu a sua Vida por nós... Jesus Cristo – Obrigado Senhor!



Tim-Tim!

Um Brinde À Vida Copyright © 2011 | Tema Desenhado por: compartidisimo | Distribuído por: Blogger