sábado, 17 de maio de 2014

"SAÚDE TIM-TIM" - DE BEM COM A SUA DIGESTÃO - Texto de Isa Naomi

Olá amigos, bom dia! Hoje a nossa seção "Saúde Tim-Tim!" mostrará pra vocês uma matéria bem interessante, que dá grandes dicas para que você tenha uma boa digestão e faça as pazes com o seu intestino, principalmente para quem sofre de "prisão de ventre". 

Durante o dia nós comemos uma infinidade de alimentos calóricos, sem qualidade e muito temperados. A noite, depois de processada a digestão, apresentamos problemas de insônia, excesso de gases ou mal funcionamento intestinal. 

Para deixar o intestino funcionando regularmente é muito simples: basta incluir alimentos ricos em fibras na sua dieta diária. Com isto você vai melhorar todo o sistema digestivo e o seu corpo vai lhe agradecer imensamente.

Gosto muito de ler, e ainda ontem comprei a revista Você Saudável, da editora Alto Astral e vi dentre boas matérias do periódico, esta escrita por Isa Naomi: DE BEM COM A DIGESTÃO e achei seus conselhos bem legais e fáceis de serem incluídos na nossa rotina alimentar. Por este motivo tomei a liberdade de selecionar alguns trechos para você, amigo leitor de Ubav-Brasil. Espero que seja bastante útil. Bom fim de semana! Tim-Tim!




DE BEM COM A DIGESTÃO

Isa Naomi

Todos nós sabemos o quanto os problemas da digestão incomodam. Azia, prisão de ventre, gases, digestão pesada... Tudo isso prejudica o funcionamento de outros sistemas do organismo. Afinal, uma digestão incorreta causa cólicas, enjoos e até mal humor, interferindo na relação das atividades diárias.
A principal causa desses problemas á a má alimentação. Uso frequente de medicamentos, baixa ingestão de líquidos, doenças do sistema digestivo (gastrite,úlcera, colite, hemorróidas) e disfunções hormonais também podem ser fatores desencadeantes.



O que poucos sabem é que o excesso de alimentos refinados, como arroz branco e pão francês, pode desequilibrar o processo digestivo, causando ou piorando os problemas no estômago e no intestino. Já os alimentos integrais colaboram para uma boa digestão.


Quando o relógio não funciona bem

A prisão de ventre, ou constipação intestinal, é um dos problemas digestivos mais comuns e se caracteriza pela dificuldade de evacuar. Segundo dados da Federação Brasileira de Gastroenterologia, o normal é ir ao banheiro de 3 vezes por dia até 3 vezes por semana. Se uma pessoa permanece sem evacuar por um intervalo de tempo superior a esse, diagnostica-se como a prisão de ventre.
Quando o problema se torna crônico, ou seja, constante, é preciso buscar ajuda médica. É considerado crônico quando este desconforto se estende por mais de um mês. Por exemplo, a pessoa leva 4 dias para ir ao sanitário, depois só 3 dias, depois mais 3 dias  e assim por diante, durante mais de um mês.
Ter o intestino preso de forma repentina e esporádica é normal, não requer tratamento médico e exige apenas medidas simples, como mudar os hábitos do dia a dia...
Problemas de digestão afetam o corpo até mesmo esteticamente. Além da barriga inchada, a pele fica prejudicada. Quando as toxinas não são liberadas, elas se acumulam causando acne, celulite e pele oleosa. A prisão de ventre ainda inibe o hormônio da serotonina, o responsável pela sensação de bem-estar e relaxamento do corpo. Daí surgem quadros de mau humor e tristeza. Porém, as consequências de um intestino preso podem ser ainda mais graves... Se as toxinas permanecem no organismo por muito tempo poderão ocasionar câncer de cólon, de intestino e infecções.



Acertando os ponteiros

Tudo o que você ingere está diretamente relacionado ao funcionamento do seu organismo. Portanto, cuidados com a alimentação são fundamentais para a prevenção e combate da prisão de ventre. É muito importante reduzir o consumo de alimentos industrializados, refinados e gordurosos. As fibras devem estar presentes no cardápio e em boa quantidade, todos os dias. É neste ponto que entram os grãos e cereais integrais. Eles conservam a película protetora do alimento (farelo), a parte mais ricas nestas substâncias que protegem o nosso intestino.
"As fibras solúveis, encontradas em grãos e cereais integrais, aumentam o bolo fecal e aceleram o trânsito intestinal", explica a nutricionista Greice Caroline Baggio




O PAPEL DAS FIBRAS

Os alimentos naturais (legumes, frutas, verduras, grãos e cereais) apresentam suas fibras em suas composições. Esta fibras podem ser solúveis e insolúveis. Os grãos e cereais possuem os dois tipos de fibras, por isso são tão importantes.

* FIBRAS SOLÚVEIS: dissolvem-se na água. São as pectinas, gomas, mucilagens e algumas hemiceluloses. No corpo humano elas absorvem a água, aumentando o volume e a maciez fecal. Também equilibram a flora intestinal.

Onde encontrar: Feijão, ervilha, aveia, arroz, maçã, laranja e legumes.


* FIBRAS INSOLÚVEIS: Não dissolvem-se na água. Elas aceleram o trânsito intestinal, fazendo com que as fezes permaneçam menos tempo no organismo. Assim protegem o intestino contra o câncer de cólon, constipação e hemorróidas.

Onde encontrar: Farelo de cereais (trigo, milho, aveia), frutas (principalmente quando ingeridas com casca) e verduras folhosas.


Devemos informar que não é preciso começar, de repente e consumir tudo integral, pois não são somente esses alimentos que fornecem fibras. Elas também estão presentes nas verduras e frutas, principalmente quando consumidas com casca. Por isso, consumir de 3 a 6 porções de alimentos integrais já é o suficiente. Isso equivale aproximadamente a 1 fatia de pão integral no café da manhã, 3 colheres (sopa) de arroz integral no almoço, 3 torradas integrais no lanche da tarde e 1 concha de macarrão integral no jantar. Porém, isso é só um exemplo. Você irá encontrar outras dicas de como incluir os alimentos integrais no seu cardápio.

DICAS PARA UMA BOA DIGESTÃO

Manter a alimentação equilibrada é a principal recomendação, quando o objetivo é regular o intestino, mas há outras dicas, vejam:


  • Pratique exercícios físicos regularmente.
  • Controle seus horários. É preciso ter um tempo para descansar e cuidar do corpo. A rotina diária estressante priva o organismo de realizar as funções necessárias.
  • Escolha horários fixos para ir ao banheiro, este hábito contribui para reeducar o corpo.
  • Beba bastante líquido! A água ajuda na maciez do bolo fecal facilitando o trânsito.
O importante é sempre controlar a alimentação. Consuma integrais nas quantidades recomendadas. Afinal, as fibras em excesso podem soltar o intestino, e o objetivo é regulá-lo.


As mulheres sofrem mais

Durante o mês o organismo da mulher sofre alterações hormonais que interferem no funcionamento do intestino. Por essa e outras razões, o sexo feminino é o que mais apresenta o problema de intestino preso. De cada cinco pessoas com prisão de ventre, quatro são mulheres.


Cuidado com os laxantes

Algumas pessoas acostumam-se a tomá-lo sempre que apresentam o intestino preso. Porém, qualquer tipo de laxante deverá ter uma recomendação médica. Alguns poderão destruir a flora intestinal e provocar irritação no sistema digestivo... Priorizando sempre a boa alimentação, você terá muito mais benefícios do que somente acabar com a prisão de ventre e outros problemas da digestão... Saber aproveitar as substâncias poderosas que a natureza oferece é uma forma sábia de prevenir doenças e evitar o uso de medicamentos.

Como funcionam as fibras?

O nosso corpo não absorve as fibras alimentares. Daí a capacidade que elas têm de promover tantos efeitos benéficos ao organismo. Agindo principalmente no intestino, ligam-se ao que foi ingerido, mas não aproveitado pelo organismo, facilitando a eliminação das toxinas.

Finalmente... e se não regular o relógio?

Se mesmo adotando um cardápio diário com alimentos integrais e seguindo todas as dicas, o intestino não funcionar corretamente, o ideal é procurar um médico para procurar as causas e tratar de forma adequada, o quanto antes.
Algumas ervas são capazes de melhorar o funcionamento do sistema digestivo, como o louro. É comum adicioná-lo as pratos de difícil digestão, como a feijoada. A erva também pode ser consumida em forma de chás.

MELHORA A DIGESTÃO

ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de água
  • 4 folhas secas de louro

Modo de preparo:

Leve a água ao fogo e retire antes de ferver. Em uma xícara, coloque o louro e despeje a água por cima. Abafe por 10 minutos. Coe e beba uma xícara de chá após as principais refeições (almoço e jantar). Isto certamente vai ajudar muito.




REDAÇÃO DO TIM-TIM

Bem, meus amigos, creio que as informações desta matéria são preciosas para muitas pessoas que sofrem de transtornos do sistema digestivo. A alimentação rica em grãos melhorará muito a sua saúde. Tudo que UBAV-Brasil deseja é que vocês sejam cada vez mais saudáveis e desfrutem de uma vida sem limitações orgânicas. Qualquer pergunta que vocês desejem fazer sobre saúde deverá ser encaminhada para o e-mail umbrindeavida@yahho.com.br , teremos grande prazer em poder ajudá-lo.



Alimentem-se melhor e tenham Vida Longa!


Tim-Tim! Um brinde à vida!

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