Olá amigos, estou começando uma série de matérias para lembrar velhos momentos da sociedade. Vamos lembrar de seriados, acontecimentos positivos, objetos antigos, lindas canções que se perderam no tempo e outras coisinhas mais... Sei bem que tudo passa, mas a nossa memória ainda guarda alguns ícones bem legais colocados pela mídia da época e que ainda passeiam pela nossa lembrança.
Como primeira matéria, quero fazer uma homenagem a mulher atual. Hoje em dia as mulheres mostram a sua importância e o papel fundamental que exercem na sociedade, concorrem em igualdade de condições com os homens em todas as profissões, embora algumas insistam em colocar-se numa situação de vítimas. A vida mudou, vocês mulheres não são mais as reprimidas, vocês são as construtoras e protagonistas da história moderna.
Vocês destacaram-se nas artes, nos esportes, na ciência, na política, na administração empresarial, no trabalho comum e liberal. A mulher de hoje está perfeitamente integrada e ciente de suas qualidades.
A mulher é um ser iluminado, maravilhoso e que, além de suas atribuições contemporâneas, encontra tempo para zelar dos seus filhos com a sua amorosidade peculiar. Daí, termos escolhido, este ícone da televisão da época dos anos 70, a Mulher Maravilha.
![]() |
Mulher Maravilha. |
A Mulher Maravilha foi criada em 1942 pelo Dr. William
Moulton Marston, usando o pseudônimo de Charles Moulton. Ele achou inspiração
para criar a personagem após conhecer a teoria do Dr. Ashley Montagu, chamada
The Natural Superiority of Women (A superioridade natural das mulheres).
Harry G. Peter criou a imagem da personagem que conhecemos hoje, com roupas
feitas a partir da bandeira americana, com estrelas no short, uma águia
estilizada na blusa e uma capa com as listras da bandeira americana. No fundo era uma propaganda escancarada da superioridade americana, isto era uma balela. A mulher não, ela é uma afirmação positiva e presencial em nossas vidas.
É interessante citar que o Dr. Marston é o inventor do polígrafo, mais
conhecido como detector de mentiras, aparelho usado pelo governo americano para
verificar se um acusado dizia a verdade ou não. Esse aparelho foi muito
utilizado em filmes de espionagem nos anos 60.
Lynda Carter ganhou o papel principal e o coração de milhões de adolescentes ao
redor do
mundo. A série marcou a atriz para sempre e sua imagem é a mais
associada a personagem entre todas as existentes. Isso acabou por dificultar as
coisas para Linda, pois os produtores de TV achavam que o público teria
dificuldade em vê-la em outro papel.
Na série, Linda Carter é Diana Prince, princesa das
Amazonas, membros de uma civilização onde os homens não existiam e as mulheres
eram fortes guerreiras, praticando esportes radicais e duelos entre si. O Major
Steve Trevor vai para na ilha e por pouco não é morto para que não revelasse a
localização da ilha. Diana resolve ajudá-lo e vai trabalhar como secretária na
aeronáutica, mas o Major não se lembra de sua verdadeira identidade.
A série com Linda Carter foi ao ar, nos EUA, em 12 de março de 1974 e saiu do ar em 07 de novembro de 1975. No Brasil ela foi apresentada pela Rede Globo no final dos anos 70.
Recentemente foi lançada em DVD a 1ª Temporada da série. Pra quem gosta vale conferir. Era um passatempo agradável que, além do gostoso desempenho de Lynda Carter ainda tínhamos o prazer de perceber a ascensão feminina subjugando a filosofia arcaica e machista de todos os tempos.
Vamos ver o que diz o site wikipedia da nossa querida heroína:
A Mulher-Maravilha (em inglês Wonder Woman) é uma super-heroína de histórias em quadrinhos e desenhos animados da DC Comics. Ela é a princesa de Themyscira (às vezes chamada de Ilha Paraíso), filha da rainha das amazonas, Hipólita. Sua mãe a criou a partir de uma imagem de barro, à qual cinco deusas do Olimpo deram vida e presentearam com superpoderes. Já adulta, foi enviada para o "mundo dos homens" para espalhar uma missão de paz, bem como lutar contra o deus da guerra, Ares. Tornou-se integrante da Liga da Justiça, assim como Superman e Batman. Foi a primeira heroína a ser criada, em 1941, pela DC Comics
É bom ver a mulher destacando-se por seus méritos, a
beleza é só um detalhe. Aliás, um lindo detalhe... Viva a mulher! Todas vocês tem um pouco desta personagem que hoje destacamos... A Mulher Maravilha!
Tim-Tim!
Neo Cirne