quinta-feira, 22 de maio de 2014

"CURIOSIDADE TIM-TIM" - PIERCING DENTAL E FACIAL, NÃO SÃO COISAS DA MODERNIDADE - Por Neo Cirne

Olá meus amigos, bom dia. Piercing = é uma forma de modificar o corpo humano, normalmente furando-o a fim de introduzir peças de material esterilizado. 

Desde o meu tempo de universidade esta novidade do piercing dental já existia, formei-me em odontologia pela UFF em 1976, portanto, passados quase 40 anos, o piercing não chega a ser uma novidade. Porém, o interessante desta matéria é ressaltar o que o modismo é um movimento cíclico e que, de quando em quando, ressurge com grande força. 
Antes falaremos da tatuagem, ela chegou timidamente e hoje em dia ampliou-se a tal ponto que as pessoas estão tatuando todo o corpo, até as partes ocultas, mais íntimas. Cada uma das tatuagens tem o seu significado, pode ser uma declaração de amor eterno, uma idolatria qualquer ou uma forma de aparecer perante o seu núcleo social. 
O hábito de pintar o corpo vem desde o tempo das cavernas, dizem alguns historiadores. Os homens viviam em tribos, isolados uns dos outros e para marcarem suas crenças e domínios, pintavam os corpos de toda sua tribo. Os jovens de hoje gostam de dizer que frequentam uma tribo disto ou daquilo, eles fazem parte de uma cultura estranha que invade e corrói as culturas mais tradicionais. Tudo é modismo, mas não é moderno. O piercing e a tatuagem têm o seu tempo para iniciar, o alcance da mensagem contida no corpo e tem também o seu tempo de acabar. Os motivos pintados passam, assim como passam os sonhos, e estas "obras de arte" começam a incomodar, gritando pelo desejo de serem removidos, o mais rápido possível.   
O PIERCING NA BOCA E NA FACE
Com a boca não tem sido diferente, o negócio é aparecer e agredir a estética, esquecendo-se que podem agredir com severidade o organismo.. Mesmo com estrelinhas e corações elas agridem a estética visual e incomoda, pois não estamos acostumados com este comportamento. Além das famigeradas restaurações em ouro, muito usadas no passado, que representavam prosperidade, os jovens de hoje, para marcar a sua rebeldia ou filosofia, começaram a colocar piercing no corpo todo, principalmente no rosto. Vejam alguns exemplos:
Nos lábios
nariz e bochechas
Língua

DENTES
ORELHAS
 

    Tem gente que coloca piercing no rosto todo...
             

  E você, o que acha disto? Hum, como este mundo está doidão, não é verdade? Acredito até que a maioria aprove, desde que não seja colocado um montão de pearcings num filho. É por aí!  Mas, há um engano nesta minha fala, o mundo não está doidão: Ele sempre foi doidão.
- Conta a Bíblia, em Gênesis, que Abraão deu um brinco de nariz (que é um piercing) a Rebecca, que viria a desposar seu filho Isaque. A palavra usada no versículo para descrever o presente é "shanf" que, em hebraico significa, brinco de nariz.
Pois bem, saibam que os brincos, que todas as mulheres adoram, são adaptações dos piercings, que são, por sua vez, tradições muito antigas, muitas de origem indígena. Como esta foto a seguir:
Membros de tribos africanas fazem piercings para refletir sua personalidade e espiritualidade
Ulet Ifansasti/Getty Images News/Getty Images
 Estes adornos, têm a sua identidade, a sua mensagem. Todos acham que estão lindos com seus adornos, é uma questão cultural de cada povo. Os esquimós do Alaska colocam os piercings no nariz e na língua como um significado do momento de transição para o mundo adulto e significava que a criança tinha se tornado caçador. 
Já as tatuagens de dentes estão se tornando uma nova tendência das pessoas que procuram se enfeitar cada vez mais (eu discordo). As tatuagens acabam sendo influenciadas por desenhos do time de futebol, marca do carro, e outras opções esquisitas.
Assim, constatamos, que nem tudo que é novo tem raízes recentes. Pode ser o reaparecimento de uma tradição ou simplesmente de um hábito, seja uma atitude pontual, para marcar território ou mandar uma mensagem a alguém. Enfim, na busca incansável dos adolescentes e jovens pelo seu espaço e para se afirmarem como caçadores de seus destinos, eles marcam seus sonhos e desejos no seu corpo juvenil. A maioria cansa, desiste e fazem verdadeiras manobras cirúrgicas para a remoção da velha tatuagem. No caso dos pearcings é mais fácil, mais suas marcas e pequenas cicatrizes serão permanentes. 
Uns marcam seus corpos timidamente, com um piercing pequeno na orelha, outros mais ousados marcam sua face inteira. No caso das tatuagens é igual: uns colocam uma linda borboletinha no pé, já outros fazem de seus corpos uma pichação imensa e não querem escrever apenas uma mensagem, querem escrever o livro das suas vidas. Há quem goste! 

Tim-Tim!
Neo Cirne
Fonte: wikipédia.org
Fotos da Web
Texto de Neo Cirne


Um Brinde À Vida Copyright © 2011 | Tema Desenhado por: compartidisimo | Distribuído por: Blogger