sábado, 12 de abril de 2014

"TAL PAI... TAL FILHO" - Uma dica para a Relação Pais e Filhos - A orientação familiar de Sueli Santos

Neste mês vou postar um trecho do texto do livro do Içami Tiba que fala da complexidade e ao mesmo tempo da simplicidade de educar uma criança.


Medo de errar todos os pais têm, principalmente quando são "marinheiros de primeira viagem", mas eu sempre digo que eles devem seguir a intuição, e não se preocuparem tanto, pois eles estão fazendo o seu melhor,  desde que aja amor e bom senso em relação à super proteção, colocar limites e  às vezes proibir mesmo alguns comportamentos dos pequenos: isto quer dizer amá-los. As crianças têm uma grande sensibilidade pra perceberem quem é o líder, se sentem ou não protegidas, se costumam ter comportamentos, às vezes, inadequados pra testar este amor dos pais. Fazem isto para sentirem-se realmente amadas. Isto é uma característica típica do ser humano e muito mais presente nas crianças.

Tim-Tim

Sueli  Santos



Uma dica para a Relação Pais e Filhos

O medo de errar pode paralisar o elefante. Não há pais que queiram errar com os filhos, pelo contrário. Por medo de errar é que acabam errando, pois não estabelecem limites. Só um erro não traumatiza o educando. O que distorce a educação é os pais frequentemente deixarem de agir quando necessário. Mas a vida oferece muitas oportunidades de compensar o prejuízo.

Uma atitude adequada tomada em relação a um filho nem sempre é percebida na hora, e sim pelos resultados que se observam ao longo do tempo. Educar dá trabalho, e os bons frutos, na grande maioria dos casos, são colhidos pelo resto da vida.

Uma criança feliz não é chata. Ela se satisfaz com as coisas que faz, não exige que o outro seja a fonte de sua felicidade.

"Criança feliz é como um carro de corrida: só faz pit stop com os pais para abastecer. Quanto mais saudáveis são os filhos, mais exploram o mundo em velocidade condizente com o local e menos desastres provocam na corrida."


(Do livro "Quem ama, educa" - Içami Tiba)




Sueli Pereira dos Santos
CRT 25.188

Terapeuta Sistêmica (Família, individual e casal) – Psicopedagoga clínica – Letras - Psicomotricidade e Desenvolvimento Humano. 

Distúrbios/Transtornos de Aprendizagem – Aprendizagem e Psicopedagogia - Bioenergia - Dinâmicas de Grupo - Educação e Psicologia Social/clinica – Leitura corporal 

Exerce atividade clínica em Belo Horizonte - MG 

www.terapeutasistemica.blogspot.com

Um Brinde À Vida Copyright © 2011 | Tema Desenhado por: compartidisimo | Distribuído por: Blogger