domingo, 13 de abril de 2014

"ORAÇÃO DOMINICAL ESPECIAL" - DOMINGO DE RAMOS - 2014 - Por GOUBAV

Excepcionalmente, estamos escrevendo a Oração Dominical, para lembrar o Domingo de Ramos. Data que é recordada, com a benção e procissão de ramos nas igrejas cristãs. A entrada  de Nosso Senhor Jesus Cristo em Jerusalém como está descrito na Bíblia Sagrada em Mt 21, 1-11; Mc 11, 1-11; Lc 19,29-40 e Jo 12,12-19, simboliza a esperança.
O motivo da visita à cidade era para celebrar a páscoa judaica , isto é, a comemoração da libertação do povo judeu da escravidão em que viviam no Egito. O  povo de Israel comemorava tres grandes festas de peregrinação naquela época: Páscoa, Pentecostes e Tendas. A Páscoa era celebrada com o sacrifício de um animal novo. Celebrada na primeira lua cheia da primavera.


Ingressou na cidade montado em um jumentinho, mostrando ser humilde e manso de coração, no entanto foi aclamado como rei “Bendito aquele que vem em nome do Senhor”(Mt 21,9). Gritavam “Hosana”, um grito de júbilo que era utilizado para saudar a Deus ou ao rei e significa ” salva, ajuda por favor!” Era usado nas festas judaicas como a da Páscoa.
Com esta entrada estava se cumprindo a profecia de Zacarias: “Exulta de alegria, filha de Sião, solta gritos de júbilo  filha de Jerusalém eis que vem a ti o teu rei, justo e vitorioso, ele é simples e vem montado num jumento, no  potro de uma jumenta”.
Imagine-se o que deve ter passado pela cabeça da elite sacerdotal. Verdadeiro horror daquele que entrava como rei na cidade, exatamente como a profecia antecipara. E além disso, como primeira providência promove uma verdadeira limpeza no templo, expulsando os que utilizavam aquele local para negócios, certamente com apoio dos sacerdotes.
A procissão de ramos tem origem no século IV em Jerusalém.Os ramos que são abençoados no domingo de Ramos e que temos o costume de colocar junto ao crucifixo em casa, serão incinerados e utilizados na quarta-feira de cinzas do ano posterior. Eles são a origem das cinzas que são usadas na Benção das Cinzas.
Qual tipo de ramo deve ser utilizado? A dúvida é bastante comum, talvez derivada da antífona : “pueri hebraeorum, portantes ramos olivarum…”
Os primeiros cristãos recordavam a entrada de Jesus em Jerusalém com uma celebração no Monte das Oliveiras. Depois, com palmas e ramos de oliveira dirigiam-se à cidade cantando hinos de louvor. Utilizavam ramos da vegetação abundante em sua região, e nós mantendo a tradição, usaremos ramos abundantes em nossa região, não necessariamente oliveiras.


Hoje é um dia muito especial para todos os cristãos e para nós também, por isto republicamos a mensagem que fala do início da caminhada de Jesus Cristo e da Semana da Paixão. Em respeito a todas as outras religiões, até segunda-feira, dia 21 de abril, nosso site não apresentará matérias novas e terá uma pequena mudança na sua apresentação. Colocaremos no ar algumas músicas clássicas e religiosas em homenagem ao maior homem de toda história da humanidade: Jesus Cristo. 


A ORAÇÃO DE HOJE É O PAI NOSSO





-0-0-0-0-

Os nossos amigos que gostam de orar devem aproveitar esta Semana Santa, para reforçar seus votos com Cristo. Orem e peçam com muita vontade para que o nosso país tenha um futuro grandioso e que as pessoas que dirigem esta grande nação sejam pessoas do bem e voltadas para o bem estar do povo, sem qualquer exclusão. A unidade de nosso país é que dará chance a este povo de ser mais feliz e, esta felicidade, virá plenamente com os exemplos de Jesus Cristo.

"Uma boa semana para vocês, cheia de paz, reflexão e muito amor" 


GOUBAV

Um Brinde À Vida Copyright © 2011 | Tema Desenhado por: compartidisimo | Distribuído por: Blogger